O que fazer em Iguape
A cidade de Iguape é destino certo para quem gosta de conhecer sobre a história do país, assim como para quem procura relaxar em meio a natureza. Isso porque, classificada como Estância Turística, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil e é cercada pela Mata Atlântica! Quer saber o que fazer em Iguape? Vem que te conto!
Apesar dos turistas utilizarem Iguape como passagem até Ilha Comprida ou a famosa Praia de Juréia, a saber, Iguape tem muito mais a oferecer. A cidade que foi tombada como Patrimônio Nacional, possui um Centro Histórico cheio de tesouros, como o casario preservado desde o século XVIII no período do Ciclo do Ouro.
Além disso, Iguape é berço de tradições caiçaras como por exemplo, o fandango e oferece diversos eventos no decorrer do ano como a tradicional Festa do Bom Jesus.
Enfim, opções de o que fazer em Iguape não vão faltar! Então vamos ao que interessa.
Como chegar
A cidade de Iguape fica localizada no Litoral Sul de São Paulo, mais precisamente no Vale do Ribeira, a 175 Km da capital.
Para quem vem da capital, a Rodovia é a BR 116 (Régis Bittencourt).
Vai alugar carro? Entre no site da Rentcars e pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem.
O que fazer em Iguape?
Conheça o Centro Histórico da cidade
Uma das opções de o que fazer em Iguape é conhecer seu Centro Histórico que é tombado pelo IPHAN como Patrimônio Nacional desde 2009.
Em Iguape é possível encontrar um dos maiores conjuntos de construções coloniais preservados do Estado de São Paulo como casas, casarões e igrejas. Certamente, é um passeio muito interessante pra quem gosta de cultura!
Entre os principais pontos turísticos está a Basílica do Senhor Bom Jesus que fica na praça da Basílica, a principal da cidade.
A saber, a Basílica é um templo católico construído em pedra portuguesa, argamassa e óleo de baleia. Contudo, é na sala dos milagres que você se surpreende com as diversas pinturas, esculturas e bilhetes de agradecimento.
Além da Basílica bastante procurada em Iguape, visitar o Museu de Arte e Sacra na Igreja do Rosário também é interessante.
O museu possui um rico acervo com aproximadamente 150 peças dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Outro atrativo do Centro Histórico é o Museu Municipal e a Fundação S.O.S Mata Atlântica.
Caminhe até o Mirante do Cristo Redentor no Morro do Espia
Caminhar até o Cristo Redentor é uma opção muito bacana de o que fazer em Iguape. Todavia, essa é para aqueles que não ligam de fazer uma boa caminhada, pois o trajeto é bastante íngreme.
Contudo, para quem opta pela caminhada, vai ter a oportunidade de contemplar uma belíssima visão da cidade, do Mar Pequeno e de Ilha Comprida.
Se você não for fã de trilhas, pode optar por subir o Morro do Espia até o mirante de carro, mas já aviso que perderá a oportunidade de contemplar muitas paisagens bonitas.
A dica aqui é tentar ir logo pela manhã ou ao anoitecer para apreciar um belo nascer ou por do sol, se o tempo colaborar!
Conheça a Praia da Juréia
A Praia da Juréia, é afastada e preservada e é a única de Iguape.
Cercada pela Mata Atlântica, faz parte da Estação Ecológica Juréia-Itatins, que é uma área de proteção ambiental. Sem dúvida, essa é uma excelente opção de o que fazer em Iguape para quem procura ecoturismo.
Conheça Ilha Comprida
Para chegar a Ilha Comprida, é necessário pegar uma balsa. O percurso dura apenas 5 minutos, e você poderá desfrutar de cenários belíssimos formados por dunas, praias preservadas, assim como piscinas naturais.
Conheça sobre o artesanato local
O artesanato demonstra os costumes e tradições da região de Iguape, você pode desfrutar de artesanatos lindos no Mercado de Artesanato e Cultura como as panelas pretas, tricô e crochê. Assim, além de ser uma agradável opção de o que fazer em Iguape, você ainda contribui com a economia local.
Visite a Fonte do Senhor
A Fonte do Senhor, a saber, é um recanto turístico situado no Parque Municipal do Morro do Espia e oferece área de lazer com muita vegetação e sossego.
Pratique ecoturismo e turismo de aventura
Iguape esta localizado no Vale do Ribeira que é conhecido por sua riqueza ambiental. Assim sendo, faz parte do Circuito Turismo Ecológico e da Reserva Ecológica de Juréia-Itatins.
Portanto, é uma ótima opção para quem gosta de fazer trilhas. Entre as mais procuradas estão: a Trilha Ecológica da Vila Alegria, a Trilha Ecológica do Morro do Espia e a Trilha do Imperador ou do Telégrafo – Juréia.
Por fim, essas foram as dicas de o que fazer em Iguape. Para você que pretende visitar a cidade, não esqueça do repelente e aproveite os eventos de manifestações folclóricas e religiosas que acontecem no decorrer do ano na cidade, os casarões do Centro Histórico e as belezas de Ilha Comprida.
Veja também: Ouro Preto: Uma cidade repleta de história
Pingback: Estância Turística: O que é e quantas existem? - Bagagem Despachada
Não sabia que Iguape tinhas todas essas opções, me surpreendeu.
Obrigada por compartilhar essas informações.
Beijos
Oi Mirella, pois é! Passar um final de semana lá é tudo de bom! Abraços!
Não conhecia Iguape, adorei descobrir essa pérola no meio da natureza com vocês. Adoro esse tipo de destino, relax total
Oi Gabriela, que bom que gostou! Abraços!
Que cidadezinha fofa!
Adorei o centro histórico
Uma graça o centrinho neh? Eu adoro centros históricos!
Estou planejando algumas viagens pelo estado de SP e fiquei muito feliz de encontrar seu blog! Iguape vai entrar no roteiro antes de Ilha Comprida com certeza 🙂
Nossa, que bom Marcela, eu que fico feliz pelo seu comentário! Espero que encontre muitas informações bacanas por aqui! Abraços!
Nossa, ainda não tinha ouvido falar de Iguape, mas parece uma daquelas cidadezinhas encantadora. Já coloquei na lista de lugares que quero conhecer
Oi Ana, e realmente é uma cidade muito encantadora! Você vai gostar! Abraços!
Não sabia q em São Paulo tinha uma cidade chamada Iguape. Só conhecia a praia do Iguape no Ceará. Agora depois de ler o que fazer em Iguape vou querer visitar em breve.
Que legal Sil! Espero que goste da cidade! Abraços!
Esse artigo é bem útil e indico a leitura para todos.
Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
mudou a vida financeira da população. Compartilhei esse
artigo no meu face e twitter. Obrigado pela informação.
Oi Marina! Nossa, fiquei muito feliz com o seu comentário! Realmente com a Pandemia tivemos que reinventar e que bom neh, pois nosso país é tão maravilhoso! Grata pelo comentário e pelo compartilhamento! Abraços!