fbpx
Planeje sua viagem

Como montar um roteiro de viagem: passo a passo

Pessoa elaborando seu roteiro de viagem
Imagem de Lukas Bieri por Pixabay

Planejar uma viagem vai muito além da compra da passagem aérea e reserva no hotel. E apesar de algumas pessoas preferirem viajar com liberdade sem um roteiro de viagem estabelecido, saiba que na verdade é o planejamento que vai te permitir aproveitar ao máximo os atrativos, assim como ter a liberdade de mudar a rota quando achar necessário.

Por isso, neste artigo vou te mostrar passo a passo de como elaborar o seu roteiro de viagem. Um ponto a ser destacado é que antes de montar o roteiro em si, ou seja, o que fazer no destino como os dias, horários etc., existe várias etapas a serem seguidas e separei tudo nesse artigo.

Portanto aqui vamos focar no roteiro em si, tudo bem?

Além disso, vale lembrar que cada pessoa é única, logo cada viajante tem vontades diferentes e por isso o seu roteiro de viagem tem que ser baseado naquilo que você espera do destino.

Assim sendo, um mesmo destino pode se tornar uma viagem totalmente diferente para pessoas que possuem estilos distintos. Vamos entender mais adiante.

Mas o que exatamente é o roteiro de viagem?

O roteiro de viagem nada mais é que o seu mapa ou melhor é o guia que vai te auxiliar nas suas visitas e passeios no destino.

Isto é, um facilitador organizando exatamente o que fazer no destino escolhido. Este roteiro pode estar traçado em um papel, documento de Word ou até mesmo no celular como é o caso do aplicativo do Google Maps.

Além disso, no roteiro você vai pontuar não só os locais de visita, mas também quando e como esses passeios serão feitos por você.

Dito isso, vamos ao passo a passo de como montar o seu roteiro de viagem.

1. Não deixe para última hora

Pessoa seguindo um roteiro pela estrada
Imagem de Jose Antonio Alba por Pixabay

Até mesmo antes de comprar a sua passagem ou reservar o seu hotel, pesquise por cima o que tem para fazer no destino escolhido. Veja se as atividades que têm no lugar batem com o estilo de viajante que você é.

Além disso, verifique se a época que você quer ir é realmente a melhor como a alta e baixa temporada, clima, valores mais altos que o normal e até mesmo casos extremos naturais como furacões.

Com o passar do tempo, após ter tomado a decisão de ir realmente para o seu destino, você vai aprimorando o seu plano de viagem.

2. Pesquise bastante

Sim, montar um roteiro de viagem que tem a ver com você exige pesquisa. E por isso, você pode contar com blogs de viagem, sites de secretarias de turismo, inspirações do destino no Pinterest e no instagram. Ademais, tem os canais no Youtube e avaliações de outros viajantes em plataformas como a TripAdvisor por exemplo.

3. Organize seu roteiro de viagem

Organizando roteiro de viagem
Imagem de Firmbee por Pixabay

Após as suas pesquisas, organize em um papel, documento do word ou em algum aplicativo como o Google Maps, não só os atrativos e dias que você vai visitá-los, mas também, os horários que você vai, bem como a hora que vai precisar sair do hotel, qual meio de transporte vai usar, o que visitar em cada período do dia, os valores desses passeios e por fim os horários de funcionamento.

Dessa forma, será pouco provável andar à toa e encontrar um ponto turístico fechado e até mesmo de sobrar mais tempo para conhecer outros locais da sua lista. Isso porque, você não vai perder tempo pensando no que fazer depois de cada atrativo visitado.

Para facilitar seu planejamento

4. Inclua bares e restaurantes

Outro ponto importante na hora de elaborar o seu roteiro é incluir os bares e restaurantes que você quer conhecer.

Pode parecer bobeira, mas repara no tempo que gastamos escolhendo um restaurante sem pesquisar antes?!

Isso com certeza vai otimizar muito seu tempo e diminuir a possibilidade de deixar um excelente restaurante com comida típica de fora por falta de planejamento.

5. Compre seus passeios com antecedência

Esse item não serve para todos os destinos, mas em alguns é interessante já comprar seu ingresso ou passeio com antecedência.

Dessa forma, você não corre o risco de não encontrar o ingresso ou até mesmo consegue muitas vezes economizar, pois comprar em cima da hora pode sair mais caro.

O site da Civitatis oferece vários serviços de ingressos e passeios pelo mundo, inclusive Free Tours superbacanas de fazer.

Veja também: Passeando com a Civitatis: Um Roteiro pelo centro histórico de São Paulo

6. Reserve seu carro ou transfer

Já deixar seu veículo alugado reservado apenas para retirada no destino é de extrema importância para que seu roteiro de viagem seja o melhor possível.

Isso também vale em caso de transfer.

Dessa forma, evita perca de tempo e até perrengues desnecessários.

7. Veja os eventos da cidade

Sempre pesquise nos sites oficiais de turismo do destino se acontecerá algum evento interessante nos dias da sua viagem. Isso com certeza pode enriquecer demais sua experiência no destino e te levar mais perto da cultura local.

8. Defina os meios de transportes

Anote os meios de transportes que você vai usar nos dias da sua viagem. Isso vai deixar seu roteiro muito mais completo. Vai usar só o carro alugado, transporte público etc.

Veja também: Alugar carro, faz diferença em uma viagem?

9. Estabeleça seu orçamento

imagem de calculadora e dinheiro para simular um planejamento de viagem
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Também coloque no seu roteiro de viagem o quanto você poderá gastar.

Dessa maneira, você vai conseguir escolher os melhores passeios e até restaurantes que cabem no seu bolso.

Uma dica ao planejar seu roteiro de viagem é saber se algum atrativo que você incluiu tem algum dia da semana que a entrada é gratuita. Isso ocorre com muitos museus pelo mundo.

Veja também: Como economizar em sua viagem: 5 dicas para não passar perrengue

10. Veja quantas cidades vai visitar

Saber quantos lugares você vai conhecer nessa única viagem, também vai deixar seu roteiro mais completo e otimizado e facilitará seu planejamento.

11. Use o Google Maps

No Google Maps (no celular, tablet ou computador), você pode planejar um itinerário de viagem e descobrir as atrações próximas. Basta digitar o nome da cidade que você está visitando e dar zoom para ver a localização exata de cada ponto turístico.

A Danae, do blog Danae Explore, fez um artigo completo, explicando o passo a passo de como usar o Google MyMaps para planejar uma viagem.

13. Seja flexível

Muitos deixam de se planejar porque acreditam que o planejamento é uma prisão, onde você só vai fazer aquilo que está no papel.

Mas na realidade, criar o itinerário vai te ajudar a se familiarizar com o destino e não perder nada que poderia te deixar desapontado por falta de conhecimento. Além disso, o itinerário de viagem é feito para te guiar, não para te restringir. Em outras palavras, se surgir uma outra atividade pelo caminho, nada te impede de aproveitar a oportunidade e as surpresas que as viagens também oferecem.

Montar o roteiro de viagem pode sim ser muito divertido. A ansiedade começa a bater e a expectativa de conhecer locais incríveis é o que faz dessa tarefa uma das mais legais do planejamento de uma viagem.

Por fim, ao fazer seu roteiro, lembre-se de deixar um dia livre para voltar em um lugar que você gostou muito ou até mesmo se surpreender com alguma indicação de última hora. Além disso, saiba que os dias de chegada e volta de viagem podem ser dias perdidos no seu roteiro por conta dos horários de voo.

No mais, se gostou das dicas siga o instagram para ficar mais perto da nossa comunidade de bagageiros e até a próxima!

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *