fbpx
Planeje sua viagem

10 dicas de como planejar sua viagem

Planejar uma viagem pode ser muito prazeroso, mas também um tanto confuso. Isso porque, atualmente com a facilidade de acessar tantas informações, ao invés de ajudar nosso planejamento, pode atrapalhar. Por isso, ter um passo a passo de como planejar sua viagem pode facilitar essa tarefa que pode ser muito divertida no final das contas. Bora ver essas 10 dicas?

como planejar sua viagem
Foto: Imagem de Mircea Ploscar por Pixabay

Antes de iniciar a lista com as 10 dicas, tenha sempre em mãos um local para anotar as informações, seja um documento no Word ou se preferir uma folha em branco para escrever e facilitar suas pesquisas.

1. Viaje antes de viajar

Como já diz o Rodrigo Freire, viaje na viagem! Isto é, antes de decidir qual será seu próximo destino, se permita viajar e sentir um pouco do local como a cultura , a gastronomia e os principais atrativos.

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

São inúmeras possibilidades atualmente de saber sobre o destino através de leituras em diversos blogs de viagem. Entre os meus favoritos estão: Para um planejamento objetivo e completo o blog Viaje na Viagem. Se gosta de boas dicas, conheça o blog Volto Logo. Agora, se gosta de mergulhar em boas crônicas de viagem, veja o 1 Viagem e 2 Visões.

Assim, antes mesmo de pegar a estrada, você já saberá mais sobre a cultura, os passeios e atrativos do seu destino e isso com certeza, facilitará sua trip! Além disso, mesmo que não for viajar tão cedo, terá mais conhecimento sobre diversos lugares do mundo! Eu, particularmente, adoro mergulhar em leituras sobre viagens!

2. Escolha seu destino

Bom, seria muito fácil se a escolha do destino fosse algo simples como a frase desse tópico. Contudo, como dito anteriormente, com tantas opções, acaba ficando confuso escolher um destino. Assim sendo, é necessário separar tópicos e fazer algumas perguntas a fim de criar um funil para uma escolha mais certeira.

Dica da Dre: Aqui, vale dizer que existem várias maneiras de viajar para um determinado destino. As vezes, você precisará fazer uma viagem a trabalho ou até mesmo, em alguns momentos, você queira gastar suas milhas em algum destino qualquer e não necessariamente, em um local específico. Nesses casos, essas dicas não serão tão válidas, ou, pelo menos não a maioria delas. De qualquer forma, o importante é curtir sua viagem da melhor forma possível, seja com um planejamento antecipado, ou através de um convite irrecusável de última hora.

Faça uma lista de desejos

Imagem de Terri Cnudde por Pixabay

Seguindo com a escolha do destino, faça uma lista de lugares que gostaria de conhecer.

O importante aqui, é tirar essa lista da cabeça e coloca-lá em um papel ou documento de Word, onde preferir.

Posteriormente, faça algumas perguntas para te ajudar na escolha do destino como:

Qual o objetivo da minha viagem?

Ou seja, eu pretendo viajar para descansar, conhecer cidades históricas, curtir agitação, viajar sozinho, a dois, com a família ou com os amigos?

Isso facilitará na decisão de qual é o melhor destino para sua viagem e até mesmo te ajudará a escolher os melhores pontos turísticos e hospedagem.

Por exemplo, será que se a sua viagem for a dois, a melhor opção é ficar em um hostel? Ou, se você pretende aproveitar a cultura local, será que ficar em resort é a melhor alternativa?

Pode parecer irrelevante no primeiro momento, mas isso vai te ajudar muito na hora de planejar a sua viagem.

A próxima pergunta a se fazer quando for planejar a sua próxima viagem é quanto você poderá gastar.

Para isso, é necessário pesquisar quais são os seus principais gastos como o valor das passagens aéreas e hospedagem.

Em seguida, separe os gastos no destino como ingressos de atrações, taxas de turismo, alimentação, transporte como ônibus ou dependendo pedágios e combustível. Vale incluir no seu orçamento, um valor extra para possíveis compras e imprevistos.

Vai viajar de carro? Veja aqui como planejar sua viagem de carro.

A saber, o custo de uma viagem depende de alguns fatores como: O tipo de viagem que fará, ou seja, você vai ficar mais relax no seu hotel ou vai querer conhecer várias atrações?

Que tipo de viajante você é?

Por exemplo, um mesmo destino pode ser muito mais caro se você prefere comer e beber do melhor e não abre mão de muito conforto em uma hospedagem. Diferentemente se você é um viajante que preza muito mais pela cultura do destino e não liga tanto assim em ficar no hotel mais top da região.

Deixando claro que não existe certo ou errado, somente perfis diferentes de viajantes.

Se vai viajar em alta ou baixa temporada?

Sabendo que na alta temporada tudo fica mais caro, será que vale a pena?

Quantos dias vai permanecer no destino?

É importante verificar quanto tempo estará no seu destino, pois isso afetará diretamente no seu orçamento.

Por fim, quantas cidades vai conhecer nessa mesma viagem e a valorização ou não da moeda do país no caso de viagens internacionais.

Outros perguntas que são relevantes ao planejar sua viagem:

Qual o período que estará disponível para fazer essa viagem? Geralmente em épocas de férias. Assim sendo, se esse for o caso, tente pedir suas férias fora da alta temporada e de períodos que não serão vantajosos para o aproveitamento da sua viagem. Exemplo disso é a cidade de Ubatuba, onde no verão chove muito e no inverno apesar das temperaturas serem mais baixas, o sol é mais provável de aparecer.

Você prefere o frio ou o calor? Nesse caso ficará mais fácil escolher destinos de praias ou montanhas, por exemplo.

Portanto, coloque mais uma vez no papel o orçamento disponível para sua viagem e pesquise opções de encaixá-lo no seu plano financeiro. Se no final das contas não for possível de jeito nenhum, pule para a próxima opção da sua lista de desejos e deixe esse destino para uma próxima oportunidade, tenho certeza que o momento certo vai chegar.

3. Pesquise informações para sua viagem

Posteriormente, após a escolha do seu destino a próxima etapa para planejar sua viagem é pesquisar mais a fundo as informações necessárias.

Assim sendo, pesquise quanto dinheiro vai precisar levar. Lembrando que esse é um valor a parte das passagens aéreas e hospedagem, assim como passeios comprados com antecedência.

Para essa etapa é necessário saber quais são seus objetivos para essa viagem, se vai fazer compras, passeios e etc.

Anote tudo no seu documento de planejamento e se considerar essa tarefa muito complicada, existem aplicativos que podem te auxiliar.

Em geral, nesse orçamento deve ser incluído, valor das refeições em todos os dias, passeios, taxas de turismo, transporte, compras e um dinheiro extra para possíveis emergências.

Aqui vale verificar quanto em espécie será necessário levar, se seu cartão de crédito esta desbloqueado para compras internacionais e se está disponível para compras maiores e pesquisar aonde tem a melhor taxa de câmbio para a compra de moedas estrangeiras.

Dica da Dre: Não coloque todo seu dinheiro em espécie em um único lugar, pois em caso de furto ou extravio da bagagem, o prejuízo será menor.

Outro questionamento a fazer na hora do planejamento do seu orçamento é qual a melhor forma de pagamento vale mais a pena usar na viagem. Isso porque, deve ser colocado em consideração o IOF nas compras realizadas no exterior.

Além disso, existem locais onde somente uma forma de pagamento é aceitável.

Qual a melhor época para viajar ?

Pergunte-se também, se essa é a melhor época para viajar para o destino escolhido. Como dito anteriormente é importante verificar se é alta ou baixa temporada para evitar chateações.

No caso de alta temporada tudo estará mais lotado e caro, e em baixa temporada pouca disponibilidade de hospedagem e até atrações fechadas, além de geralmente, o clima não contribuir muito. Além disso, existem destinos onde é até perigoso viajar em determinadas épocas. É o caso de furacões no Caribe ou nevascas nos Estados Unidos.

Na sua pesquisa mais detalhada sobre a época que vai viajar para o destino é importante verificar o clima naquele mês, se chove muito ou não. Pois dependendo do destino, viajar com muita chuva pode ser um pouco frustrante.

4. Escolha a sua hospedagem

Apesar de parecer fácil a escolha da sua hospedagem, essa etapa pode contribuir para a sua experiencia ser muito boa ou ao contrário disso.

Isso porque, ficar em um local muito longe do centro ou dos atrativos, pode ser uma roubada.

Além disso, se você é uma pessoa que não abre mão de privacidade, um hostel não vai ser uma boa pra você. Ou se não curte ficar muito tempo dentro do hotel e prefere explorar o destino, não é muito recomendado ficar em um resort.

Entre algumas perguntas a se fazer na hora de escolher seu alojamento é: quais são os valores da diária, qual a sua localização, é seguro, tem estacionamento gratuito, é confortável, possui café da manhã incluso?

Ademais, as opções para buscar hospedagem é gigantesca. Entre as mais confiáveis estão: Trivago, TripAdvisor, Booking, Hoteis.com, Hotel Urbano, Airbnb, Hostelword.

Booking.com

Antes de fechar a hospedagem, verifica as classificações na TripAdvisor.

5. Compre sua passagem aérea

Em seguida, é hora de comprar as suas passagens aéreas. Para isso, existem os sites das próprias companhias aéreas como também buscadores onde fazem uma varredura na internet apresentando os melhores voos com custo-benefício.

O custo-benefício consiste em qual o melhor preço, assim como horário do voo e se tem conexão e escalas ou se é um voo direto.

A dica aqui é você comprar suas passagens com 2 meses de antecedência para destinos nacionais e 6 meses para viagens internacionais. Dessa forma, ter mais chances de pagar um valor bacana. Outra questão que influencia o valor da sua passagem são horários específicos, se é fim de semana ou não e se você estará viajando em alta ou baixa temporada.

Alguns dos sites recomendados de buscadores de passagens aéreas são: Maxmilhas, Passagens Promo e Google Flights.  A saber, ao clicar na opção desejada, esses sites vão direcioná-lo para outros sites onde você efetuará a compra de fato ou até mesmo a opção de comprar na própria plataforma. Esses sites podem ser intermediadores como o Decolar por exemplo, ou sites da própria companhia aérea. Nesse caso, se possível, sempre recomendo comprar diretamente com a companhia aérea, pois em casos de problemas, fica mais fácil solucioná-los.

Economize e aprenda a viajar com milhas no curso Mestre das Milhas, clique para saber mais.

6. Compre um seguro viagem

Seja na cidade do lado ou no Japão, o seguro viagem é item essencial para uma viagem ser mais tranquila e proveitosa a não ser que tenha um convênio de saúde com cobertura nacional em casos de viagens pelo Brasil.

Além disso, em muitos países europeus é obrigatória a contratação de um Seguro Viagem.

Para se ter uma noção do quanto esse documento é importante na sua viagem, ele pode te ajudar caso você sofra algum acidente, fique doente, tenha documentos ou cartões furtados, assim como se sua bagagem for extraviada e até na perda de um voo.

Existem vários tipo de cobertura, por isso é importante pesquisar e ver qual se encaixa melhor na sua viagem.

Aproveite e veja também: Benefícios da Mastercard para viajantes: Como funciona? Vale a pena?

7. Verifique a documentação necessária

Posteriormente, verifique a documentação que será necessária para a sua viagem. Faça isso com antecedência para não deixar nada para última hora e ter o risco de comprometer sua viagem.

Isso porque, em algumas viagens será necessário o passaporte que por sua vez possui data de validade, seguro viagem, visto, certificado internacional de vacinação, entre outros.

8. Monte seu roteiro

A quem prefira aproveitar as surpresas de uma viagem, mas montar um roteiro ou ao menos ter em mente mais ou menos o que fazer em um local, é uma etapa importante ao planejar sua viagem.

Uma das melhores maneiras de montar um roteiro é pesquisar bastante. Para tanto, existem diversos blogs de viagem como mencionado anteriormente, além de sites das próprias prefeituras do destino.

Na sua pesquisa não pode faltar, os pontos turísticos, e indico muito o site dos melhores destinos para isso. Assim como os possíveis passeios que poderá fazer, e indico a viator e a Civitatis, no qual é possível comprar passeios com antecedência.

Além disso, os locais para comer como restaurantes e bares. Para isso, o TripAdvisor é uma excelente opção.

Nos sites das prefeituras, é possível verificar o calendário de eventos, que pode complementar muito sua experiência.

Para transportes, verifique o site do Rome2rio e saiba qual a melhor forma de se locomover no destino. Dependendo de onde você vai, um carro alugado pode ser a melhor opção, já em outros o uso do transporte público poderá fazer da sua viagem muito mais econômica.

Aqui é importante colocar no planejamento o tempo gasto com deslocamento, pois os dias de chegada e retorno, podem ser dias perdidos.

Por fim, entre no site do Itamaraty para não deixar passar nenhuma informação relevante como documentos exigidos nos países de destino.

9. Prepare sua bagagem

Montar a mala virou uma tarefa muito importante no planejamento da sua viagem. Pois, dependendo de como organizar seus pertences o risco de carregar peso excessivo e atrapalhar sua viagem é grande.

Além disso, ninguém merece esquecer itens essenciais como remédios ou documentos ou passar frio porque esqueceu de colocar blusa na sua mala.

Por isso, na hora de organizar a bagagem, é importante saber o clima do destino, o tempo de permanência além das especificações do tamanho e peso da bagagem permitido pela companhia aérea.

Para facilitar essa etapa super importante ao planejar sua viagem, use o aplicativo Packking disponível para Android e iOS, ele ajuda a selecionar os itens necessários de acordo com sua viagem e ticar o que já foi colocado na mala.

Aproveite e veja também: Bagagem Despachada (dicas para organizar sua bagagem)

10. Use e abuse dos aplicativos

Por último e não menos essencial, utilize os diversos aplicativos para facilitar seu planejamento.

Tem aplicativos para antes da sua viagem como Booking.com e o Packking, para durante a sua viagem como o Google Maps e Wase e para pós sua viagem como TravelSpend.

Veja aqui: Top 10 aplicativos para viajantes.

Enfim, querido leitor, essas foram as dicas e o passo a passo, lembrando que apesar do planejamento ser importante para sua experiência ser a melhor possível, muitas vezes não podemos controlar certas situações, por isso, seja flexível e aberto à acontecimentos inesperados e aproveite aquilo que chegar até você.

Além disso, se considerar que planejar uma viagem seja algo muito complicado para você por conta de tempo ou de qualquer outra questão, não reside em pedir ajuda, não há problema nenhum nisso. Todavia, sempre reconhecendo o trabalho do colega, nada de pedir serviços de graça.

E finalmente, apesar das dicas, use-a se quiser e como quiser, pois no final das contas, embora a minha intenção é ajudar sua viagem ser inesquecível, quem fará ela, é você!

Obrigada por chegar até aqui e boa viagem!

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

2 comentários sobre “10 dicas de como planejar sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *