fbpx
Interior paulistaSão PauloSudeste

Colha & Pague Kaki Fuyu: O que é? Como funciona?

Não precisamos ir muito longe para passar um final de semana agradável em meio a natureza, pois pertindo de São Paulo, na cidade de Piedade, todos os anos acontece o evento Colha & Pague Kaki Fuyu e se você não sabe do que se trata, não se preocupe, nesse artigo vou te contar o que é e como funciona. Partiu comer caqui?

Colha & Pague Kaki Fuyu

Tive a oportunidade de visitar o sítio da simpática família Sakaguti duas vezes. Localizado em Piedade, a 100 Km de São Paulo e 50 Km de Sorocaba, o sítio é onde recebe o evento que acontece todos os anos em meados dos meses de Março e Abril.

Como dito anteriormente, realizei duas visitas no local. A primeira, eu estava em uma visita técnica com a faculdade e foi durante semana, então, o sítio estava vazio e por conseguinte, não conseguimos conhecer o evento em si.

Já na segunda visita, fui acompanhando um grupo em um dos finais de semana do evento e estava lotado. Portanto, consegui perceber o quão agitado ele é.

Quando acontece o evento do Colha & Pague?

A saber, o evento acontece sempre nos meses de Março e Abril, visto que, essa é a época de safra da fruta. Embora, o evento se fixa entre esses dois meses, é sempre bom entrar na página deles para verificar possíveis imprevistos. Clique aqui.

Como chegar?

O sítio da família Sakaguti fica na zona rural na cidade de Piedade. Para chegar até o local, pegue o acesso pela Rodovia Raposo Tavares. Posteriormente no Km 123, siga pela Estrada Municipal da Vila Élvio.

Vai alugar um carro? Na plataforma na Rentcars você encontra o melhor preço custo-benefício!

Quanto custa para entrar no evento?

A entrada ao evento custa R$10,00 e dá acesso a todas as estruturas como os pomares onde acontecem as colheitas e o jardim das flores que mencionarei adiante. Para mais informações acesse aqui.

Jardim das flores

Quem quiser colher o caqui ou caquis e comer ali mesmo, debaixo de uma árvore (o que super recomendo), não precisa pagar mais nada por isso. Contudo, se você quiser colher e levar para comer em casa, o valor do quilo é de R$7,00.

Várias árvores para sentar e comer caqui

As crianças de até 8 anos de idade tem entrada gratuita.

O que é o Colha & Pague Kaki Fuyu? Como funciona?

O Colha & Pague é a prática de você mesmo colher o fruto ou fruta e por conseguinte pagar por isso.

Colha & Pague Kaki Fuyu
Eu colho, tú colhes, nos colhemos

No caso deste específico, você entra em um pomar Japonês com 1.000 pés de caqui cultivados pelo método orgânico. É o paraíso de caqui rs.

Para quem não sabe colher, existe uma equipe de monitores que te auxilia te indicando inclusive, quais estão maduros e a forma de como a fruta deve ser colhida da árvore. Mas, não se preocupe, é bem fácil e prazeroso. Basta escolher o caqui, e girar até soltar do galho.

Os caquis são da espécie Fuyu, ou seja, aqueles mais crocantes e docinhos. No quesito aparências, eles são parecidos com tomate, só que laranja.

Colha & Pague Kaki Fuyu
Kaki Fuyu

A saber, essa fruta é originária do Japão e foi trazida por imigrantes há cerca de 70 anos, e por sorte, ela se adaptou muito bem as regiões brasileiras. Aliás, no Brasil, as cidades de Piedade e Mogi das Cruzes possuem alta concentração de plantação e colheita de caqui.

Outra curiosidade sobre especificamente o caqui Fuyu é que ele não possui tanino, e por conta disso, o caqui não fica amarrento, como por exemplo, a fruta caju.

Colha & Pague Kaki Fuyu

Falando nisso, neste post conto de que cidade o caju é típico.

Além de delicioso é saudável

Colha & Pague Kaki Fuyu

Além disso, o caqui é uma fruta muito saudável, visto que, contém nutrientes como fibras, proteínas, vitaminas, cálcio, entre outras propriedades. Para se ter uma noção, o consumo habitual da fruta, auxilia na redução de peso, na saúde dos olhos, na digestão, entre outros benefícios, ou seja, acho que está na hora de voltar rs.

Apesar de a maior parte da produção ser de tipo Fuyu, eles também produzem outras espécies como a Taubaté e Coração de Boi, ambos com textura mais macia. Ah! E o principal, são todos orgânicos! Isto é, o cultivo é todo baseado no sistema orgânico, sem agrotóxicos ou adubos químicos.

Outras atrações e atrativos do Colha & Pague Kaki Fuyu

Além dos pés de caqui, o espaço ainda conta com um jardim de flores de tirar o fôlego. É um espaço cheio de cosmos, mais conhecido como beijo de moça. Vale muito a pena ficar algumas horinhas contemplando a beleza do jardim.

Colha & Pague Kaki Fuyu
Flor no jardim das flores

Também é possível degustar vários pratos feitos de caqui, como por exemplo, pastel e sorvete. Juntamente há artesanatos, plantas nativas, apresentações culturais, museu típico e uma praça de alimentação com muitas opções de comes e bebes.

Enfim, é um local muito agradável para visitar em um final de semana, aliás, o evento só acontece nos finais de semanas e feriados das 9h às 17h.

Eu adorei conhecer e passar uma tarde apreciando a natureza e comendo muito caqui, não à toa, que faz parte do calendário do turismo rural Paulista.

Eu recomendo demais! E você, conhece o Colha & Pague Kaki Fuyu? Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários!

Veja também: Cerejeiras Festival de Garça: O maior evento japonês do Brasil

Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nosso parceiros pelos links abaixo:

Ao utilizar os nosso links para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

10 comentários sobre “Colha & Pague Kaki Fuyu: O que é? Como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *