O que é Carta Schengen?
Você sabia que para entrar em alguns países da Europa é obrigatório ter um documento que comprove que o turista tem uma cobertura de saúde. Pois bem, esse documento é conhecido como Carta Schengen e neste post você vai saber o porquê disso e como fazer para adquirir esse comprovante.
O Tratado de Schengen
Antes de mais nada, vamos entender de onde vem a Carta Schengen.
Bom, o Tratado de Schengen é nada mais que um acordo entre alguns países europeus, no qual, possuem entre si uma política de abertura de fronteiras e livre circulação.
Ou seja, se o turista entra em um país que faz parte do Tratado Schengen e passa pelo primeiro controle de fronteira, cumprindo todos os requisitos, ele poderá circular tranquilamente nos outros países participantes em um período de até 90 dias sem precisar comprovar novamente.
Portanto, o Espaço Schengen permite o livre deslocamento de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.
Assim sendo, visitar os países do Tratado de Schengen é como se fosse entrar em um único país.
Todavia, é muito importante carregar junto seu documento válido de identificação, assim como o passaporte caso seja solicitado.
E quais são esses países que exigem a Carta Schengen?
A saber, são quase 30 países que fazem parte deste acordo, sendo todos integrantes da União Européia, além de Islândia, Noruega, Listenstaine e Suíça.
Para acessar os países que fazem parte do Acordo acesse aqui.
E o que é de fato a Carta Schengen?
A Carta Schengen conhecida também como Certificado Schengen é uma apólice que pode ser adquirida através de cartões de crédito ou até mesmo com uma empresa de seguros.
O documento informa que o turista tem um limite de cobertura de no mínimo 30 mil euros em caso de acidentes, enfermidades e repatriação.
Como dito anteriormente, esse é um documento obrigatório. Isto é, sem a Carta Schengen o turista brasileiro não consegue entrar nesses países que fazem parte do Tratado.
Atenção: Os turistas brasileiros não precisam de visto para entrar em países Europeus se for ficar até 90 dias, no entanto, a Carta Schengen é obrigatória. Além disso, em outros países europeus que não fazem parte do Acordo, a identidade sempre será seu passaporte.
Outras comprovações que o turista brasileiro deve fazer para entrar em um Espaço Schengen.
Além da emissão da Apólice de Seguros que nada mais é que a Carta Schengen ou até o Certificado Schengen, ele precisa ficar atento para outras exigências como: o passaporte precisa ter validade superior a 6 meses, é necessário que o turista apresente sua passagem aérea de ida e volta com permanência de no máximo 90 dias, um comprovante de hospedagem, o plano de assistência medica internacional que é o Seguro Viagem ou com cobertura de no mínimo 30 mil euros e por fim, um comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada.
Aqui é interessante mencionar que a verificação e o Check list de todas essas comprovações vai depender de país para país.
E como faço para adquirir esse documento?
Algumas empresas de cartão de crédito por exemplo, disponibilizam esse serviço. A MasterCard fornece o documento para portadores do Cartões Platinum e Black. Contudo, é necessário comprar as passagens aéreas com o cartão de crédito da categoria mencionada acima ou ter comprado as passagens através de milhas acumuladas com o cartão.
Posteriormente, é necessário entrar no site para emitir a Apólice de Seguros e imprimir para levar na viagem. O benefício se estende também para cônjuges e dependentes. Saiba mais aqui.
Por isso, verifique com a bandeira do seu cartão de crédito para ver se existe esse beneficio. Caso não tenha, a outra alternativa é pesquisar uma empresa de seguro e contratar a assistência com eles.
O site da SegurosPromo oferece essa opção e usando o cupom BDESPACHADA5 você ganha 5% de desconto.
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Feche seu pacote viagem com a Hurb!
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Pingback: 10 dicas de como planejar sua viagem - Bagagem Despachada - Blog de viagens