fbpx
ReflexõesViajar em casa

5 aprendizados com a Pandemia: Um dos maiores desafios da humanidade

Aprendizados Pandemia
Foto: James Wheeler por Pixabay

2021 chegou e junto com ele, muitos desafios e futuros incertos. Já estamos no quarto mês do ano, e a situação especialmente no Brasil está ainda mais desafiadora do que o mesmo período do ano passado. Embora seja difícil muitas vezes encontrar a luz em meio ao caos, mais para algumas pessoas do que outras, você já parou para refletir sobre os aprendizados que a Pandemia vem nos trazendo? Já conseguiu parar para refletir quantas questões a quarentena está proporcionando? Eu já tive algumas, e resolvi compartilhar com você querido leitor, 5 aprendizados que a Pandemia me trouxe nesse 1 ano de isolamento social. Vem dividir comigo?

1. Somos todos iguais

Apesar de ser óbvio esse primeiro item da lista, a Pandemia veio nos confirmar que independente de sermos anônimos ou famosos, ou de termos dinheiro ou não, que sim somos todos iguais e qualquer um pode pegar o vírus.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Claro, que a forma como cada ser humano vai lidar com a situação é diferente, assim como o tratamento que a pessoa vai receber.

Mas, certamente, um dos maiores aprendizados que a Pandemia nos trouxe, foi que já chegou o momento de respeitar as diferenças e entender de uma vez por todas que a sua vida importa sim, mas não mais do que a do outro.

2. A sua vida importa tanto como a do outro

Um ponto que ficou muito evidente nessa Pandemia e que tem ligação com o item anterior é que infelizmente ainda vivemos em uma realidade muito desigual e que isso precisa mudar urgentemente.

Isto é, enquanto existem hospitais bem estruturados para receber pessoas que tem condições de pagar por determinado serviço, por outro lado, o caos é extremo para aqueles que não tem as mesmas condições. Hospitais públicos lotados e o mais triste, pessoas não resistindo por falta de leitos e etc.

Ou seja, um dos maiores aprendizados de tudo o que estamos vivendo é que já chegou a hora de todos termos acesso a direitos iguais, esses que são o básico e que nem eles são supridos.

3. Nós precisamos ser a mudança

Sem dúvida, temos sim que cobrar das entidades que estão “acima” como o governos por condições cada vez melhores, mas não podemos esperar por resultados sem fazer a nossa parte.

Veja bem, não estou tirando a responsabilidade de um presidente por exemplo de fazer a sua parte, mas sim olharmos para aquilo que temos controle e fazer aquilo que é da nossa responsabilidade.

Vejo muitas pessoas criticando o governo em geral (que sim, deixa muito a desejar), mas que vai para festinhas clandestinas ou que pouco importa fazer uso de máscara.

Entende que é meio incoerente cobrar por resultados positivos e não fazer o mínimo para colher dias melhores?

Todos nós sempre temos no que melhorar, seja nas nossas atitudes e ações ou no que falamos para o outro no nosso dia a dia. É momento de entender qual é o nosso papel aqui nesse mundo.

4. O meio ambiente precisa da gente

Aprendizados Pandemia
Imagem de Lutz Peter por Pixabay

Não tem como negar que um dos aprendizados dessa Pandemia esta sendo sobre a nossa má relação com o meio ambiente.

Lembro que já nos primeiros meses de quarentena, ouvimos falar sobre a melhora da poluição nos mares e florestas.

Com certeza, essa é uma das pautas mais relevantes levantadas nesse período, de como vínhamos tratando a natureza para satisfazer as “nossas necessidades” e como isso vem prejudicando o meio ambiente. Podemos ver isso na grande produção de roupas conhecida como fast fashion, da indústria de alimentos como a maldade dos abates de animais e até no Turismo de Massa.

Por isso, é hora de olharmos para as formas que estamos levando as nossas vidas, e ressignificar a nossa relação com a natureza, começando com o respeito a ela e por consequência, em mudanças de hábitos.

Veja também: Turismo sustentável: O que é e como praticar

5. Não temos o controle de nada

E por fim, o maior aprendizado pra mim nessa Pandemia foi a que não temos o controle de praticamente nada nessa vida. Ou seja, nunca vivi um momento em que as coisas fossem tão incertas, onde não sabemos se amanhã estaremos empregados ou até mesmo vivos.

Por isso, a fé foi uma das práticas que eu venho cada vez trabalhando mais na minha vida e no meu dia a dia. A fé em algo maior, a fé nas minhas escolhas, a fé nas pessoas e a fé por dia melhores.

Apesar do desafio que todos estamos vivendo com tudo isso, sabemos que um dia isso vai passar. E quando isso acontecer, eu desejo que possamos honrar todos aqueles que já foram e irão sendo pessoas cada vez melhores. Melhor em respeitar o próximo, melhor em sermos a mudança, melhor em relação ao cuidado com o meio ambiente.

E você, como está lidando com tudo isso? Quais estão sendo os seus aprendizados?

Obrigada por chegar até aqui!

Veja também: Em 2020 a nossa viagem foi para dentro: Uma reflexão sobre o ano do sol

Enquanto isso, viajamos dentro de casa mesmo: 10 dicas de o que fazer para viajar do seu lar

Viagem na Pandemia: Será que é seguro e vale a pena arriscar?

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

9 thoughts on “5 aprendizados com a Pandemia: Um dos maiores desafios da humanidade

  • Amei sua reflexão sobre a pandemia. O que aprendi é exercitar a empatia. Olhar o próximo. Um exercício diário. Fé que iremos sair melhores depois de tudo isso (não está fácil, mas temos que ter esperança)

    Resposta
    • Oi Lu, que bom que se identificou de certa forma. Empatia foi um dos maiores aprendizados sem dúvida! Também tenho fé que sairemos melhores disso tudo! Obrigada pelo compartilhamento! Abraços!

      Resposta
  • Cintia Grininger

    Compartilho de muitos dos seus aprendizados com a pandemia, mas uma coisa que ficou mais evidente que nunca é a desigualdade social – dentro do nosso país e entre os países. E o impacto econômico da pandemia agravou ainda mais esse abismo.
    Outro ponto que pra mim ficou evidente é a importância de bons líderes numa crise – depois de um ano, está bem claro que aqueles governantes que souberam antecipar situações e priorizar o que era importante pouparam suas populações das consequências mais graves (e ficou bem claro que não fazemos parte desse time de sortudos…)

    Resposta
  • Isso mesmo, estamos tirando muitos aprendizados com essa pandemia!

    Resposta
  • Os aprendizados que tivemos com a pandemia foram muitos mesmo, mas oscilo em esperança e desesperança, muitas vez acredito no aprendizado coletivo e em outras não acredito que as pessoas tenham aprendido alguma coisa. Eu, particularmente, entrei num novo modus viagem e tenho estudado bastante sobre turismo responsável e sustentável e espero desenvolver mais trabalhos sobre isso quando for possível.
    beijos

    Resposta
    • Oi Olivia, também venho me interessando por esses assuntos ainda mais do que antes!

      Resposta
  • Tem razão, a pandemia mudou muita coisa no mundo e dentro de nós. Espero que pelo menos essa parte seja para o bem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *