fbpx
CapitalSão PauloSudeste

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista: tudo de graça

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista
Vista do Sesc da Avenida Paulista

A avenida mais cobiçada de São Paulo, é também a mais cultural da cidade. Em seus 2.800 Km de extensão é possível encontrar de tudo, shoppings, restaurantes, centros culturais, museus e até parques. Por isso, 1 dia é pouco para aproveitar tudo o que a avenida oferece. Portanto, neste artigo elaborei uma sugestão de roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista que eu realizei recentemente para auxiliar na sua viagem até a capital.

Antes de iniciar nossa caminhada pela avenida, vale ressaltar que iniciei o trajeto pela Estação Brigadeiro, perto do Sesc e do Japan House e finalizei na Estação Consolação, perto do IMS. Todavia, nada impede de fazer o inverso.

Outras alternativas são: fazer o trajeto de metrô ou com bicicleta, inclusive tem como alugar nos postos da Bike Sampa do Itaú.

Avenida Paulista: Como tudo começou

Inicialmente, a avenida tinha como objetivo ser o lar dos barões de café que queriam fugir da agitação do centro de São Paulo.

Projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugenio de Lima, foi inaugurada em 1891 e logo se tornou um dos locais mais animados da cidade. Por consequência, foi a primeira via pública a ser asfaltada.

Posteriormente, em 1940 começaram a surgir os arranhas céus e os casarões dos barões de café foram demolidos. Atualmente existem poucos casarões na avenida, sendo o mais conhecido a Casa das Rosas.

Por fim, desde a década de 90, quando muitos bancos e empresas financeiras mudaram para a zona Sul de São Paulo, a Avenida Paulista passou a ser um dos maiores polos culturais do país.

Como chegar

Sem dúvida, a melhor maneira de chegar até a Avenida Paulista para fazer seu roteiro de 1 dia é de metrô. Existem três estações que estão localizadas na avenida, são: a Brigadeiro, Trianon-Masp e a Consolação, todas da linda verde.

Ainda ali perto, na Rua Consolação, tem a estação Paulista da linha amarela.

Outra forma pratica de chegar é através de ônibus, pois existem vários pontos bem localizados e sinalizados. Além disso, os apps de transporte como o Uber estão aí para facilitar nossa vida, sendo também, uma ótima opção, principalmente se for dividir com outras pessoas.

Embora, muita gente prefira ir de carro, não é uma opção muito recomendável, visto que, o trânsito é intenso e os estacionamentos são caros.

Veja também: Como se locomover de trem e metrô em São Paulo

Parara 1: Casa das Rosas

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista
Casa das Rosas

A minha primeira parada foi na Casa das Rosas que fica do lado do Sesc da Avenida Paulista.

O ponto turístico representa uma das únicas casas da época dos barões de café. Foi construída pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1928, na época em que a Avenida Paulista era repleta de casas da elite cafeeira. A casa foi residência da sua filha Lúcia Ramos de Azevedo e a família dela.

A saber, o nome da casa se deu por conta da fama do jardim de rosas que era muito grande.

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista

Atualmente, a Casa das Rosas é um espaço dedicado as artes literárias e teatrais, com o nome Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

No segundo andar é possível ter uma vista da avenida, porém eu não tive oportunidade de entrar, pois o prédio estava sendo restaurado.

Contudo, fui até o lindo jardim da casa, onde tem um restaurante, cafeteria e livraria.

Dica da Dre: Apesar do casarão estar em processo de restauro, vale a pena conferir as exposições no jardim e quem sabe, degustar um café também.

Onde: Avenida Paulista, 37.

Horário: De Segunda a Domingo das 7h às 22h (Jardim da Casa das Rosas).

Quanto: Gratuito.

Parada 2: Mural do Kobra

Bem na frente da Casa das Rosas, parei por alguns instantes para admirar a arte do Eduardo Kobra. A saber, São Paulo é uma das maiores representantes da arte urbana e na Avenida Paulista, isso pode ser visto nos altos prédios ao longo de toda avenida.

No caso desse grafite, chamado o Mural do Oscar Niemeyer, foi pintando em 2013 em homenagem ao aniversário de São Paulo e ao próprio Oscar que presenteou a cidade com obras icônicas.

Sem dúvida, o mural faz toda diferença na paisagem da Avenida Paulista. Portanto, não deixe de apreciá-la através de diversos ângulos.

Dica da Dre: Um bom ponto para observação é o mirante do Sesc da Avenida Paulista.

Parada 3: Japan House

Logo no começo dos 2.800 Km da avenida, é possível visitar o Japan House. A casa busca promover a cultura japonesaatravés da arte, educação, livros, gastronomia e tecnologia.

A saber, existem muitas atrações para visitar no Japan House. Contudo, só o fato de admirar do lado de fora, já vale a pena, pois sua arquitetura inovadora do Kengo Kuma é um atrativo à parte.

Suas exposições são temporárias, por isso, é interessante revê-la sempre que puder, para conhecer as novas atrações. Assim como no Brasil, também tem Japan House em Londres e Los Angeles.

Quando fui, estava acontecendo uma exposição muito legal sobre artes gráficas japonesas. Ela vai até o dia 01/05/2022.

O espaço é composto de biblioteca, loja, restaurante Junji Sakamoto do chef Jun Sakamoto, cafeteria, assim como espaços para as exposições e worshops.

Onde: Avenida Paulista, 452.

Horário: De terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h. 

Quanto: Gratuito.

Parada 4 : Shopping Pátio Paulista

Como estava no Japan House e ainda queria visitar atrativos ali perto e estava com muita fome, resolvi ir almoçar no Shopping Pátio Paulista que fica bem perto. Por isso, entrou para meu roteiro de 1 dia na Avenida Paulista.

Para quem gosta de passear em shoppings, é sem dúvida, uma ótima opção, pois ele conta com diversas lojas conhecidas e a sua praça de alimentação é completa.  Aliás, no decorrer da avenida é possível encontrar vários shoppings como o Center 3, Top Center, Cidade São Paulo, entre outros.

Onde: Rua Treze de Maio, 1947.

Horário: Todos os dias das 10h às 22h e domingos a partir das 11h.

Quanto: Gratuito.

Veja também: Turismo de compras em São Paulo

Parada 5: Sesc Avenida Paulista

O Sesc Avenida Paulista é um dos mais procurados de São Paulo, pois abriga umas das melhores vistas da cidade. Inclusive, ele foi um dos pontos turísticos mais procurados do município em 2018, o ano em que foi inaugurado.

O prédio possui 17 andares e dispõe de diversas áreas como, espaço para crianças, exposições, galerias, biblioteca e lanchonete.

Esse Sesc é imperdível, pois além de estar em uma avenida com muitos atrativos para conhecer, possui o terraço que proporciona uma vista espetacular.

Dica da Dre: O mirante é uma ótima opção para apreciar o pôr do sol, eu tive a oportunidade de assistir e posso garantir que é maravilhoso.

Atenção: Atualmente é necessário agendar a visita ao Mirante através doapp Credencial Sesc. Se possível, agende com antecedência, pois eles não liberam sem agendamento. Outra dica é agendar entre os horários das 17h às 18h30 para assistir ao pôr do sol, mas saiba que é um dos horários mais disputados.

Aproveite também para tomar um café na lanchonete do terraço. A saber, a duração da visita ao mirante é de até 30 minutos, é possível agendar em um único horário para no máximo 4 pessoas e os horários são disponibilizados às sextas a partir das 12h e permanecem até esgotarem as vagas.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Onde: Avenida Paulista, 119.

Horário: terça a sexta, 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.

Quanto: Gratuito.

Veja também: Top 5 unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

Parada 6: Itaú Cultural

Caminhando um pouco mais que 1 minuto, na mesma calçada, o Itaú Cultural, também é um lugar gratuito na Avenida Paulista que vale a pena conhecer.

Entre a programação que é variada, é possível visitar exposições, assistir a apresentações teatrais, assim como musicais e participar de encontros e oficinas.

Além disso, o prédio conta com uma exposição que é permanente no Espaço Olavo Setúbal, que possui coleções de obras do Brasil Colonial e Império. Se prepare para tirar muitas fotos na escadaria que expõem gravuras da fauna e flora brasileira que são belíssimas.

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista
Espaço Olavo Setúbal

Este é um ótimo programa para fazer na Avenida Paulista, visto que, é referência cultural desde 2014, quando foi inaugurado.

Onde: Avenida Paulista, 149.

Horário: De terça a sexta das 09h às 20h, sábado, domingo e feriado das 11h às 20h.

Valor: Gratuito, mas fique atento, pois nas apresentações ou oficinas é necessário a retirada de ingressos com horas de antecedência.

Parada 7: Centro Cultural Fiesp

Centro Cultural Fiesp é um dos lugares que eu mais gosto de visitar na Avenida Paulista, pois além de ser gratuito, eu frequento desde criança. Assisti muitas peças de teatro na Fiesp.

O centro também possui três galerias para exposições, assim como uma livraria e cafeteria.

Outro ponto interessante é a arquitetura do prédio, projetada pelo Paulo Mendes da Rocha, que junto com o famoso Oscar Niemeyer, são os únicos brasileiros a ganhar o Pritzker.

Todas as atividades são gratuitas e caso tenha interesse de assistir à alguma peça, geralmente elas acontecem de quinta à domingo à partir das 20h. Todavia é necessário efetuar a reserva pelo site do Sesi. Mas vale a pena perguntar na bilheteria caso tenha esquecido de efetuar a reserva, pois normalmente sobram bilhetes, porém, é necessário solicitá-los com 2 horas de antecedência.

Dica da Dre: Na cafeteria dentro do espaço é possível admirar o jardim vertical com designer de Burle Marx.

Onde: Avenida Paulista, 1313.

Horário: Diariamente das 10h às 20h.

Valor: Gratuito

Parada 8: Masp

Em meio a famosa Avenida Paulista, o MASP com a sua arquitetura peculiar e imponente, chama a atenção de quem passa em frente e deve estar no seu roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista.

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista
MASP

Além disso, o museu possui um dos acervos mais valiosos da América Latina, distribuídos em 4 andares.

Fundado em 1947, o MASP foi o primeiro museu moderno do país, e atualmente conta em torno de 8 mil peças expostas com obras de Portinari, Van Gogh, Renoir, Rodin, Picasso e Monet. Ou seja, é ideal para quem gosta de história da arte.

Embora só o fato de conhecer o museu do lado de fora por conta da sua arquitetura e suas riquíssimas obras, o vão livre do MASP também é uma grande atração. Lá, acontecem shows e eventos frequentemente, além da feira de antiguidades nos domingos pela manhã.

Certamente, visitar o prédio projetado por Lina Bo Bardi e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não pode faltar no seu roteiro.

Onde: Avenida Paulista, 1578.

Funcionamento: Quarta a domingo das 10h às 18h e terça das 10h às 20h.

Valor: R$ 50,00 inteira. Estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam R$25,00 mediante comprovação. Crianças com menos de 11 anos não pagam e na terça-feira e na primeira quarta no mês a entrada é gratuita.

Para agendamento acesse aqui.

Veja também: Top 5 museus em São Paulo (capital)

Parada 9: Méqui 1000

Caminhando um pouco mais a frente, o Méqui 1000 também pode fazer parte do seu roteiro de 1 dia na Avenida Paulista. Lá, é possível tirar fotos da milésima loja do McDonalds do Brasil que fica em um dos últimos casarões antigos da avenida.

A loja 1.000 do méqui que foi inaugurada em 2019, mantem todas as características originais do casarão da década de 40 com decoração temática que se renova de tempos em tempos.

O espaço é considerável instragamável por conta da decoração interna do prédio, especialmente do lustre gigante em formato de Big Mac.

Além disso, outro motivo para visitar o Méqui 1000 é o cardápio que oferece itens exclusivos e sazonais só encontrados na unidade.

Onde: Avenida Paulista, 1811.

Funcionamento: 24 horas.

Parada 10: Letreiro Amo SP

Em frente ao Shopping Center 3, não deixe de tirar uma foto no letreiro Eu Amo SP que está lindo.

Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista

Parada 10: Instituto Moreira Salles

Por último e não menos importante, no final da avenida, o Instituto Moreira Salles, é um prédio de 7 andares com galerias, biblioteca, cineteatro, salas de aula, loja, livraria, café e restaurante.

Não à toa, que quem me levou para conhecer o espaço foi um amigo arquiteto, pois suas exposições são especializadas em fotografia e a arquitetura projetada a partir de conceitos sustentáveis é única e peculiar.

O destaque desse centro cultural é, sem dúvida, o terraço na Praça IMS. Acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes, proporciona uma vista linda da Avenida Paulista. Portanto, incluir no seu roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista vale muito a pena.

Onde: Avenida Paulista, 2424.

Horário De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Valor: Gratuito.

Veja o mapa do roteiro abaixo:

Outros atrativos na Avenida Paulista

Como dito anteriormente, 1 dia é pouco para desfrutar de tudo o que a avenida tem para oferecer.

Se você tem mais dias para andar na avenida, sugiro fazer tudo com muita calma, e ainda conhecer outros locais.

Entre eles, almoçar em algum restaurante considerado “point” como o Asterix, Prainha, Ráscal, entre outros. Relaxar em alguma praça ou até mesmo no Parque Trianon, visitar as igrejas e fazer compras nos shoppings ou até mesmo nas feiras que acontecem de domingo abaixo do MASP ou por toda a Avenida Paulista.

Por fim, essa foi a sugestão de um roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista, a mais cultural de São Paulo. Gostou das dicas?

Veja também: O que fazer em São Paulo: top 13 dicas

Siga nosso instagram:

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

3 comentários sobre “Roteiro de 1 dia pela Avenida Paulista: tudo de graça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *