fbpx
Interior paulistaSão PauloSudeste

São Luiz do Paraitinga: A cidade que renasceu

São Luiz do Paraitinga
Casarões coloridos em São Luiz do Paraitinga

A cidade que fica localizada entre Taubaté e Ubatuba além de ser um museu a céu aberto, é um exemplo de superação. Isso porque em 2010, São Luiz do Paraitinga passou por uma enchente que devastou boa parte do município. Todavia, nem mesmo esse acontecimento tirou a magia dos casarões coloridos, muito pelo contrário, a cidade ficou ainda mais bonita e com uma riqueza histórica ainda maior.

Onde fica São Luiz do Paraitinga

O município fica localizado em meio à Serra do Mar, no Vale do Paraíba, a aproximadamente 180 km da capital paulista. E embora o atrativo principal serem os casarões dos séculos XVIII e XIX, a cidade também é muito conhecida pelo carnaval de rua e a famosa festa do Divino.

Além disso, para quem adora passeios em meio a natureza, em São Luiz é possível fazer trilhas e curtir cachoeiras.

A cidade que nasceu em 1857, recebeu o título de Cidade Imperial pelo Dom Pedro II em 1873. Outro marco importante para São Luiz foi a classificação de Estância Turística pelo governo de São Paulo no ano de 2002.

Veja também: Estância Turística: O que é? Quantas existem?

Certamente, a cidade tem muito a oferecer e em um final de semana, pode ser uma ótima pedida caminhar entre as ruas de pedras cheias de casarões e desfrutar de momentos agradáveis em meio à natureza.

Como chegar

Para quem pretende ir de carro até São Luiz saindo de São Paulo deve pegar a Ayrton Senna e a Via Dutra. Posteriormente, em Taubaté, seguir a direita pela Rodovia Oswaldo Cruz. Já para quem vem de outros estados ao norte, deve pegar a Via Dutra até a cidade de Taubaté.

O que fazer em São Luiz do Paraitinga?

Visitar o Centro Histórico

Sem dúvida, o destaque do município fica para as ruas de pedras e casarões coloridos dos séculos XVIII e XIV no Centro Histórico da cidade. Não à toa que a cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.

Assim sendo, caminhe pelas ruelas da cidade e desfrute das paisagens lindas em estilo colonial que ela oferece e faça uma viagem no tempo.

Entre locais para conhecer não pode faltar no seu roteiro:

  • Igreja Mercês;
  • Instituto Elpídio dos Santos;
  • Igreja Matriz São Luiz de Toloza;
  • Mercado Municipal;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e os bonecos gigantes espalhados pela cidade.

Conhecer a Casa de Oswaldo Cruz

Oswaldo Cruz foi um importante médico que viveu na cidade e o ponto turístico é a casa que foi construída em 1834, onde passou a maior parte de sua infância.

O que fazer em São Luiz do Paraitinga
Casa Oswaldo Cruz

Restaurada em 2014, atualmente abriga um museu que conta a trajetória do médico, assim como o tradicional carnaval de São Luiz a partir de bonecos, fotos, e etc.

Conhecer o Parque Estadual da Serra do Mar

A cidade está localizada no núcleo Santa Virgínia que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Para quem gosta de Turismo de Aventura, tem a oportunidade de fazer trilhas com cachoeiras e mirantes, assim como rios e diversas espécies de animais.

O parque tem entrada gratuita e fica na Rodovia Oswaldo Cruz no quilometro 78, funciona das 8h às 17h. Para mais informações clique aqui.

Fazer a trilha das 7 cachoeiras

A Trilha das 7 cachoeiras fica em uma fazenda e apesar de ser dificuldade média, vale a pena por conta da sua beleza. São 7 Km de trajeto, no qual o turista passa por quedas d´água e piscinas naturais até o topo com aproximadamente 1.400 metros de altura.

Entre as cachoeiras, a do Arco-Íris é uma das mais famosas por conta da sua água cristalina.

O local fica no Caminho Turístico do Pinga, número 2500 em Catuçaba e possui restaurante, pousada, assim como estacionamento. Para saber mais clique aqui.

Ir até o Mirante da Torre

O Mirante da Torre é o ponto mais alto da cidade, onde é possível avista-lá de uma perpectiva bem diferente.

Todavia, a estrada até ele é bastante íngreme e estreita, portanto a melhor opção é ir caminhando.

Experimentar a Comida Típica de São Luiz

Antes de conhecer o prato típico da cidade, já reserve uma boa cachaça para acompanhar o prato. Essa é a dica dos moradores, que dizem que para ter uma experiência completa é necessário comer com o acompanhamento de uma boa cachaça.

O prato chamado de Afogado é herança dos tropeiros que antigamente comiam a refeição com partes menos nobres do boi, mas atualmente é preparado com músculo e toucinho de porco.

Após cozinhar em torno de pelo menos 2 horas, coloca-se o molho que é composto de alho, cebola, cominho, urucum, cebolinha, salsinha e pimenta. Posteriormente, adiciona-se farinha de mandioca se transformando em um delicioso pirão.

Saiba locais para saborear o prato típico da cidade.

Curta os eventos da cidade

São Luiz do Paraitinga é conhecida por dois eventos principais.

O primeiro, deixa as ruelas da cidade lotadas de blocos de rua tocando marchinhas com composições locais.

O segundo mistura influências culturais de escravos com rituais cristãos e é realizado quarenta dias após a Páscoa. O evento conta com o prato típico mencionado anteriormente, assim como apresentações de moçambiques, jongo e congadas, intercaladas com procissões, rezas e missas.

Assim sendo, verifique a agenda da cidade se gosta de agitação e conhecer mais da cultura local. Já se foge de lotação, procure evitar as datas dos eventos. Saiba mais aqui.

São Luiz do Paraitinga é sem dúvida encantadora. Passar momentos apreciando a paisagem repleta de cor e verde é muito gratificante. Apesar disso, se você não gosta de fazer caminhadas, não vai conseguir desfrutar o que a cidade tem de melhor.

E você, conhece São Luiz? O que achou da cidade? Gostou das dicas? Deixa aqui nos comentários, vou adorar saber.

Booking.com

Veja também: Ouro Preto: Uma cidade repleta de história

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

3 comentários sobre “São Luiz do Paraitinga: A cidade que renasceu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *