fbpx
HospedagemPlaneje sua viagem

Como foi me hospedar em um hostel

Sempre tive vontade de me hospedar em um hostel por conta da proposta principal dele que é a interação com outras pessoas e tive essa oportunidade pela primeira vez em Ubatuba! Será que vale a pena ficar em um hostel? É seguro? O que levar? Vem comigo deixar as bagagens na Casa Alma Zen hostel e descobrir na real como foi essa experiência!

Hostel
Hostel Casa Alma Zen

Visita rápida em Ubatuba

Em um final de semana, resolvemos de última hora ir até o litoral Norte de São Paulo e optamos em ficar em um hostel, pois sempre tive muita vontade de saber como é.

Escolhemos a Casa Alma Zen que tem uma localização excelente, afinal ela fica no centro de Ubatuba, além de ter um supermercado do lado!

Dica da Dre: O grande barato de ficar em um hostel é a localização dele que geralmente é muito boa, logo fica perto do centro da cidade ou de mercados. Isso se dá, porque a proposta de um hostel é economizar e consequentemente incentivar o Faça você mesmo. A maioria tem uma cozinha para as pessoas fazerem suas próprias comidinhas.

Veja mais opções de hostel em Ubatuba no banner abaixo!

Entrando no hostel

Ao chegarmos perto do endereço onde ficava o hostel, demoramos um pouco para localizá-lo, pois é um portão que fica entre uma loja de utensílios e um bistrô.

Mas, depois que encontramos, entendi o porquê dele ser tão discreto. Ué, porque Dre?

Simplesmente porque depois que você abre o portão se depara com uma surpresa super agradável, um espaço cheio de plantas, com uma energia super leve. Parecia um túnel de fantasias. Claro! Todo esse suspense para ter a surpresa de dar de cara com um lugar lindo!

Como é o atendimento de um hostel?

Fomos atendidos pela Dona da casa que foi extremamente simpática e solicita conosco, nos apresentou o hostel, e logo já parecia que estávamos entrando na casa de uma amiga querida.

Dica da Dre: Umas das coisas mais legais de ficar em um hostel é o atendimento que é semelhante o de uma pousada, pois existe muita proximidade dos donos com os hóspedes. Já ouvi dizer que tem muitos em que o dono participa de festas e sempre esta interagindo com os visitantes.

Como mencionei anteriormente, já nos sentíamos em casa e para fortalecer esse sentimento ela ainda deixou a chave do hostel conosco, podíamos sair e voltar a qualquer hora. ADOREI ISSO!

Mas o que exatamente é um hostel?

A Casa Alma Zen, possui quartos compartilhados e privados. Nós ficamos em um compartilhado com 6 triliches. Sim, cabe gente pra caramba!

Eles disponibilizam café da manhã, e o valor da diária foi R$100,00. Os banheiros são compartilhados e existe uma área de convivência perto da cozinha que localiza-se no quintal e também um espaço onde o pessoal pode assistir TV e mexer no seu notbook.

Resumindo, um hostel é onde a pessoa pode pagar bem mais barato por uma hospedagem, porém muito provavelmente ela vai precisar dividir o quarto com mais 3, 6, 10, 12, 16 pessoas, isso depende muito do tipo de hostel ou tamanho de quarto. Além disso, vai precisar fazer sua própria comida se não quiser gastar muito para comer em restaurantes.

Ah, vai precisar dividir o banheiro também viu querides.

Masss…..

É um lugar de fazer amizades

É um lugar que você vai poder fazer muitas amizades e trocar muitas experiências com pessoas de vários lugares desse mundão de Deus e isso é DEMAIS!

Nesse final de semana, infelizmente o hostel estava bem vazio, acredito que devido a chuva, então, fizemos amizade com os donos super fofos, com uma cachorra tão simpática quanto os donos, além de uma gatinha linda de olhos coloridos e o mais cômico, o Senhor abre porta de banheiro rsrs. Já deu pra imaginar o que aconteceu neh.

Enfim, um hostel é uma hospedagem que você vai pagar menos e onde não vai encontrar serviços como a de um hotel, mas que se você escolher a proposta que mais se encaixa com você, pode ser uma ótima oportunidade de fazer amizades! No caso desse, ele era super Zen, cheio de paz e tranquilidade.

hostel
Cozinha do hostel

Mas e ai, será que é seguro?

Nós não tivemos nenhum problema, afinal, sempre levávamos com a gente os celulares e as carteiras, além de não ter quase ninguém no nosso quarto.

Mas na maioria dessas casas tem armários nos quartos onde você pode guardar e fechar com cadeado. Existe alguns que também tem câmeras e outros sistemas de segurança.

E quem fica em hostel?

Há um tempo, a grande massa que ficava nesse tipo de hospedagem eram jovens, claro que ainda é o público que domina, principalmente mochileiros por conta do valor baixo da hospedagem.

Masss…

Lembra que acima disse que existem hostels com diversas propostas, uns mais badalados, outros mais tranquilos e assim por diante, então, atualmente pessoas com mais idade e famílias estão ficando em hostels, portanto, é só ver qual se encaixa mais no seu perfil.

Mas como saber se é de confiança?

Os três lugares mais confiáveis de procurar são booking.com, o hostelword que seleciona os melhores e o Hostelling International, onde você pode pagar um plano anual e ganhar descontos em vários hostels do mundo.

Vale a pena também pedir dicas de quem já foi e ler as avaliações nas plataformas de hospedagem e redes sociais.

E o que levar?

Na Casa Alma Zen, tivemos que levar roupa de cama, toalha e produtos de higiene pessoal.

Dica da Dre: Leve também um chinelo para tomar banho, cobertor para não passar frio e camaradagem para lidar com pessoas e culturas diferentes, as vezes, você vai se deparar com alguém abrindo a porta do seu banheiro quando estiver tomando banho porque você não fechou a porta direito rsrs…leve na brincadeira e esteja aberto a novos olhares. Esse é o grande barato de se hospedar em um hostel.

Afinal, como foi a sua primeira vez em um hostel?

Posso dizer que adorei a experiência, quase não ficamos na Casa, mas posso afirmar que gostei do clima do lugar, e destaco neste em específico, o atendimento e o chuveiro que são espetaculares. Amei a experiência de tomar banho praticamente em céu aberto.

E você, já ficou hospedado (a) em algum? Qual? E como foi sua experiência?

Obrigada por despachar a mala comigo mais uma vez!

Veja também: Conhecendo o Projeto Tamar em Ubatuba.

Tipos de hospedagens: Como escolher o melhor?

Vai viajar?! Então não deixe de contratar seu seguro viagem. No site da Seguros Promo você consegue fazer uma busca por diversas empresas com o melhor custo benefício e ainda ganha 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

9 thoughts on “Como foi me hospedar em um hostel

  • Eu gosto de ficar em hostel quando viajo sozinha pra conseguir fazer amigos. Quando estou acompanhada prefiro a privacidade de um quarto particular (alguns hostels tem quartos particulares tbm).

    Resposta
    • Olá Marcella, essa foi minha primeira vez em um hostel e gostei bastante do clima! Nesse hostel também tinha quarto particular, mas já estava lotado ;( . Abraços!

      Resposta
  • Adoro hostel! Já morei 3 meses em um numa cidadezinha da Itália chamada Bassano del Grappa, baita aprendizado. Eu até prefiro hostel a hotel na maior parte das vezes, pois como vc disse, o pessoal geralmente é mais jovem e divertido, tenho vários amigos exatamente por me hospedar em hostel. Ótimo post!

    Resposta
    • Que legal Carolina! Deve ter sido uma experiência incrível! Que bom que gostou do post! Um abraço!

      Resposta
  • Mariana Menezes

    Bem legal a sua experiência no hostel! Confesso que nunca me atraiu muito a ideia desse tipo de hospedagem, mas acho que é bacana essa proximidade com os donos, torna a experiência mais pessoal do em um hotel de rede, por exemplo. Muito bem explicado, parabéns!

    Resposta
    • Oi Mariana. Realmente o que mais gostei desse em especial foi a simpatia e proximidade com os donos! Bem bacana mesmo e dificilmente encontrará em um hotel de rede como você disse! Que bom que gostou! Abraços!

      Resposta
  • Muito raramente eu fico em hostel. Nunca em quarto compartilhado, jamais com banheiro compartilhado. Gosto e muito de privacidade e sossego, especialmente após um dia inteiro perambulando pelas cidades, absorvendo informações, conversando com as mais diversas pessoas…

    Além do mais, como viajo leve, levar roupa de cama, toalhas… nem caberiam em minha bagagem. rsrsrs

    Para quem gosta desse tipo de hospedagem, assim como em qualquer outra, vale pesquisar, ler as opiniões de outros viajantes e suas experiências, para ver se o lugar atende. 🙂

    Resposta
    • Oi Analuiza, entendo perfeitamente seu ponto de vista! Por isso que o tipo de hospedagem, depende muito do que a pessoa esta esperando daquela experiência! Muito obrigada por dividir sua opinião! Abraços!

      Resposta
  • Pingback: O que fazer no litoral norte de São Paulo - Bagagem Despachada - Blog de viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *