fbpx
Rio de JaneiroSudeste

O que fazer no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

CCBB RJ dos dos lugares mais incríveis para conhecer no centro do Rio de Janeiro

Conhecer o CCBB do RJ foi uma das experiências mais legais que tive na cidade. Isso porque, o prédio que abriga o centro cultural é uma obra de arte por si só, no qual sua construção é datada do período imperial, do século XIX. Além disso, é possível desfrutar de exposições permanentes e temporárias e muito mais. Sem dúvida, é um atrativo que vale a pena conhecer e para te convencer disso, nesse artigo tem tudo o que você precisa saber sobre o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.

Por que conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro?

O CCBB do Rio de Janeiro, assim como outras unidades do Brasil, é um espaço voltado a cultura, que oferece diversas atividades tanto para turistas como moradores. São apresentações de teatro, shows, filmes e exposições. Por isso, já é um baita passeio só por essas razões. Todavia, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, tem seu charme a mais, além de todos esses pontos mencionados acima, ele ainda conta com cafeterias, espaço de convivência e etc.

Além do mais, o prédio onde está instalado carrega muita história. Sua construção com mesclas da arquitetura neoclássica, art nouveau e art déco, ocorreu em mais de 30 anos e já foi a sede central do Banco do Brasil, no século XIX. Portanto, é possível identificar detalhes no edifício daquela época como os cofres, os elevadores com suas portas pantográficas etc. E tudo isso, com entrada gratuita.

O prédio do CCBB RJ

A saber, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro possui 5 andares. No térreo, tem exposições (geralmente são o início das exposições temporárias que continuem no andar de cima), uma livraria, cafeteria, a bilheteria, uma sala de teatro e outra de cinema. Ainda no térreo, é possível desfrutar de um espaço de convivência com coworking e lanchonete.

No primeiro, segundo e terceiro andar, é onde ficam as exposições temporárias e permanentes.

No segundo andar também tem duas salas de espetáculos. Já no quarto, é onde fica um auditório para 90 pessoas e no quinto tem uma biblioteca.

Precisa pagar ou agendar para visitar o CCBB – RJ?

A visita ao Centro Cultural é gratuita, exceto para peças de teatro ou filmes. Entre no site para ver a programação e seus valores.

O agendamento também não é necessário, mas para as exposições temporárias é preciso retirar o ingresso na bilheteria ou reservar pelo site.

Como chegar

O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro fica no centro da cidade, na Rua Primeiro de Março, 66.

Portanto é muito fácil de chegar de transporte público. A estação de metrô mais perto é a da Uruguaiana.

Veja também: Como se locomover sozinha no Rio de Janeiro?

Qual o horário de funcionamento?

O CCBB funciona todos os dias das 9h às 21h, exceto nas terças.

O que fazer no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro

Aprecie o prédio do CCBB – RJ

Como mencionado acima, o prédio por si só, já é uma atração.

Tendo sua pedra fundamental lançada em 1880, foi projetado pelo Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), que também foi arquiteto da Casa Imperial e fundador, da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Sem dúvida, o que mais chama a atenção de quem entra no prédio, é sua rotunda que abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Em 1906, inaugurou a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Posteriormente, na década de 1920, passou a pertencer ao Banco do Brasil, tornando o edifício emblemático no mundo financeiro nacional até 1960. O prédio também abrigou a Agência Centro Rio de Janeiro e depois a Agência Primeiro de Março.

E foi em 1980, que o Banco do Brasil, resolveu transformá-lo em centro cultural, com o intuito de preservar seu valor simbólico e arquitetônico. Pode -se notar a sua preservação nas colunas, do mármore e da linda cúpula sobre a rotunda.

Os estilos preservados no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio é o neoclássico, presentes na rotunda e em suas colunas ornamentadas com a ordem jônica, o art nouveau, encontrado nas janelas externas, e o art déco, presente na porta da entrada da Rua Primeiro de Março, no lustre em frente à bilheteria e nas portas do Teatro I.

 

Visite as exposições

Certamente, as exposições que acontecem nos centros culturais do Banco do Brasil são incríveis e sempre são divididas em temporárias e permanentes.

Exposições permanentes

Museu do Banco do Brasil

As exposições permanentes se dividem em duas etapas.

