fbpx
Sesc

7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

As unidades do Sesc estão disponíveis em vários cantos do Brasil, inclusive no estado de São Paulo! Eu, particularmente adoro ir no Sesc e por isso, neste artigo vou te contar quais as 7 unidades do Sesc que considero imperdíveis no estado paulista! Bora passear?

Sesc
Sesc Santos

A saber, o Sesc significa Serviço Social do Comércio e foi criado em 1946 com o intuito de atender as necessidades dos trabalhadores desse setor.

Assim sendo, a instituição tem o propósito de promover bem-estar social e por conseguinte a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor comercial. Isso pode ser visto em várias segmentações do Sesc como, os hotéis, as excursões organizadas pela instituição, os shows e programas culturais e sem dúvida, as próprias unidades que oferecem diversas atividades para todas as idades.

Especialmente o Sesc São Paulo, gerido pela FecomercioSP, possui uma rede com mais de 30 unidades espalhadas pela capital, interior e litoral paulista.

Essas diversas unidades, apesar de seguirem um padrão Sesc, possuem características distintas que as tornam especiais, pelo menos é o que eu sinto quando visito uma unidade diferente.

Como tirar a carteirinha do Sesc?

Uma dúvida frequente quando se fala em Sesc é de quem realmente pode usufruir do equipamento e como fazer para tal.

Pois bem, a saber, a carteirinha do Sesc é necessária para acessar alguns espaços da instuição como piscinas, academias, assim como receber descontos na comedoria e etc. Todavia, a credencial não é necessária caso queira apenas visitar a unidade.

O documento é feito gratuitamente na empresa que você trabalha ou até mesmo, nas unidades do Sesc.

Para tanto, é preciso ter o RG, carteira de trabalho, CPF e uma foto 3×4 em mãos.

A carteirinha tem que ser renovada anualmente e é válida para qualquer unidade do Sesc.

E quem pode fazer a carteirinha?

Para fazer a credencial é necessário ser trabalhador de empresas do comércio, serviços e turismo. Igualmente, podem fazer a carteirinha, cônjuges, pais e dependentes do associado.

Para mais informações, clique aqui, pois cada unidade possui suas regras, inclusive a possível cobrança de taxa para alguns casos.

E se não me encaixar em nenhum desses perfis?

Nesse caso, é necessário verificar com a unidade específica, pois tem algumas que abrem a possibilidade da associação para o público geral e outras não.

Veja aqui as regras de cada unidade.

Como dito anteriormente, o estado de São Paulo possui mais de 30 unidades espalhadas na capital, interior e litoral, e neste artigo citarei as 7 que já tive a oportunidade de conhecer e que me surpreenderam por algum motivo que contarei no próximos tópicos.

Capital

Sesc Pompeia

Na capital paulista são 3 que eu adoro visitar. O primeiro deles, na verdade, fui uma única vez e é o mais peculiar de todos que já conheci. Isso porque, o projeto arquitetônico da unidade mantém a estrutura original de uma antiga fábrica de tambores da década de 1930.

Ou seja, só a construção é um atrativo à parte. A inauguração da unidade foi em 1986 e nela é possível desfrutar de quadras esportivas, piscina, espaços de exposições, restaurantes e até choperia.

Além disso, o teatro é totalmente fora do convencional, com poltronas de madeira remetendo aos antigos teatros greco-romanos.

Sem dúvida, o ponto forte dessa unidade é a sua arquitetura, afinal, o projeto é da Lina Bo Bardi, a mesma arquiteta que projetou o MASP.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: CPTM – Estação Água Branca – Linha 07.

Endereço: rua Clélia, 93 Pompeia.

Horário: Terça a sábado, de 9h às 22h. Domingo, de 9h às 20h.

Sesc Pinheiros

O Sesc Pinheiros é um dos meus favoritas da capital, isso porque, além de lindo e ter diversos andares cheio de atividades, teve uma época que sempre ia almoçar aos domingos no restaurante da unidade.

Nele, acontecem atividades culturais frequentemente, como shows, teatros e etc. Aliás, a ultima vez que estive nele, pulei carnaval que por sinal, estava muito animado.

Essa unidade foi inaugurada em setembro de 2004 e o projeto é do arquiteto Miguel Juliano. A saber, são 35.259m² de área construída divida em 7 andares.

Para quem visita o Sesc pode encontrar um grande teatro, salas de expressão corporal, ginásios poliesportivos cobertos, parque aquático, consultórios odontológicos, assim com, áreas de exposição. Certamente, você consegue tranquilamente, “perder” boas horas no Sesc Pinheiros!

O ponto forte dessa unidade, na minha opinião, é a comedoria com opções deliciosas e baratas, além de ter a possibilidade de comer admirando a piscina da unidade, o que acho muito bacana.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação Faria Lima da linha amarela.

Endereço: rua Paes Leme, 195.

Horário: Terça a sexta, de 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados 10h às 19h.

Sesc da Avenida Paulista

O Sesc Avenida Paulista é um dos mais procurados de São Paulo, pois abriga umas das melhores vistas da cidade. Inclusive, ele foi um dos pontos turísticos mais procurados do município em 2018, o ano em que foi inaugurado.

Sesc Avenida Paulista

O prédio possui 17 andares e dispõe de diversas áreas como, espaço para crianças, exposições, galerias, biblioteca e comedoria.

Esse Sesc é imperdível, pois além de estar em uma avenida com muitos atrativos para conhecer, possui o terraço que proporciona uma vista espetacular.

Dica da Dre: O mirante é uma ótima opção para apreciar o pôr do sol, eu tive a oportunidade de assistir e posso garantir que é maravilhoso. Se for no final de semana, se prepare para a fila, pois fica lotado.

Indico esse artigo: 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista, caso for conhecer o Sesc Avenida Paulista para aproveitar e visitar outros atrativos gratuitos na avenida mais famosa de São Paulo.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação Brigadeiro, linha verde.

Endereço: avenida Paulista, 119 Paraíso.

Horário: Terça a sexta, de 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados 10h às 19h.

Interior

Sesc Sorocaba

O Sesc Sorocaba foi inaugurado em 2012 e frequentei bastante quando morei na cidade.

Inclusive é um ótimo lugar para se morar, o VIC Engenharia descreveu bem as vantagens de se viver em Sorocaba, que além de ficar bem perto da capital paulista, oferece outras vantanges como segurança, opções lazer e etc.

E um desses locais para aproveitar momentos de lazer é o Sesc. Assim como as outras unidades, possui quadras, áreas de exposições, lanchonete, e etc.

O que me chama atenção, nesse em especial é a área da piscina e a ponte metálica, proporcionando um visual diferente de qualquer outra unidade. Vale muito a pena conhecer, é um espaço muito aconchegante.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Ônibus linha 077 ou 065.

Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Horário: Terça a sexta, de 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados 10h às 19h.

Sesc Bauru

O Sesc Bauru é um dos mais antigos. Inaugurado em 1977, possui auditório, ginásio de eventos, quadra poliesportiva , minicampo de futebol com grama sintética, assim como conjunto aquático, com três piscinas e solário, salas de ginástica, dança e expressão corporal, área de convivência, consultórios odontológicos e etc

Sesc Bauru

Assim como no Sesc Sorocaba, o que mais me encantou no Sesc Bauru, foi a piscina que possui uma estrutura ampla e aberta.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Ônibus linha 6072.

Endereço: avenida Aureliano Cardia, 671 Vila Cardia.

Horário: Terça a Sexta, das 13h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, das 9h30 às 18h.

Veja também: O que fazer em Bauru: Os melhores pontos turísticos da cidade

Sesc Campinas

O Sesc Campinas, visitei uma vez quando fiz uma passagem rápida pela cidade e de tão legal, passei uma tarde inteira nele.

Com 17.548m² de área construída, conta com subsolo, térreo e 1 pavimento que disponibilizam diversos espaços de entretenimento como teatro, piscinas, quadras, biblioteca e etc.

Sesc Campinas

Acho que a piscina é uma área relevante nas unidades do Sesc dos interiores de São Paulo, pois igualmente nas duas unidades citadas anteriormente, a piscina foi o que mais gostei no Sesc Campinas.

Como chegar: 11 minutos da Rodoviária. Melhor maneira ir andando ou pegar Uber.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Endereço: rua Dom José I, 270/333 Bairro Bonfim.

Horário: Terça a Sexta, das 13h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, das 9h30 às 18h.

Sesc Santos

O último Sesc e não menos importante é o de Santos! A unidade possui comedoria, biblioteca, quadras, piscina e área de exposição.

Diferentemente das outras unidades, o que mais gosto especificamente nesse Sesc são as exposições, pois sempre são de temas que considero muito relevantes. Além disso, são muito bem estruturadas.

Dica da Dre: Caso for visitar o Sesc Santos, verifique as programações, pois dependendo da época, os colaboradores deixam a horta localizada no terraço do prédio aberta para visitação com diversas espécies de plantas e flores. Sem dúvida, é uma experiência que vale muito a pena.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Ônibus linhas 139 ou 184.

Endereço: rua Conselheiro Ribas, 136 Aparecida.

Horário: Terça a Sexta, das 13h às 21h30. Sábados, Domingos e Feriados, das 9h30 às 18h.

Vai passear no Sesc em Santos? Não deixe de conferir outros atrativos para visitar na Ponta da Praia neste artigo: Santos: O que fazer de ponta a ponta.

Vale prestar atenção!

Embora, a maioria das unidades do Sesc ofereçam espaços semelhantes, eles possuem suas peculariedades, como por exemplo, tem Sesc que não possui piscina e outros que não oferecem almoço, somente lanches! Assim sendo, vale a pena, conferir no site de cada unidade antes de visitar um Sesc, para não correr o risco de não encontrar o que procura!

Você também gosta de frequentar o Sesc como eu? O que mais gosta de fazer quando visita um? Tem algum preferido? Qual? Conta aqui nos comentários!

Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

18 thoughts on “7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

  • Pingback: Sheraton Santos: Como foi se hospedar em um hotel 5 estrelas em plena Pandemia - Bagagem Despachada - Blog de viagens

  • Pingback: 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista - Bagagem Despachada - Blog de viagens

  • Ótimas sugestões de Sesc em São Paulo. Dos que você citou eu só conheço o Sesc da Avenida Paulista. A vista é de fato fenomenal. Eu já frequentei o Sesc de Caiobá (litoral do Paraná). É muito bom e a comida é ótima.

    Resposta
  • Que sensacional ter espaços assim numa cidade! Lembro que numa de minhas últimas visitas à São Paulo, fui até uma das unidades do SESC, mas não lembro exatamente qual. Me recordo apenas que era pelo centro, tinhas umas rampas, uma vista bonita… Estava com uma exposição sobre a cidade muito interessante. Foi um passeio bacana! 🙂

    Resposta
    • Fernanda Kelly da Silva Neris

      Eu trabalho no Sesc de Presidente Prudente e amo ❤ Sesc e cultura conhecimento e família

      Resposta
      • Oi Fernanda! Eu amo as unidades do Sesc! A de Presidente Prudente ainda não conheço! Já está anotado! Abraços!

        Resposta
  • Oi Andressa.. que legal ver que tem tanto SESC legal em São Paulo. Eu trabalhei 1 ano num SESC no interior de SC e adorava o ambiente, eventos e troca cultural. Até senti invejinha e saudosismo em ver o seu post. =)

    Resposta
    • Oi Martinha! Que bacana! Eu sempre quis trabalhar no SESC, mas nunca deu certo rs! Vou colocar o Sesc SC na lista! Abraços!

      Resposta
  • olha so fiquei feliz que ja visitei ao menos um desta lista de sesc em sao paulo e ainda eu fui duas vezes em anos diferentes. muito legal a exposição q vi no sesc da av paulista, tem muita coisa acontecendo la e imagino que nas outras unidades sejam bem legais

    Resposta
  • Não fazia ideias de que eram tantas unidades do Sesc em São Paulo capital e no interior! Nunca fui na unidade aqui de Campinas, apesar de ter visto nas redes sociais alguns eventos interessantes e em SP, só conheci mesmo o da Avenida Paulista por causa da vista, mas tem pelo menos outros 2 que quero conhecer!

    Resposta
    • Oi Fernanda! O Sesc da Avenida Paulista realmente vale muito a pena! A vista é linda neh?

      Resposta
  • Muito boa a escolha das unidades, mas incluiria outras que também são bem interessantes para passar o dia. Principalmente quem tem família. O Itaquera e o Interlagos também são bem interessantes e possuem uma imensa área verde. Meu filho adora .

    Resposta
    • Olá Luiz, que bacana! Eu ainda não conheço essas unidades. Já vou colocar como opção das próximas oportunidades. Obrigada pela contribuição! Abraços!

      Resposta
  • Silvio N Ventura

    Pessoal, boa tarde!
    Alguem pode me dizer quais são as unidades de Hospedagem dos SESC’s de SÃO PAULO?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *