fbpx
Rio de JaneiroSudeste

Explorando o Museu do Amanhã: Uma incrível jornada através do tempo

Museu do Amanhã por fora

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é uma das atrações icônicas do Rio de Janeiro. Ele representa uma visão futurista do mundo e é conhecido por sua arquitetura única. Além disso, está convenientemente localizado próximo à Baía de Guanabara, tornando-se um ótimo local para apreciar a beleza da cidade.

Portanto, visitar o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, precisa estar no seu roteiro de viagem e nesse artigo você vai saber tudo o que precisa para aproveitar seu passeio pelo atrativo.

Afinal, o que é o Museu do Amanhã?

Museu do Amanhã - RJ

O Museu do Amanhã é um dos principais museus do Rio de Janeiro. Ele foi inaugurado como parte do projeto Porto Maravilha em 2015. O objetivo principal do museu é abordar temas relacionados à reflexão das ações humanas no planeta. O museu busca discutir para onde chegaremos se continuarmos tomando decisões equivocadas visando apenas beneficiar a nós mesmos em detrimento de outras formas de vida.

Afinal de contas, qual é o papel do ser humano no planeta? Sem dúvida, visitar o Museu do Amanhã e percorrer todos os blocos, desde como tudo começou até para onde está indo o rumo da nossa história, nos faz refletir muito sobre a vida, e nos questionar sobre comportamentos que precisam mudar para o bem do todo.

Além disso, o museu que foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, já foi o Elevado da Perimetral, uma das principais vias da cidade na zona portuária da capital.

Hoje, o prédio tem uma arquitetura bastante peculiar, de 15 mil metros quadrados e baseado nos elementos da natureza, sua cobertura é metálica e se projeta 70 metros em direção à Praça Mauá e 65 metros sobre uma gigante piscina rasa. O museu ocupa 15 mil metros quadrados.

Além disso, em volta é possível apreciar jardins, espelhos d’água, área de lazer e ciclovia.

Assim sendo, tanto o lado de fora do Museu do Amanhã, como o seu interior, são um prato cheio para um agradável dia de passeio pela região portuária do Rio.

O Museu do Amanhã é diferente de outros museus, pois reúne ciência, conhecimento, arte e tecnologia, proporcionando uma experiência de visita interativa e perfeita para os amantes de telecomunicações.

Como chegar no Museu do Amanhã

Como chegar no Museu do Amanhã

O museu fica na Praça Mauá e é muito fácil de chegar de transporte público. Para quem vem da Zona Sul, vá de metrô e desça na estação Cinelândia. Depois, continue de VLT e desça na estação Parada dos Museus.

Já, para quem vem da Zona Norte, é só descer na estação Carioca do metrô e continuar de VLT até a estação Parada dos Museus.

Veja também: Como se locomover sozinha no Rio de Janeiro?

Qual o valor do ingresso para o Museu do Amanhã?

Primeiramente, é importante saber que existem duas formas de comprar os ingressos para conhecer o Museu do Amanhã. Uma delas é direto na bilheteria e a outra é online pelo site do Sympla.

E já vou de dica da Dre: Não deixe para comprar os ingressos na hora, pois existe a possibilidade de pegar fila ou até mesmo não ter mais ingressos disponíveis. A melhor forma é já comprar seus ingressos pela internet com horário agendado.

O valor da inteira é de R$30,00 e meia de R$15,00.

Para crianças de até 5 anos, estudantes da rede pública de ensino fundamental e médio; idosos a partir de 60 anos; professores da rede pública de ensino e de universidades públicas; acompanhante de pessoas com deficiência; guias de turismo; associados do ICOM com selo da anuidade ou funcionários de museus; Vizinhos do Amanhã; funcionários Shell e Santander; NOZ – Programa Amigos do Amanhã; e grupos em Vulnerabilidade Social, a entrada é gratuita.

Além disso, as terças-feiras, a gratuidade é oferecida para o público geral. Agende seu horário no site com antecedência mesmo se for na terça.

Visitando o Museu do Amanhã: um passeio reflexivo

Cartão Íris

Já com os vouchers impressos ou digitais, ao entrar no museu você vai receber o Cartão Íris, que é um sistema que te auxilia durante a sua visita. Por isso, logo no início, você tem a possibilidade de ativar o cartão com seu nome ou simplesmente optar por não utilizar a companhia da Íris.

Eu aconselho a cadastrar o cartão, pois dessa forma a visita fica muito mais completa e personalizada. Isso porque, com a Íris você interage com os painéis identificados com diversas atividades, jogos, explicações etc.

Exposições do Museu do Amanhã

Permanentes

exposição permanente - Museu do Amanhã

Como mencionado anteriormente, a exposição permanente no segundo andar do museu discute temas relacionados a mudanças que já ocorreram no passado e aquelas que podem acontecer nas próximas décadas no mundo, com base em estudos já realizados até o momento. A exposição aborda mudanças climáticas, crescimento populacional, avanços tecnológicos e despreparo humano em lidar com o rápido progresso da tecnologia e uso de recursos naturais.

E todos esses assuntos são abordados através de muita tecnologia, com elementos audiovisuais, com telas enormes, explorando temas importantes a essas mudanças que ocorreram no mundo. Ademais, quais são as perspectivas para os próximos anos e atitudes necessárias para um futuro mais sustentável?

Os temas expostos do passado, presente e futuro são divididos em 5 áreas (com explicações em línguas portuguesa, inglesa e espanhola) que veremos a seguir:

Cosmos

Esta primeira etapa da jornada interativa no Museu do Amanhã resume a história do universo, desde o fenômeno do Big Bang até o florescimento do pensamento humano.

Esse espaço é representado por um domo com vídeos em 360 graus. E a principal mensagem é que todos somos feitos do mesmo material e por isso, nos conectamos com as nossas origens e com todo o universo.

Terra

A segunda etapa do museu que mais parece fases de um jogo de video game, é o bloco Terra.

Nesse momento, o visitante é convidado a refletir a partir da seguinte pergunta: “Quem somos?”, abordando as 3 dimensões da terra: Vida, Matéria e o Pensamento.

bloco de exposição do Museu do Amanhã
Antropoceno

A fase 3, é onde questionamos: “Onde estamos”, apresentando em colunas de 10 metros, imagens sobre a vida cotidiana e práticas urbanas do ser humano. Esse, certamente é um dos momentos mais impactantes da visita.

Amanhãs

Já, quase no final da visita, o bloco Amanhãs, nos faz ir em busca de respostas através da pergunta: “Para onde vamos”, nos instigando a refletir sobre nossas ações perante o planeta.

Nessa quarta fase, é possível contemplar um espaço construído em formato de origami, focando tanto das tendências do mundo, como na convivência e sustentabilidade unidos.

Nós

E por fim, a quinta fase, somos convidados a pensar sobre o que deixaremos para os que virão nas próximas décadas.

Esse bloco tem a única peça de museu da exposição principal, uma churinga de 2 metros de altura feita de madeira. Um objeto utilizado pelas tribos aborígenes australianas como um calendário onde faziam inscrições que remetem a uma conexão entre o passado, o presente e o futuro.

Sem dúvida, um encerramento com chave de ouro.

Outras exposições do Museu do Amanhã

Além da exposição permanente, no térreo é possível encontrar o Laboratório de Atividades do Amanhã, um espaço para experiências e workshops e as vezes acontecem exposições temporárias em algumas salas.

Também tem as exposições secundárias que ficam nas laterais da exposição principal. São dois corredores com telas, maquetes etc., que explicam as teorias, objetivos, as estruturas do prédio de tudo o que é mostrado na exposição principal, é como se fosse uma extensão.

Quanto tempo dura a visita no Museu do Amanhã?

Para aproveitar bem a sua visita, usando o cartão Íris em pelo menos algumas atividades das telas interativas, o ideal é ficar no mínimo 3 horas.

Horário de funcionamento

O museu abre de terça a domingo das 10h às 18h com a última entrada as 17h.

O que fazer perto do Museu do Amanhã

O atrativo cartão postal do Rio, faz parte do Porto Maravilha, e por isso tem várias atrações próximas para aproveitar. Uma delas é o MAR (Museu de Arte do Rio), que é um dos mais importantes da cidade.

Ali na Praça Mauá, você pode aproveitar para assistir um belo pôr do sol, observar os cruzeiros nas temporadas, os aviões sobrevoando a Baía de Guanabara, caminhar até o Mural das Etnias, fazer o free tour pela Pequena África e muitos mais.

Dica da Dre: O passeio da Esplendor Bike Tour, é uma ótima pedida, para percorrer outras áreas do Boulevard Olímpico, incluindo a roda gigante Yup Star.

Por fim, o Museu do Amanhã, é um dos pontos que não pode faltar na sua viagem ao Rio de Janeiro, seja pela rica reflexão que você terá ao terminar a visita, seja pela beleza da sua arquitetura, ou pelo fato de ficar em um local superprivilegiado do Rio de Janeiro.

Gostou desse artigo? Continue viajando pelo Rio de Janeiro e veja também:

O que fazer sozinha no Rio de Janeiro? Será que é seguro?

Passeio pelo centro do Rio de Janeiro: imperdível

Como visitar o Cristo Redentor: não vá sem saber dessas dicas

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *