Conhecendo o Rio de Janeiro de bicicleta
Você já pensou em conhecer o Rio de Janeiro de bicicleta? Passar por paisagens incríveis e ainda fazer bem para a saúde e quem sabe, até conhecer novas pessoas! Pois senão, eu indico muito, já que o RJ está entre as 20 cidades do mundo com a maior quilometragem de ciclovias, e possui cenários deslumbrantes.
A saber, fiz minha primeira viagem ao Rio recentemente e um dos passeios mais legais que fiz, foi o de bike percorrendo a região de Botafogo, Centro Histórico e Porto Maravilha com a empresa Esplendor Bike Tour e nesse artigo vou te contar como foi essa experiência que valeu muito a pena!
Como são as ciclovias do Rio de Janeiro
Antes de mais nada, vale saber que o Rio de Janeiro possui uma boa estrutura para os ciclistas com cerca de 450 Km percorrendo regiões da cidade. Todavia, apesar de ser considerada uma das melhores cidades para andar em cima de uma bicicleta, o uso deve ser cuidadoso, já que a maior parte das ciclovias fica na região central e sul do Rio e são descontínuas.
Em outras palavras, você vai encontrar bastante ciclistas nas calçadas, inclusive em certas regiões do Rio, a calçada é dividida com as bikes, tendo a prioridade dos pedestres e corredores. Portanto, o cuidado de caminhar pela cidade, bem como andar de bike é muito importante.
Assim sendo, por ser uma cidade preparada para ciclistas, existe a possibilidade de alugar bicicletas e fazer tours por conta própria, mas se é a sua primeira vez no Rio eu recomendo fechar o passeio com uma empresa – dessa forma você se sentirá mais segura e ainda com mais tranquilidade de contemplar as paisagens e de quebra, aprender sobre as histórias dos pontos turísticos.
Um passeio de bicicleta pelo Rio de Janeiro
Como dito anteriormente, conheci uma parte do Rio de bike com a empresa Esplendor! Eles oferecem 6 rotas que percorrem locais diferentes da cidade. Entre elas: Rota Rio Memória, Rota Rio Histórico, Rota Rio Maravilha, Rota Rio Esplêndido, Rota Rio Niterói e Rota Rio Beleza.
Todos os passeios, independente da rota escolhida saem em frente ao Shopping Praia Botafogo e voltam para o mesmo local. Aliás, esse já é um ponto positivo, já que a paisagem da Praia de Botafogo é linda e para chegar é muito acessível, pois fica a 300 m da estação de metrô Botafogo.
Dica da Dre: Chegue mais cedo no ponto de encontro, pois no shopping tem um terraço no bar Brewteco no 9° andar que oferece uma vista espetacular de Botafogo. A entrada ao terraço é gratuita, mas você também pode reservar uma mesa no bar e passar uma bela tarde lá de cima.
O que está incluso no passeio de bike pelo Rio de Janeiro?
A Esplendor disponibiliza uma bicicleta com toda a estrutura necessária para efetuar uma boa pedalada. As bikes possuem 6 marchas, uma cestinha e se for o caso, existe a possibilidade de levar seu pet que pesa até 8 Kg ou seu filho em uma cadeirinha que comporta até 22 Kg. É essencial deixar todos esses detalhes especificados com o guia antes de fazer o passeio para não correr o risco de não ter bicicletas que atendam as suas necessidades.
Dentro do valor pago, você ainda tem direito ao acompanhamento de um guia de turismo que explica a história dos pontos turísticos, 1 garrafa de água, 1 isotônico e uma barrinha de cereal. E não para por ai, pois além de tudo isso, ao final do passeio você ainda tem fotos e vídeos produzidos pelo guia e instrutora durante o passeio, disponibilizados através do grupo do whatsapp que é montado dias antes do passeio.
Qual a duração do passeio?
A duração do passeio vai depender da rota escolhida e da quantidade de pessoas na turma. Além disso, o dia da semana também pode interferir na duração do tour, já que existem trechos onde o trânsito pode influenciar.
Contudo, a média a depender dos fatores citados acima são de 2 horas a 4 horas de duração.
Quanto custa passear de bicicleta pelo Rio de Janeiro com a Esplendor?
Os preços variam de acordo com as rotas, segue abaixo:
- 70 reais por pessoa: Rota Rio Beleza;
- 90 reais por pessoa: Rota Rio Maravilha;
- 90 reais por pessoa: Rota Rio Histórico, Rio Memória e Rio Esplêndido;
- 120 reais por pessoa: Rota Rio Niterói;
- 20 reais criança na cadeirinha (cadeirinha para crianças até 22kg) e
- 20 reais para pets (pet de até 08kg).
O pagamento dever ser feito via PIX 21 97517-2689 ou link para pagamento em cartão (+ taxas do site).
Dica da Dre: Se planeje com antecedência, pois a tolerância de atraso é de 10 minutos. Além disso, saiba que por se tratar de um passeio com várias pessoas envolvidas é muito importante saber andar de bike e ter um certo preparo físico. Isso porque, a depender da rota escolhida são horas pedalando, mesmo com paradas para descanso, é um pouco puxado. Portanto, vá de boné, passe protetor solar e não deixe de se hidratar.
Como efetuar a reserva?
Para reservar o tour de bike com a Esplendor, basta clicar no link da Bio do Instagram, escolher a data e reservar pela Reservio.
Se tiver alguma dúvida, pode contatar o Atílio pelo telefone: (21) 97517-2689.
Passeando de bicicleta pelo Rio de Janeiro com a Esplendor Bike Tour
Como mencionado anteriormente, você pode escolher entre 6 rotas diferentes ou até mesmo fechar um tour privado, lembrando que existem horários tanto no período da manhã como tarde. No meu caso, optei pela Rota Rio Histórico com saída às 15 horas e retorno as 18 horas.
Assim como em todas as rotas, nos encontramos em frente ao Praia Shopping e de lá o guia nos conduziu para o local onde as bikes ficam guardadas.
Nesse momento, os instrutores ajustam o banco das bicicletas para cada turista e oferece local seguro para guardar os pertences e banheiro caso alguém precise usar. Também nos entregam as barrinhas de cereais inclusas no pacote.
Início do passeio
Enseada de Botafogo
Começamos o passeio Rota Rio Histórico pela Enseada de Botafogo que tem um cenário deslumbrante e ciclofaixas bem-sinalizadas. Inclusive de lá é possível avistar o famoso Pão de Açúcar, Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e o Morro da Urca, além de ser considerado um dos melhores lugares para andar de bike no Rio de Janeiro.
Além disso, a região que fica no sul da cidade, possui vários restaurantes, áreas para corridas e ruas arborizadas que compõe uma linda paisagem, sendo uma das orlas mais bonitas da cidade.
Monumento Estácio de Sá
Seguimos o passeio até o Monumento Estácio de Sá, uma pirâmide em homenagem ao fundador da cidade inaugurada em 1973, quase na divisa dos bairros Flamengo e Botafogo.
Nesse momento, escutamos a explicação do guia e bebemos água para continuar nossa pedalada.
Aterro do Flamengo
Pedalamos até o Aterro do Flamengo que foi um dos lugares que mais gostei do passeio. Também conhecido como Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, fica entre a região da Praia de Botafogo e o Aeroporto Santos Dumont. Como nosso passeio foi em um domingo, as ruas estavam fechadas e ótimas para pedalar, andar de patins, skate ou até ficar horas conversando. Inclusive, muitas famílias do Rio frequentam o parque para caminhar e descansar.
O Aterro também possui ciclovia, quadras esportivas e espaços culturais como o Museu da Arte Moderna (MAM) e o Museu Carmem Miranda, que inclusive foi parte do nosso tour, não à toa que é um dos maiores parques à beira-mar do mundo e um dos mais bonitos que já vi.
MAM
Continuando a pedalada pelo Rio de Janeiro de bicicleta, passamos por baixo dos pilotis do MAM e o guia de turismo nos mostrou o Museu de Arte Moderna, que oferece gratuidade aos domingos. Caso queira visitar depois, se atente aos horários e valores.
Centro da Cidade
Cruzando a passarela, adentramos ao centro da cidade que é um dos lugares que mais me encantaram do Rio de Janeiro.
Entre os pontos que vimos foram: Praça Cinelândia, Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu Belas Artes, Câmara Municipal, Tribunal da Justiça e Paço Imperial.
Dica da Dre: Aconselho demais dedicar pelo menos 2 dias para explorar o centro do Rio de Janeiro que é riquíssimo em história, beleza e cultura.
Fiz um free tour com a Civitatis que foi uma excelente ideia para ter um primeiro contato com o centro e depois voltar com mais calma nos locais que mais me despertaram interesse.
Região do Porto
Quase perto de finalizar o passeio de bicicleta pelo Rio de Janeiro, seguimos pela Rua Santa Luzia até o final, chegando na Ladeira da Misericórdia e na Orla Conde.
Nesse trajeto pela Região Portuária, vimos a Praça XV e Estação das Barcas, o Museu do Paço, Pira Olímpica, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, Mural da Etnias, Porto do Rio, Aquário Marinho, Museu de Arte do Rio, Praça Mauá e finalizamos na roda gigante Yup Star.
Dica da Dre: Vale saber que ao final do último ponto, tem que voltar todo o percurso de origem, por isso se não tem preparo físico, opte pela rota mais curta.
Por fim, o passeio ciclístico pelo Rio de Janeiro com a Esplendor foi um dos melhores que fiz nessa minha primeira visita a cidade Maravilhosa.
Isso porque, as paisagens são maravilhosas e o fato de ter escolhido uma rota que contemplasse tantos locais icônicos da cidade em uma tarde de domingo fez toda a diferença.
Além disso, o cuidado do guia e da instrutora foi essencial, além das explicações com fotos antigas dos atrativos, a caixa de som com músicas agradáveis durante o passeio foram a cereja do bolo.
Com certeza, realizar passeios de bicicleta completam muito a experiência, deixando tudo mais divertido e é uma opção que pode ser encontrada em várias cidades brasileiras. Olha que legal o passeio que a Alice fez em São Paulo.
Agora me diz, quem você vai levar para conhecer o Rio de Janeiro de bicicleta?
Mapa do roteiro de Bicicleta pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro
Continue viajando pelo Rio de Janeiro:
Veja também:
5 mirantes incríveis para conhecer no Rio de Janeiro
Roteiro de 1 dia pelo Porto Maravilha no Rio de Janeiro
As melhores praias urbanas do Rio