fbpx
Planeje sua viagem

Viajar com pacote de viagem ou por conta própria? Qual a melhor opção?

Nos últimos dois anos, tive a oportunidade de fazer duas viagens para o nordeste brasileiro. A primeira foi através de um pacote de viagem e a segunda por conta própria e a diferença em relação as duas experiências foi enorme. A partir disso, resolvi escrever esse post a fim de comparar quais são as principais diferenças de viajar com pacote de viagem e por conta própria. De fato, ambas possuem vantagens e desvantagens. Todavia, será que tem uma melhor que a outra? Afinal, qual a melhor opção?

Viajando com pacote de viagem
Foto: Imagem de Free Photos por Pixabay

Viajando com pacote de viagem

Viajei com pacote de viagem para Alagoas em 2018. Se quiser saber como foi essa expêriencia clique aqui e já vai tirando as suas próprias conclusões.

O que é viajar com um pacote de viagem?

A saber, viajar com pacote de viagem nada mais é que ir até uma agência de viagens ou até mesmo na internet e comprar um combo já pré estabelecido com hotel, passagem aérea e as vezes transfer e passeios.

Após a escolha do seu destino, a operadora vai ficar encarregada de preparar todo o resto para você. Geralmente, nos pacotes estão incluídos a hospedagem, a passagem aérea e o transfer do aeroporto até o hotel.

Em alguns casos, os ingressos das atrações também já ficam inclusos no pacote. Entretanto as refeições são cobrados à parte.

O preço desses pacotes normalmente são bastante interessantes. Isso porque, as operadores fazem acordos com as companhias aéreas e hotéis, fretando voos e bloqueando apartamentos, resultando em um preço atrativo para o turista.

Quais são as vantagens?

Bom, a primeira vantagem é que você não terá nenhum trabalho para montar a sua viagem, pois tudo ficará por conta do agente.

Na verdade, se no pacote o transfer estiver incluso, você vai ter que se preocupar apenas em relaxar e curtir a viagem.

Outra vantagem em pacotes de viagem é que geralmente você pode parcelar em até 12x. Junto a isso, o valor pode ser bem atrativo como dito anteriormente.

Uma das vantagens no caso de passeios com agências, é que o Guia de Turismo sempre estará a sua disposição. Isso consiste em cuidar dos seus pertences quando precisar.

Quais são as desvantagens?

A primeira desvantagem desse tipo de viagem é que como os voos são fretados, os horários não são atrativos. Assim sendo, provavelmente, você vai ter que viajar de madrugada.

Além disso, se o transfer estiver incluso no pacote, vai ter que esperar todos os outros viajantes passarem pelo trâmite de pegar as malas e etc – e isso pode ser bem cansativo. Outra desvantagem é que geralmente o transfer é um ônibus que vai passar de hotel em hotel para deixar os colegas em seus receptivos alojamentos.

Os passeios que essas agências oferecem logo no primeiro dia, acaba deixando o turista empolgado e consequentemente, ele faz a compra de pacotes fechados com a empresa sem ao menos pesquisar preços mais acessíveis ou até lugares mais vantajosos para conhecer.

Isso porque, esses passeios opcionais com ingressos à parte são oferecidos logo no inicio. E normalmente quem compra um pacote de viagem não se preocupa em pesquisar sobre o destino e por fim cai nessa armadilha. Muitas das vezes o gasto é maior, além de não aproveitar as atrações por causa dos horários limitados.

Outra desvantagem é que os passeios são pré-definidos, ou seja, a guia de turismo já tem a listinha de qual barraca de praia ficar, de qual banheiro usar e até qual restaurante comer. Isso tira totalmente a liberdade do turista e por conseguinte a possibilidade de conhecer locais melhores do que os indicados.

Além disso, o tempo dentro do transfer será maior ou quase igual ao tempo no destino de fato. Pois o esquema de pinga pinga para deixar os hóspedes em seus alojamentos leva um bom tempo.

Por fim, outra desvantagem do pacote de viagem é que a seleção de hotéis geralmente é limitada.

Conclusão: Pacote de viagem vale a pena?

Viajar com pacote de viagem pode ser vantajoso para quem é muito inseguro e tem medo de viajar sozinho.

pacote de viagem por conta própria
Foto: Imagem de Gianni Crestani por Pixabay

Pode ser um bom negócio também, para quem vai viajar de última hora e não teve muito tempo de planejar e organizar a viagem.

Em relação aos preços, também pode ser bem bacana para alguns destinos como resorts no nordeste, assim como Buenos Aires, e Orlando, onde as operadoras do Brasil tem forte parceria com as redes hoteleiras.

Para quem vai para destinos de ecoturismo, fechar com agências também é uma ótima opção. Isso porque, em empresas especializadas, você já vai até o destino com os passeios organizados e garantidos, já que na maioria desses lugares, os passeios são permitidos apenas com guias credenciados.

Todavia, se você gosta de liberdade, viajar com pacote de viagem não é uma opção muito vantajosa, já que na maioria do tempo, você vai precisar esperar outras pessoas para partir de um lugar para outro – sem contar que se você pega uma turma chata, adeus tranquilidade.

A Hurb também trabalha com pacotes de viagem, clica no banner abaixo para conferir as ofertas.

Viajando por conta própria

Viajei por conta própria em 2019 para o Ceará. Se quiser saber como foi essa experiência clique aqui e já vai tirando suas próprias conclusões.

O que é viajar por conta própria?

Viajar por conta própria nada mais é que você planejar e organizar a sua própria viagem.

Isso consiste em cuidar de todos os detalhes da sua viagem, desde da pesquisa, até as reservas das suas passagens aéreas e da sua hospedagem. Além disso, vai precisar montar seu roteiro, escolher os locais de refeição, assim como as atrações que vai querer visitar e a locomoção na cidade escolhida.

Veja aqui: 10 dicas de como planejar sua viagem

Quais são as vantagens?

A palavra chave de uma viagem feita por conta própria é LIBERDADE. Você terá liberdade de não apenas escolher seu destino, mas como sua hospedagem, o horário do seu voo, os locais de passeios e refeições.

Outra vantagem é que você vai precisar pesquisar muito e dessa forma a possibilidade de conhecer melhor o que o destino tem a oferecer é ainda maior. Além disso, você poderá economizar mais comparando preços em vários sites de pesquisa.

O turista que faz sua viagem por conta própria também consegue desfrutar melhor os pontos turísticos, pois não vai precisar ficar esperando transfer ou os colegas atrasadinhos.

Ademais, viajar por conta te permite viajar antes mesmo de chegar ao destino, pesquisando em sites, blogs de viagem os melhores pontos turísticos e analisar as avaliações de hospedagens. Sem dúvida, você vai muito mais preparado para o lugar.

Quais são as desvantagens?

Certamente, para planejar uma viagem é necessário tempo e dedicação. Isto é, são horas e horas de muita pesquisa em diversos sites e outros meios. Além disso, caso algo não sair como planejado, é necessário disposição para lidar com imprevistos sem o auxílio de uma agência de viagens.

Portanto, não é recomendado viajar sozinho para países onde a língua é muito difícil ou a cultura muito diferente, principalmente se for principiante. Assim sendo, é mais seguro no começo viajar para destinos brasileiros.

Por fim, para quem planeja uma viagem independente, é necessário muito atenção, pois um erro pode resultar em perdas financeiras consideráveis.

Conclusão: Viajar por conta própria vale a pena?

pacote de viagens por conta própria
Imagem de อดิศร กรมศรี por Pixabay

Fazer uma viagem por conta própria requer tempo e dedicação e isso pode exigir uma certa paciência. Contudo, é viajando por conta que você terá a possibilidade de se autoconhecer ainda mais, superando desafios e saindo da sua zona de conforto, viver momentos inesquecíveis e descobrir o mundo da sua maneira.

Afinal, qual é a melhor forma de viajar, através de pacote de viagem ou por conta própria?

De certo, isso depende muito do tipo de viajante que você é. Para uns, o conforto e a segurança são primordiais, já para outros a liberdade é o ingrediente principal de uma viagem.

Os dois possuem vantagens e desvantagens, a dica aqui é entender o tipo de viagem que você quer fazer e se o destino é seguro para fazer uma viagem por conta própria. Muitas vezes um pacote de viagem pode ser a melhor saída.

De qualquer forma, se for viajar com pacote de viagem ou por conta própria, pesquisa antes de viajar. Isso vai deixar sua viagem mais rica e completa.

Por fim, a forma como vai fazer a sua viagem depende do seu orçamento, seus objetivos, com quem estará viajando e principalmente da sua personalidade de viajante.

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *