Como é a visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
O ponto turístico mais visitado da cidade de Aparecida, é a segunda maior igreja do mundo e a maior dedicada a Nossa Senhora! Isso porque são 72 mil m² de construção, divididos em vários espaços abertos à visitação. Por isso, muitas pessoas acabam não conhecendo nem a metade das atrações que a Basílica da Aparecida do Norte oferece e pensando nisso, neste artigo, contarei como é a visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e seus atrativos, a fim de contribuir com a sua ida até Aparecida.
Como dito anteriormente, a Basílica da Aparecida do Norte é a segunda maior igreja do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro no Vaticano. Assim sendo, possui uma impressionante grandiosidade, composta por pavimentos inferior e térreo, arcada e tribuna sul, cúpula central, 4 capelas e a Torre Basílica!
Ou seja, tem muito mais que um espaço para conhecer e apesar de ser famosa por peregrinos, a Basílica vai muito além do Turismo Religioso com atrações pra lá de divertidas como o teleférico!
Como chegar
A Basílica fica localizada na cidade de Aparecida a 170 km da capital paulista e a 263 Km do Rio de Janeiro, mais precisamente no Vale do Paraíba.
Embora visitar a cidade de carro seja a melhor opção, existem diversas empresas de ônibus de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que disponibilizam veículos até a cidade de Aparecida.
Assim sendo, para quem pretende visitar Aparecida de carro, o acesso é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116).
Já, para quem pretende ir de avião, o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos a 80 Km, mas as passagens são mais caras. A outra alternativa mais econômica seria desembarcar no aeroporto de Guarulhos, a 155 Km da cidade.
Ainda, para quem escolhe vir de ônibus existem várias opções, são:
De São Paulo, a Viação Pássaro Marrom e a Expresso Itamarati com opções que saem do interior paulista.
Saindo de Curitiba, Porto Alegre e Joinville, a empresa que faz a viagem até o Santuário é a Viação Penha.
Do Rio de Janeiro, quem realiza o trajeto é a Sampaio.
Quando ir
Aparecida é o principal destino de Turismo Religioso do Brasil, por isso, se você procura evitar aglomerações e pretende visitar as atrações com mais calma, não é recomendado ir no feriado de 12 de outubro. Pois o movimento por conta do dia da padroeira do Brasil é intenso. São mais de 200 mil pessoas que visitam a Basílica nessa data, sem contar que os hotéis ficam lotados.
Ademais, é interessante evitar períodos de férias e outros feriados e finais de semana, além de estações quentes como o verão.
A cidade
Antes de a cidade ser fundada, seu nome se deu por causa de três pescadores que encontraram uma escultura de Nossa Senhora no rio, e a partir de então, tiveram abundância na pesca que estava precária. Pelo fato de a imagem ter aparecido para esses pescadores em 1717, se deu o nome de Aparecida.
Essa Santa foi instalada primeiramente na Basílica Velha e atualmente esta no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida com 39 centímetros.
Aparecida foi fundada em 1928 e embora seja conhecida como Aparecida do Norte, o nome oficial é apenas Aparecida. A saber, o prefixo norte foi adicionado devido a uma estação de trem que se chamava Estação de Ferro do Norte, responsável pelo desembarque de peregrinos.
Foi por conta do aumento dos peregrinos na região, que a necessidade de um templo maior surgiu e por isso em 1888 foi inaugurado o que atualmente é conhecida como a Basílica Velha em estilo Barroco que possui ligação com a Basílica Nova por uma ponte.
Posteriormente, em 1930, o Papa Pio XI consagrou a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como a padroeira do Brasil. A partir de 1980, quando o feriado em nome da Santa foi oficializado, todo dia 12 de outubro a cidade recebe milhões de peregrinos.
A Basílica
A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida ou o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é cartão postal da cidade e sem dúvida é o atrativo mais procurado pelo turista. Ela foi inaugurada em 1980 e reformada em 2017 e já recebeu a visita do Papa Bento XVI no ano de 2007.
A sua construção é em forma de cruz e toda em tijolo. Além disso, acolhe 30 mil devotos em torno do Altar Central e na parte externa a capacidade é para 300 mil turistas. Afinal, são 72 mil m² de construção.
Contudo, além da linda imagem de Nossa Senhora, o espaço ainda abriga um museu, mirante, e várias salas.
A seguir, citarei cada espaço para auxiliar sua visita.
Memorial da Devoção
O Memorial da Devoção fica na Basílica Nova da Nossa Senhora Aparecida. O local conta um museu de cera com mais de 60 peças representando artistas que tinham Nossa Senhora como devota.
Os Monumentos dos Milagres
5 monumentos produzidos pelo artista Gilmar Pina, representam os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida.
O Mirante da Torre
O atrativo fica no 18° andar da torre, possuindo 110 metros de altura. Vale muito a pena conhecer, pois oferece uma visão espetacular do Vale do Paraíba, Rio Paraíba, assim como da Rodovia Presidente Dutra.
Museu Nossa Senhora Aparecida
O museu fica no 2° andar da torre citada acima, e foi inaugurado em 1956. Nele é possível encontrar exposições permanentes e também temporárias, tendo como foco principal a história da devoção a Nossa Senhora.
Para quem prefere visitar somente a torre o ingresso é R$10, já se pretende conhecer o museu também, o valor é R$15,00.
A Passarela da Fé
A Passarela da Fé, liga a Matriz Basílica antiga e a Basílica Nova. Possui 392 m de extensão e 35 m de altura. A saber, o caminho é um tradicional ponto de peregrinação dos romeiros para pagar promessas e agradecer os milagres da Nossa Senhora Aparecida.
Sala dos milagres
Além de todos os espaços citados anteriormente, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ainda conta com a impressionante Sala dos Milagres. Ela possui 1,3 mil m² e reúne objetos, cartas, testemunhos e fotos deixados pelos devotos como agradecimento às bênçãos recebidas, assim como pagamentos de promessas feitas a padroeira do Brasil.
O Complexo
O Complexo Turístico Religioso do Santuário Nacional de Aparecida, ainda disponibiliza outras atrações e instalações como um enorme estacionamento com capacidade para mais de 5 mil veículos.
Além disso, a Basílica possui 5 capelas, no qual, duas estão na parte de fora (capelas do Santíssimo) e as outras três São José, do Batismo e das Velas, no interior do Santuário.
O complexo também conta com uma vasta aérea de alimentação. Além disso, possui um espaço de compra de lembranças no Centro de Apoio ao Romeiro, com 380 lojas e 874 sanitários.
Para saber o horário de funcionamento de cada atrativo clique aqui.
O que mais tem para fazer em Aparecida?
Além do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é possível conhecer outros atrativos e atrações como o Morro do Cruzeiro que tem 900 metros de extensão e 83 de altura, o teleférico de Aparecida com um percurso de 1170 m de extensão sobre a Via Dutra. Assim como conhecer o Aquário de Aparecida que conta com uma piscina de tubarões onde o turista pode interagir.
E aí, você sabia que tinha tanta coisa pra conhecer no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida?
Veja também: O que fazer em Iguape e Ouro Preto: Uma cidade repleta de história
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Feche seu hotel com a Hurb!
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Nunca estive no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Minha mãe sim e me contou que é bem emocionante estar aí. Não duvido, uma vez que a energia movimenta é intensa né?!
O mais parecido a Aparecida que eu conheci foi o Santuário Basílica de Guadalupe no México. Contudo, lendo sua descrição, o que tem para ver por aí, me pareceu que o santuário de Aparecida é ainda maior que o de Guadalupe, que já achei bem grande.
Oi Ana! Pois é, eu fui algumas vezes para o Santuário e até hoje não consegui conhecer todos os espaços. Realmente é muito grande.
Está em Aparecida é chorar de emoção e olha q não conheço quase nada de lá, apenas algumas partes da basílica.
Quero voltar com tempo para explorar todo o local e assistir uma missa.
É verdade Simone, um lugar muito emocionante!
Acho esse santuário lindo demais. Não tem uma vez que eu vá a São Paulo de carro que não pare lá. Minha mãe e irmãos são super devotos dela. Ela é muito querida aqui na nossa família
Olá Hebe! Eu também acho muito lindo!
Não conheço o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mas sei que é muito famoso. ótimas dicas e detalhes.
Realmente é bem conhecido!
Eu moro em Campinas, q não é longe de Aparecida, mas nunca fui visitar hehehe Não sou muito religiosa apesar de ter passado a vida toda estudando em colégio católico, mas tenho uma curiosidade de conhecer o Santuário de Nossa Senhora Aparecida pela grandiosidade mesmo!
Oi Fer! Eu também não sou religiosa, mas vale a pena conhecer pela grandiosidade do Santuário! Abraços!