Por que visitar o Templo Zu Lai em Cotia?
Pertinho da capital paulista, existe um lugar verdadeiramente surreal de tão bonito e pacífico chamado Templo Zu Lai! E apesar de só o fato da sua bela natureza ser capaz de atrair visitantes, o templo tem mais a oferecer! Por isso, vou te contar nesse artigo, o porquê vale muito a pena visitar esse espaço tão especial em Cotia! Partiu meditar?
Motivo 1: O Templo Zu Lai é pertinho de São Paulo
Embora, ao visitar o templo, pareça estarmos muito longe do movimento e caos da capital, na verdade ele fica a apenas 30 Km de distância, na cidade metropolitana de Cotia/SP.
Assim sendo, para quem opta vir de carro (a melhor opção), deve seguir pela Rodovia Raposo Tavares, posteriormente, pegar a Estrada São Fernando até chegar ao destino.
Alugue seu veículo com a Rentcars e divida em até 12x
Também, existe a possibilidade de pegar ônibus do lado do metrô Liberdade aos domingos às 8h30 por R$15,00 ida e volta.
O estacionamento no Templo Zu Lai é gratuito.
Ou seja, para visitar o templo para quem vem de São Paulo, é apenas 1h de viagem.
Motivo 2: É um passeio barato
Para conhecer o templo, não é necessário pagar nenhuma entrada. Contudo, lá dentro é disponibilizado almoço e tem uma lanchonete. Assim sendo, é interessante levar um trocado para degustar algum produto ou tomar um café.
Motivo 3: O Templo Zu Lai é um lugar misterioso
Se você, assim como eu, gosta de mistérios, vai se identificar bastante com o espaço. A curiosidade já começa logo na entrada, onde, durante o trajeto até chegar no imenso jardim é cheio de diferentes tipos de budas representados por esculturas. Os instrutores falam que o caminho é a retratação da jornada da vida de um ser, ou seja, os budas são representações de fases de estado de consciência e aprendizados, até chegarmos na iluminação, após subir várias escadas e finalmente visualizar o paraíso, ilustrado pelo imenso jardim e o altar do templo, dando a sensação de estarmos no céu. Eu particularmente, me identifiquei muito com essa comparação.
Motivo 4: A construção do Templo Zu Lai
O Templo Zu Lai, inaugurado em 2003, é considerado o maior da América Latina, afinal, são 10 mil m² de área construída em uma área total de 150.000 m².
Além disso, ele é uma construção multicultural, desenvolvida por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros, unindo o contemporâneo com o antigo.
Ademais, no Templo Zu Lai os ambientes são claros, iluminados e possui um belo pátio, resultando em uma paisagem deslumbrante.
Um ponto que me chamou atenção na construção, foram as imagens de lótus, que é a flor símbolo do budismo, esculpidas com muita delicadeza nas estruturas do templo.
Este é um bom motivo para quem gosta de contemplar construções e a natureza.
Motivo 5: Conexão com a sua espiritualidade
Apesar de neste artigo o foco ser um dia de visita, o templo também funciona como um retiro espiritual. Isto é, existe a possibilidade de fazer de 3 semanas a 1 mês de retiro no templo.
Para quem já tem o hábito de meditar, eles disponibilizam horários convidando as pessoas a meditarem também. São várias salas com horários marcados, além da sala principal, onde você é convidado a acender um incenso. Infelizmente, na época não conhecia muito sobre a meditação e não praticava, mas se fosse nos dias de hoje, provavelmente eu ia passar um bom tempo em alguma dessas salas.
Além disso, o templo é instalado em uma área em meio a natureza com muito verde, árvores e flores, sendo uma soma que resulta em paz e tranquilidade! Assim sendo, como não conseguir alguns momentos de conexão e reflexão e principalmente gatidão!
O silêncio é obrigatório no templo, então, juntando tudo isso, acho que é um ótimo motivo pra quem busca sossego.
Motivo 6: Você poderá aprender sobre a filosofia budista
Também é um local para conhecer mais sobre a filosofia budista, mesmo não sendo apto dela.
Ademais, o Templo Zu Lai, é um dentre muitos do Monastério Fo Guang Shan pelo mundo e tem suas raízes no Budismo Maaiana, onde enfatiza que a natureza búdica está ao alcance de todos.
O objetivo dessa filosofia, é propagar os princípios do Monastério Fo Guang Shan, divulgando o budismo e beneficiando a todos, através de quatro estâncias básicas da vida: Educação, Cultura, assim como Ação Social e Prática Religiosa.
Enfim, te garanto que você sairá de lá cheio de reflexões sobre essa religião milenar!
Motivo 7: Contato com a natureza
O templo tem uma área verde muito bem cuidada! Além do jardim principal, há outra parte verde com um pequeno lago com tartarugas, carpas e gramados para deitar e descansar! Acho que você não vai querer mais ir embora! Só acho…
Motivo 8: Eventos culturais
O Templo Zu Lai, também disponibiliza diversos projetos de educação, palestras, cursos, bibliotecas, cerimônias e atividades.
Eu presenciei uma prática de Tai Chi, e foi lindo! Vale muito a pena! Acesse aqui antes de visitar, quem sabe seu passeio fica ainda mais completo!
Além disso, acontecem eventos como a Celebração do Ano Novo e Celebração do Vesak, este último, o nascimento do Buda.
Atenção: Verfificar horário de funcionamento devido a Pandemia.
Quando ir?
O templo funciona de terça a sexta das 12h às 17h e sábados e domingos e feriados (tirando segunda), das 9h30 às 17h.
Nos finais de semana, o templo costuma receber em torno de 3.000 pessoas, por isso, chegue mais cedo se quiser conhecer o local mais vazio.
Atenção:
O templo possui algumas regras de conduta, são:
Não é permitido trazer quaisquer bebidas e alimentos para o interior do templo;
O local não autoriza piqueniques;
É proibido animais de estimação;
Não é permitido roupas inadequadas (decotes, regatas e shorts);
Fotografar e filmar atividades e o interior das salas sem autorização prévia é proibido;
Não fumar absolutamente em nenhum local do templo;
O templo deixa claro para não pegar nada que não tenha sido oferecido;
É proibido assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, debruçar-se nas muretas, estátuas e etc.);
Não manifestar contatos íntimos (beijos, abraços, carícias e etc.);
Não tocar nos instrumentos de darma;
Fazer barulho e aglomeração na porta da sala principa é proibido.
Outras curiosidades e informações do Templo Zu Lai
O Significado do Templo Zu Lai / Fo Guang Shan é Montanha da Luz de Buda.
O local possui uma cafeteria e um restaurante. Mas, esse último, oferece o almoço oriental vegetariano somente aos sábados, domingos e feriados das 12h às 14h30. O valor é de R$30,00.
O Templo Zu Lai fica na Estrada Fernando Nobre, 1461.
Enfim, esses foram os motivos que acredito que faça valer a pena conhecer o maior templo budista da América Latina. Eu, particularmente, tive momentos de muita tranquilidade, conhecimento e paz.
E você, o que achou? Conhece o templo, ou outros templos budistas no Brasil? Conta nos comentários!
Obrigada pela companhia!
Veja também: Como funciona o passeio de barco pelo Rio Tietê em Barra Bonita?
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Compre seu pacote com a Hurb!
- *Alugue sua mala pela Getmalas!
- Feche seu passeio com antecedência!
- *Compre seus produtos de viagem com a Amazon!
- *Reserve seu passeio com antecedência na Luck Receptivo!
- *Reserve sua hospedagem com a Booking!
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Eu sou de Cotia e fico muito feliz de ler um post como esse. O templo Zulai é uma pérola não só de Cotia, mas também de todo o país. Lugar maravilhoso, pura conexão com a natureza e as energias boas do universo! Amo!!!
Oi Gabriela! Que bom que gostou! Fiquei feliz por ler seu comentário também! É muito bom quando valorizamos aquilo que temos em nossa casa! Abraços!
Acho o Budismo tão lindo e adoro conhecer templos budistas. Sou louca para conhecer o Templo Zu Lai em Cotia. Estou chocada que ele fica tão pertinho de Cotia. Quando eu for para São Paulo vou tentar encaixar uma visita. Obrigada pelas dicas.
Oi Fernanda! Vai sim, te garanto que valerá a pena! Abraços!
Amei. Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse templo Zu Lai. Gostaria muito de conhecer mais a filosofia budista, e esse é tão pertinho, uma excelente oportunidade.
Obrigada por compartilhar.
Oi Olivia, também me interesso bastante pelo budismo! E esse lugar é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre essa filosofia, além de ser um lugar lindo! Abraços!
Que passeio super gostoso para quem mora perto da capital 🙂
Uma delícia poder respirar ares mais leves fora dessa maratona que encaramos todos os dias.
Pois é Natalie! é uma ótima opção!
Conheci o templo Zu Lai há alguns anos e fiquei muito impressionada com a beleza do local e a total sensação de paz!
Lindo neh Luciana!
Tô procurando passeios ao ar livre não muito longe de Campinas e achei q talvez o Templo Zu Lai fosse a solução para os meus problemas, mas ainda não. rs. Espero alguns meses ainda então para reabrir (e passar o calor já q não dá pra ir d shorts e regata, agora só no outono kkkkk)
rsrsrs pois é Fer! Tem esse detalhe neh! E nesse calor a gente quer locais onde podemos ficar mais a vontade!