Turismo religioso em Marília: Conheça algumas igrejas da cidade

A cidade de Marília no interior de São Paulo é berço de igrejas muito importantes para o nosso país como a Basílica de São Bento, por exemplo. Além disso, possui várias outras que vale muito a pena conhecer. Neste artigo, pra você que é religioso ou até mesmo que não possui religião assim como eu, mas adora apreciar essas construções espetaculares, vai conhecer algumas das tantas igrejas em Marília em um roteiro pela cidade.
Antes de mais nada, a saber, Marília é uma cidade do interior paulista que está a 445 Km de São Paulo. É conhecida pela cidade da Bolacha por conta de fábricas como a da Marilan e Nestlé. De fato, ao chegar em Marília é quase inevitável não sentir o cheirinho de biscoito e chocolate. Além disso, ela é procurada pelos estudiosos de fósseis por conta do Museu de Paleontologia localizado no município.
Outra curiosidade sobre a cidade é que a antiga Tam (Táxi aéreo de Marília) foi criada em Marília.
Apesar desses atrativos, um dos pontos fortes da região, sem dúvida, é o Turismo Religioso por conta da quantidade de igrejas e templos.
Assim sendo, este artigo apresentará uma sugestão de um roteiro para fazer entre algumas igrejas de Marília.
O roteiro se inicia pela igreja Santo Antônio, umas das mais importantes da cidade e termina na Igreja São Miguel Arcanjo.
Veja também: O que fazer em Marília: “A terra da bolacha”
Dicas sobre o roteiro
A saber, o roteiro foi feito a pé e durou em torno de 2h30. Todavia, se você não curte muito caminhar, aconselho ir de carro, pois o transporte público na cidade é muito demorado.
A minha dica é fazer a pé, mesmo que tenha algumas subidas no caminho, pois é uma ótima maneira de conhecer mais a fundo a cidade. Isso porque, uma parte do trajeto passa pelo centro de Marília, assim como pela prefeitura e até pelo Museu de Paleontologia.
Por fim, antes de começar o roteiro se atente aos horários de abertura das igrejas que geralmente são das 8h aos 12h e 14h às 17h.
Roteiro entre algumas igrejas de Marília
1. Igreja de Santo Antônio
A Igreja de Santo Antônio fica entre uma das principais avenidas da cidade. Inaugurada no ano de 1924, tem como padroeiro o Santo Antônio. Antes de ser igreja tinha sido a primeira capela de Santo Antônio do Alto Cafezal, esse que era o antigo nome de Marília.


Somente em 1934 a segunda capela da construção foi inaugurada. Uma curiosidade sobre essa igreja é que ela foi a segunda paróquia da cidade.
A saber, para quem visita a igreja se depara com três torres enormes que foi obra do Padre Victor, iniciada em 1946 e concluída somente em 1958.
Essa igreja é uma das maiores igrejas de Marília e com certeza vale muito a pena sua visita.

Dica da Dre: Apesar de a Avenida Santo Antônio possuir bastante movimento, ao redor da igreja fica alguns moradores de rua. Por isso, fique atento ao visitar o local.
Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 8h às 17h30 e aos sábados das 8h às 12h.
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14) 3454-6002 / (14)3413-5985
Localização: Rua Prudente de Moraes, 528
Ao finalizar sua visita a Igreja Santo Antônio, caminhe pela Avenida Santo Antônio até a Avenida Rio Branco, posteriormente continue pela Rua Bandeirantes.
2. Santuário de Nossa Senhora da Glória
Após 12 minutos de caminhada, você chegará no Santuário de Nossa Senhora da Glória.
A igreja que fica no coração da cidade, surgiu em 1955, quando os Padres Redentoristas, levantaram um barracão no espaço, onde atualmente é a prefeitura da cidade. Essa estratégia teve como propósito, facilitar a participação do povo na época.
Depois das Santas Missões, os padres adquiriram um espaço do lado da prefeitura, onde hoje fica a Igreja de Nossa Senhora da Glória.
O nome é uma homenagem Dogma da Assunção da Virgem Maria ao céu de corpo e alma, proclamado pelo Papa Pio X, no dia 01 de novembro de 1950. Assim sendo, sua festa é celebrada com a Semana de Nossa Senhora, no mês de Agosto.
Certamente, um dos pontos fortes dessa igreja são seus lindos vitrais. Esses são de responsabilidade de Rui Shigo, onde colocou flashes do mistério de Maria, apresentação original , interpretando com felicidade as idéias sugeridas pelo Pároco.

“Sou todo teu, ó Maria e tudo o que tenho vos pertence.”
Acessibilidade
Além disso, o que chamou minha atenção foi o elevador disponível para cadeirantes e o cuidado com as instalações do local. Tanto é, que quando visitei, ela estava sendo reformada e sem os bancos de madeira.
Dica da Dre: No trajeto da igreja Santo Antônio até ao Santuário de Nossa Senhora da Glória, é possível conhecer o Museu de Paleontologia, o teatro Municipal e a antiga Biblioteca de Marília. Embora, esses atrativos geralmente permanecerem fechados, só o fato de admirar as construções, já vale a passagem.
Horário de funcionamento: De segunda das 13h30 às 17h. De Terça à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14)3413-9111.
Localização: Rua Bandeirantes, 20.
Após finalizar sua visita ao Santuário de Nossa Senhora da Glória, caminhe até a avenida Carlos Gomes e prossiga até a Rua Nove de Julho, posteriormente, vire para a avenida Pedro de Toledo.
3. Igreja Basílica de São Bento
Depois de caminhar mais 12 minutos você vai encontrar uma das igrejas mais bonitas de Marília.

Ela foi reformada recentemente, e está espetacular. De cores azul e branca, teve lançamento em 1928 e foi idealizada por Bento De Abreu Sampaio Vidal, um dos fundadores de Marília.
Já, a sua inauguração oficial, foi um ano depois em 1929, sendo a primeira paróquia da cidade e tornando-se, mais tarde, a igreja matriz de Marília.
A saber, em 1975, a Catedral foi elevada à Basílica. Com a reforma da enorme igreja, bem como a praça onde ela está localizada, atualmente é um dos cartões postais da cidade.
Além disso, a Basílica fica perto de pontos de interesse importantes como o SENAC, o centro da cidade e o Terminal Rodoviário de Marília.
Sem dúvida, essa é a igreja mais bonita que você vai conhecer nesse roteiro. Se a parte externa da igreja já impressiona, você com certeza não vai se decepcionar com o seu interior.


Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 11h30.
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14)3433-1030 | 99786-8306.
Localização: Av. Pedro de Toledo, 901.
Saindo da Igreja São Bento, siga na direção noroeste na Avenida Nelson Spielmann em direção a Rua Paraíba e depois vire a direta na Rua Alameda Barroso.
4. Igreja São Sebastião
Após 16 minutos de caminhada encontrará a Igreja São Sebastião que é menor do que as outras mencionadas anteriormente. Infelizmente não consegui encontrar maiores informações sobre a paróquia e tão pouco, consegui visitar sua parte interna por conta do horário. Contudo, considerei importante mantê-la no roteiro, pois está no trajeto para as outras igrejas.

Horário de funcionamento: De terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14)3316-3203.
Localização: Rua Almirante Barroso, 183 .
Finalizando sua visita, siga na direção nordeste na Rua Almeda Barroso em direção a Avenida República, posteriormente vire a esquerda da Avenida República e siga até a Rua Ribeirão Preto.
5. Santuário São Judas Tadeu
O Santuário São Judas Tadeu é uma das últimas igrejas desse roteiro em Marília. Sua construção teve início em 1983 e em 1988, começou a funcionar. O destaque dessa igreja fica por conta dos vitrais assim como a Igreja Nossa Senhora da Glória. Por causa disso, em 2017, a Câmara Municipal reconheceu o Santuário como ponto turístico da cidade.

Infelizmente, não consegui entrar dentro do Santuário, pois estava em horário de almoço. Contudo, o lado externo da igreja já chama nossa atenção por conta do formato e da enorme torre localizada na parte da frente da construção.
Horário de funcionamento: De terça a sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14)3367-3267.
Localização: Rua Ribeirão Preto, 690.
Terminando sua visita ao Santuário, siga na direção sudoeste na Rua Ribeirão Preto até a Rua Gonçalves Lêdo, em seguida vire à esquerda na Avenida Pedro de Toledo até a Rua Antônio Prado onde virará a direta, caminhe até a avenida Castro Alves.
6. Igreja São Miguel Arcanjo
A Igreja São Miguel Arcanjo é a última do nosso roteiro. Ela estava sendo reformada, por isso, também não consegui entrar para visitar seu interior.

Essa igreja a saber, foi a 3° da cidade de Marília a ser transformada em paróquia. Criada no dia 3 de maio de 1955, passou em 1957 a receber esse título.
Sem dúvida, a faixada dessa igreja é uma das mais bonitas de Marília, especialmente por conta da sua recente reforma.
Além disso, conta com uma praça a sua frente, muito simpática com trailers de lanches e uma pista de skate.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h
Para mais informações sobre a igreja clique aqui.
Contato: (14)3454-1650.
Localização: Av. Castro Alves, 867.
Bônus
Outras igrejas em Marília que merecem sua visita são: a Igreja Santa Isabel e a Igreja Nossa Senhora De Fátima.
O Turismo Religioso é umas das opções de o que fazer em Marília. Isso porque, possui igrejas lindíssimas, além de serem preservadas e próximas uma das outras.
Gosta de Turismo Religioso? Veja também: Como é a visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e Ouro Preto: Uma cidade repleta de história
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Compre seu pacote com a Hurb!
- *Alugue sua mala pela Getmalas!
- *Veja diversas opções de passeios em Santos!
- *Compre seus produtos de viagem com a Amazon!
- *Reserve seu passeio com antecedência na Luck Receptivo!
- *Reserve sua hospedagem com a Booking!
- *Vá de Buser
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Andressa, parabéns pelo conteúdo.
Sou Ivan, atual presidente do COMTUR Marília – Conselho Municipal de Turismo e neste roteiro de turismo religioso em nossa cidade você teve o cuidado de nos trazer importantes informações sobre o nosso patrimônio histórico e cultural.
Olá, Ivan! Tudo bem? Que ótimo que gostou! Obrigada pelo feedback!
Uma dica – Marília tem dois templos religiosos japoneses que você poderá incluir em seu roteiro. Um deles, localizado na rua 24 de dezembro, esquina com a rua Taquaritinga, tem rito matinal todas as manhãs e calendários de eventos culturais que vão desde karaokê de músicas japonesas, O Bon Dori, feiras de artesanato e de comidas típicas.
Que bacana, Ivan! Eu não consegui incluir todas as opções, mas pretendo fazer isso! Obrigada pela dica!
Olá Andressa ! Gostei muito de seus textos sobre as igrejas de minha cidade de Marília . Realmente nossas igrejas católicas são lindas ! Há muitas outras fora do centro que também merecem suas observações em outro momento que aqui esteja. Te agradeço por esta postagem e pelo delicado e minucioso trabalho . Seja sempre Bem-Vinda à nossa Marília ! Faço parte da Comissão de Registros Historicos da Câmara Municipal de Marília e da Cidade de Marília e teremos imenso prazer em recebê-la quando aqui voltar! Inclusive me disponho a acompanhá-la e gostaríamos de entrevistá-la ! Nosso Muito Obrigada pelo trabalho e pelos registros fotográficos! 🙏💓😘
Que excelente feedback, Maria! Muito feliz mesmo pelo seu retorno! Adoraria marcar um encontro com você e quem sabe, firmamos uma parceria!