fbpx
CuritibaParanáSul

Curitiba: O que fazer na capital ecológica

o que fazer em Curitiba
Ópera de Arame

Não é novidade para ninguém que Curitiba é uma cidade que oferece muitas opções de passeios ao ar livre, afinal, ela é conhecida como a capital ecológica do país. Todavia, nem só de parques vive a cidade, ela também possui museus incríveis e uma noite bastante agitada. Por isso, para facilitar sua visita quando for passar em uma das cidades mais frias do Brasil, resolvi neste artigo dividir em tópicos o que fazer em Curitiba! Borá conferir?

Atualizado: 06/22

1. Visitar os inúmeros parques espalhados na cidade

Certamente, visitar pelo menos alguns parques ecológicos de Curitiba é obrigatório quando se fala de o que fazer na cidade.

Isso porque,  o município conta com mais de 30 parques espalhados pela região. E se engana quem pensa que são parques parecidos, pois cada um tem sua peculiaridade. Assim sendo, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecer ao menos 3 desses atrativos incríveis e muito bem estruturados na cidade de Curitiba.

A saber, tem parques onde são mais frequentados pelos moradores como o famoso Jardim Botânico que abriga jardins criados à imagem dos jardins franceses e o Parque Barigui, um dos mais frequentados da região com 1,4 milhões de m², de muito verde e ar puro.

Outros parques que valem muito a sua visita além dos mencionados anteriormente, são: O parque Tanguá que encanta com o espelho d’água logo na entrada, o Bosque do Alemão que é um dos atrativos mais divertidos de Curitiba e o Bosque do Papa, no qual, possui 7 casas típicas da Polônia.

Ah! E o mais legal é que todos esses têm acesso gratuito, portanto aproveite para apreciar muita beleza natural em Curitiba.

Veja também: 6 parques imperdíveis em Curitiba

2. Conhecer dois museus imperdíveis na cidade

Outra opção maravilhosa de o que fazer em Curitiba é conhecer pelo menos dois museus que são imperdíveis na cidade.

O primeiro é o conhecido Museu do Olho, que sem dúvida, é um dos principais atrativos de Curitiba.

Isso porque, o Museu Oscar Niemeyer, é espaço dedicado à exposições referente a artes visuais, arquitetura, assim como urbanismo e design. Além disso, o projeto foi feito pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, sendo a construção do museu um atrativo à parte.

Inaugurado em 2002, possui quase 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil m quadrados de exposição, e acervo de cerca de 4 mil peças de artistas renomados como Tarsila do Amaral, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e etc. Não à toa que é considerado o maior museu da América Latina.

Por isso, não deixe de visitar esse mega equipamento turístico quando for a Curitiba.

Veja também: Museu Oscar Niemeyer: Dicas para aproveitar ao máximo sua visita

O segundo museu imperdível é o Museu Egípcio e apesar de não ser tão conhecido como o citado anteriormente, vai por mim, ele é tão especial quanto o MON.

Para se ter uma noção da importância deste museu, ele é o  único que possui uma múmia do Egito no Brasil. Além disso, o museu criado em 1990, conta com um acervo de 700 objetos de réplicas de vários museus internacionais.

Portanto, essa é uma ótima alternativa de o que fazer em Curitiba, especialmente se estiver com crianças.

Outros museus legais na cidade são: o Museu do Holocausto, Museu de Arte Contemporânea e o Memorial Ucraniano. Veja a lista completa de museus na cidade, pois existem mais de 75 espalhados na região.

Museu Egípcio de Curitiba - o que fazer em Curitiba
Museu Egípcio de Curitiba

Veja também: Como é visitar o Museu Egípcio em Curitiba

3. Conhecer um dos restaurantes Madalosso

Conhecer um dos restaurantes Madalosso também é uma mega programação de o que fazer em Curitiba.

A saber, são dois desses restaurantes na cidade com o nome Madalosso e um fica de frente para o outro.

O Velho Madalosso, que é menor e o Novo Madalosso que é famoso por ser o maior da América Latina com mais de 5.000 lugares ficam na mesma rua. Esse último parece mais um hotel do que um restaurante.

A especialidade do restaurante é culinária italiana seguindo a tradição da família Madalosso que possui mais de 10 estabelecimentos em Curitiba entre panificadoras, cantinas e restaurantes.

4. Visitar a Torre Panorâmica de Curitiba

Sem dúvida, uma das vistas mais bonitas da cidade é a da Torre Panorâmica. Logo na entrada antes de subir no topo, você encontra a sua disposição mapas da cidade, assim quando for sua vez de subir, fica mais fácil de localizar pontos turísticos lá de cima como o Jardim Botânico e o Museu do Olho.

Com mais de 100 metros de altura e uma visão de 360°, certamente é um local que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Curitiba.

5. Conhecer o Marco Zero da cidade

Assim como em várias cidades brasileiras, o Centro Histórico de Curitiba tem muito a oferecer. Nele é possível conhecer a Praça Tiradentes, que é o marco zero da cidade, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais, que possui estilo neogótico e é um atrativo à parte, além de outras atrações mega interessantes.

Além disso, é na Praça Tiradentes que você poderá pegar a jardineira da Linha Turismo que passa pelos principais pontos turísticos da cidade.

6. Curtir a feirinha da Lagoa da Ordem

Ainda no Centro Histórico da cidade é possível curtir aos domingos a Feirinha do Lago da Ordem, que possui artesanatos, obras de arte, souvenirs e até artistas de rua. Contudo vá preparado, pois a feirinha costuma lotar bastante.

7. Conhecer a Mesquita

No Centro Histórico também, tem uma mesquita, mas para visitar é necessário tirar os sapatos e as meninas precisam cobrir a cabeça. Eu só vi a mesquita por fora e é realmente linda.

8. Curtir a noite Curitibana

Para quem gosta de agitação, sair e explorar a noite curitibana é uma das melhores opções de o que fazer em Curitiba.

A saber, é no bairro do Batel onde fica a maioria dos bares badalados como o famoso Hard Rock Café.

9. Pegar o ônibus da Linha Turismo de Curitiba

Para você que esta indo para cidade pela primeira vez ou até mesmo sozinho, pegar a Linha Turismo pode ser uma excelente opção.

Para pegar o ônibus é necessário comprar um bilhete no valor de R$50,00 (somente dinheiro), onde o turista terá o direito a 24h de viagens ilimitadas contanto do horário do embarque.

O ponto inicial fica na praça Tiradentes e dali passa por mais 23 pontos. O passageiro pode pegar o ônibus em qualquer ponto sinalizado pela logomarca da Linha Turismo, assim como adquirir os bilhetes.

Os ônibus passam de meia e meia hora e o primeiro veículo começa operar às 9h e o último às 17h30. O trajeto total tem 2h30 de duração e você poderá descer e subir em qualquer uma das 24 paradas.

Vale muito a pena pegar o ônibus, pois além de ser eficiente e prático, é bem divertido. Eu peguei e adorei.

10. Fazer o passeio de trem de Curitiba até Morretes

O passeio de trem entre a capital do Paraná e a cidade de Morretes corta a Serra do Mar. São aproximadamente 70 Km de túneis, paredões de pedra, represas, montanhas, cachoeiras, pontes estreitas e penhascos. Aliás, uma das partes mais esperadas do passeio é quando o trem passa sobre um viaduto onde o veículo parece estar flutuando em meio a natureza. Sem dúvida, é uma experiência sensacional.

o que fazer em Curitiba

Embora o investimento para fazer o passeio seja alto, em torno de R$200,00, a experiência é espetacular. Essa é uma opção para aqueles que já visitaram a cidade ou que terão mais tempo, pois é um passeio de um dia inteiro.

Saiba mais em: Como funciona o passeio de trem de Curitiba a Morretes?

11. Fazer compras em Curitiba

O último item de o que fazer em Curitiba é para você que adora passear em shoppings e fazer compras.

Para quem não abre mão de comprar especiarias o Mercado Municipal é maravilhoso. Já para quem adora bater perna, Curitiba oferece muitas opções, afinal, por conta do clima instável na cidade, os curitibanos precisam de passeios em locais fechados.

Só no bairro Batel tem três ótimos shoppings, o Pátio Batel, o Shopping Curitiba e o Crystal Shopping.

Enfim, essas foram as dicas de o que fazer em Curitiba! Uma cidade repleta de verde, natureza e muita cultura!

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

2 thoughts on “Curitiba: O que fazer na capital ecológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *