Como conhecer o famoso bairro de Santa Teresa no RJ?
O Bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é uma mistura de construções coloridas, mirantes incríveis e muita boemia! Famoso pelo bondinho amarelo, o atrativo convida os viajantes a conhecerem ainda mais a cultura e história da cidade maravilhosa. Mas será que é fácil chegar? Como conhecer o bairro de Santa Teresa com segurança? Neste artigo, vou te mostrar as principais informações sobre um dos bairros mais famosos da capital fluminense.
Reserve seu passeio pelo bairro de Santa Teresa com antecedência
Como faz para chegar no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro?
Não existe apenas uma maneira de conhecer o bairro de Santa Teresa. Na verdade, por ser um bairro, você consegue chegar de uber, táxi, ônibus e bondinho.
Só não faça como eu, que resolvi subir a Escadaria Selarón a pé. Parece possível, mas você chega lá em cima praticamente sem pernas.
Embora existam várias opções, sem dúvida utilizar o bondinho é a forma mais divertida, mas também pode ser a mais cansativa. Isso ocorre porque você pode ter que enfrentar filas ou pegar o transporte cheio.
Transporte público para conhecer o bairro de Santa Teresa
Ônibus
Uma alternativa menos conhecida é utilizar o transporte de ônibus para chegar ao bairro de Santa Teresa. Vale destacar que há três linhas que percorrem esse trajeto e circulam pelo bairro: o 006, o 007 e o 014.
O famoso bondinho amarelo
Sem dúvida, a forma mais procurada pelos turistas para conhecer o bairro de Santa Teresa é o bonde amarelo. Mas você sabia que ele também é utilizado pela população local e funciona realmente como um meio de transporte público da cidade?
Quando fiz meu passeio com a Civitatis para conhecer o bairro, os bondinhos que passavam por nós sempre estavam lotados. E não de turistas, mas de crianças indo e voltando da escola, bem como moradores vivendo seu cotidiano.
Isso quer dizer que dificilmente você vai conseguir pegar o transporte vazio. Mas não desista, o bonde é realmente muito bonito e, com certeza, é um passeio bastante agradável. Além disso, faz parte da história do Rio de Janeiro, já que teve início de suas operações em 1896, quando o Arcos da Lapa conectava-se ao sistema público de bondinhos, sendo na época um dos principais meios de transporte entre o centro do Rio e o bairro de Santa Teresa.
Atualmente, é a última linha antiga de bondes em operação na capital fluminense. Se esse for o modo escolhido por você para conhecer o bairro de Santa Teresa, saiba que é muito simples de chegar.
Para isso, desça na estação Carioca do metrô e procure a saída B, no sentido da República do Chile. Em seguida, caminhe até a Rua Lélio Gama, onde você encontrará a placa indicando a estação do bonde. Use o prédio da Petrobrás como referência.
Veja também: Como se locomover sozinha no Rio de Janeiro?
O horário de funcionamento do bonde é de segunda à sexta das 8h às 17h, aos sábados das 10h às 17h e domingos e feriados das 11h às 16h30.
O valor do bilhete é de R$20,00 ida e volta.
Dica da Dre: O cartão Rio Card Expresso pode ser utilizado no bonde. Veja mais informações de como comprar e carregar aqui.
Veículo próprio
Outra maneira de conhecer o bairro de Santa Teresa é com o seu carro ou de Uber. Apenas atenção aos trilhos do bonde, caso opte por ir dirigindo. Além disso, no bairro não há posto de gasolina, mas há bastantes lugares para estacionar.
Como conhecer o bairro de Santa Teresa através de um passeio
E por fim, uma outra maneira de conhecer o bairro de Santa Teresa é através de um tour guiado.
Essa foi a forma que escolhi e que recomendo sinceramente. Isso se deve ao fato de que, além de proporcionar uma sensação de maior segurança ao estar em grupo, a experiência se enriquece consideravelmente com as explicações sobre diversos pontos importantes do bairro de Santa Teresa.
Faça sua reserva com rapidez e praticidade e viva uma experiência enriquecedora.
Adicionalmente, a região ao redor abriga algumas das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, e aventurar-se por conta própria pode descuidadosamente levá-lo a essas áreas de risco. Sendo assim, optar por um tour organizado é uma escolha realmente sensata.
Eu reservei meu free tour com a Civitatis e o ponto de encontro foi no Cine Santa Teresa, situado bem em frente a uma das estações do bonde.
Dica da Dre: Para chegar ao ponto de encontro (Cine Santa Teresa), recomendo ir de uber ou pegar o bondinho. Não tente subir a escadaria Selarón, o percurso é bem puxado e como o passeio é caminhando, começar ele cansado, não é muito legal.
Começando o passeio pelo bairro de Santa Teresa
Era uma tarde muito agradável, quando um grupo de pelo menos 15 pessoas se reuniu para explorar o lado boêmio, as mansões e os murais de arte urbana de Santa Teresa.
Dica da Dre: Na hora de reservar seu passeio pelo site, se atente a língua do guia que pode ser português, inglês ou espanhol.
Passear pelas ruas de Santa Teresa é como dar um mergulho no passado luxuoso, misturado com uma explosão de murais coloridos e lojinhas incríveis que fazem você querer levar tudo para casa.
Enquanto íamos desbravando as calçadas de pedra, nosso guia nos brindava com histórias sobre um dos bairros mais encantadores que já tive a chance de conhecer. Por exemplo, descobrimos que a fama boêmia do bairro ganhou vida nos anos 60, quando artistas buscaram refúgio aqui durante a ditadura militar, transformando-o em um palco de reviravoltas políticas.
Mirantes incríveis
Ah, e os mirantes! Não dá para esquecer dos mirantes incríveis que se descortinavam ao longo do caminho. De lá, conseguíamos vislumbrar a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e até algumas das emblemáticas favelas do Rio de Janeiro. Não faltaram histórias sobre casas imperiais, palácios e até o lendário Bar do Gomez, que já acumula mais de um século de histórias.
E para fechar com chave de ouro, nos deparamos com os murais de arte urbana que embelezam a região, culminando na grandiosa Escadaria Selarón! Esse passeio é simplesmente incrível e não pode ficar de fora do seu roteiro ao explorar o Rio de Janeiro.
Informações úteis sobre o passeio
Apesar de ser um free tour, ao final do passeio, você estabelece um valor a ser pago ao guia de acordo com o desempenho e a satisfação que teve.
A duração média do passeio é de cerca de 2 horas e 30 minutos. Tenha em mente que você precisará enfrentar algumas subidas íngremes.
Para participar desse passeio, é possível fazer a reserva com até 12 horas de antecedência.
O que mais tem para fazer em Santa Teresa?
Além de conhecer mais sobre a história do bairro, você pode visitar o Parque das Ruínas, um palacete que atualmente funciona como centro cultural. Também é possível explorar o Museu da Chácara do Céu, aproveitar a vida noturna e fazer compras nas diversas lojinhas e ateliês que exibem artes incríveis.
O bairro de Santa Teresa é perigoso?
Infelizmente, o bairro de Santa Teresa não é um dos locais mais seguros de turistar no Rio de Janeiro. Isso porque, ao redor tem favelas consideradas perigosas, como o Morro dos Prazeres, Figueteiro, Cerro Corá e Falet, entre outras.
O ideal é ir sempre em grupos e por isso, o tour guiado é uma excelente opção de como conhecer o bairro de Santa Teresa.
Gostou dessas dicas? Então me segue no instagram também, lá eu dou dicas em tempo real!
Continue viajando pelo Rio de Janeiro e veja também:
O que fazer sozinha no Rio de Janeiro? Será que é seguro?
Como visitar o Cristo Redentor: não vá sem saber dessas dicas
As melhores praias urbanas do Rio