A primeira é onde ficam os arquivos históricos do Banco do Brasil. Reunindo 200 anos de testemunhos históricos da memória e cultura do país, contando a trajetória da bicentenária instituição financeira. Entre esses documentos estão: atas de reunião, relatórios, fotografias, livros de registro e de contabilidade, plantas de agência, entre outros.

Também é possível encontrar mobiliários da época, como a Sala da Presidência, intacta desde sua última instalação, em 1960.

Outros itens dos acervos são: antigos objetos de trabalho, como o extinto pneumático que interligava o prédio a vários outros da região através de tubos subterrâneos e um sistema de ar comprimido — transportando, com rapidez, documentos inseridos em pequenas cápsulas de metal.

Além disso, o museu do CCBB do RJ também conta com a exposição do Sal ao Digital, que percorre a história da trajetória do dinheiro. Desde o início até os tempos atuais. É uma imersão ao passado.

Exposições temporárias

Já as exposições temporárias como o próprio termo já diz, acontecem com data limite. Por isso, é necessário entrar no site e conferir a programação. Ou então, entrar e se surpreender com a exposição que estiver acontecendo. São sempre muito legais, eu consegui aproveitar duas exposições temporárias, pois fui ao final de uma e no começo de outra. Ambas, valeram muito a pena.

Lembrando que apesar das exposições temporárias no CCBB do Rio de Janeiro também serem gratuitas, é necessário reservar o ingresso pelo site ou retirar no dia na bilheteria.

Aproveite para tomar um café em uma das cafeterias

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro possui alguns espaços para apreciar um bom café, um chá ou quem sabe, até almoçar.

Entre elas estão: a Confeitaria Colombo, que apesar de não ser a original, possui o mesmo cardápio da que fica localizada no centro da cidade. Ela funciona todos os dias das 12h às 18h, menos às terças.

Outro espaço para aproveitar e beber algo ou até comer, é o Restaurante Lilia, que fica no térreo. O restaurante oferece um cardápio baseado na cozinha artesanal contemporânea, com produtos agroflorestais, incentivando a agricultura familiar e de pequenos produtores regionais. Também funciona todos os dias, das 11h30 às 15h e a cafeteria ligada ao restaurante das 9h às 20h. Às terças não abrem.

E por fim, no espaço de convivência também tem outra Confeitaria Colombo. E diferente das outras cafeterias dentro do centro cultural, ela abre às terças das 9h às 19h. De segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 19h.

Passe alguns minutos no espaço de convivência

Diferente de outros centros culturais do Banco do Brasil, o do Rio tem um espaço muito legal chamado de Espaço Conceito. Nele funciona atendimento bancário, espaço de coworking, vitrine de negócios para promoção de produtos e serviços de empreendedores e empresas parceiras, laboratório maker para criação de projetos de tecnologia com possibilidades de testes e prototipagem. E mais sala com terminais de autoatendimento bancário e de reunião.

É um espaço bem aconchegante, muito útil para descansar das caminhadas pelo centro da cidade e para carregar o celular nas diversas tomadas espalhadas no ambiente. Funciona às terças das 9h às 19h. De segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 19h.

Conheça a Biblioteca do Banco do Brasil

O CCBB do Rio de Janeiro também conta com uma biblioteca, criada m 1931.

Atualmente engloba obras de quase todas as áreas de conhecimento, com um acervo de 250 mil exemplares, incluindo nacionais e estrangeiros.

O espaço também oferece salão de leitura e um ambiente de obras infantojuvenis. Abre de segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 21h e domingo das 9h às 20h.

Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Explore os arredores do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro

Bem perto do CCBB do RJ, tem o Centro Cultural dos Correios, a Casa França – Brasil, a igreja da Candelária e a Pira Olímpica.

Dentro do centro cultural também tem sanitários, bebedouros e uma livraria com obras exclusivas sobre diversos temas.

Por fim, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, não pode faltar no seu roteiro, pois é o centro cultural mais amado da cidade e além de várias atividades oferecidas pelo espaço, é possível combinar com outros pontos próximos que também valem muito a pena visitar.

Conheça também o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, através do incrível olhar da Sylvia do blog lugares de Memórias.

Veja também:

O que fazer sozinha no Rio de Janeiro? Será que é seguro?

5 igrejas incríveis para conhecer no Rio de Janeiro

7 lugares incríveis para conhecer no centro do Rio de Janeiro

Passeio pelo centro do Rio de Janeiro: imperdível

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *