fbpx
CearáNordeste

O Ceará me surpreendeu!

O Nordeste sempre me encantou, com sua natureza deslumbrante, seu povo receptivo e sua culinária maravilhosa é a região que eu acho a mais bonita do Brasil. Essa viagem que realizei foi a segunda vez que fui para a região, e por incrível que pareça o Nordeste me surpreendeu ainda mais! Quer saber como foi essa aventura em um dos estados mais quentes do Brasil ?! Vem comigo então para mais um relato sincero sobre essa experiência no Ceará!

O Ceará me surpreendeu
Passeio de buggy na Praia das Fontes

Viajando para o Ceará de última hora!

Nossa aventura começou com menos de um mês para a viagem. Visto que, tínhamos tempo livre, decidimos de última hora entrar na internet e escolher o destino no qual a passagem estivesse mais barata, e o acaso não poderia ter sido mais perfeito! Então, após efetuarmos a compra das nossas passagens aéreas, no dia 16/09/19 fomos rumo a Fortaleza-CE.

Dica da Dre: Quando estiver com vontade de desbravar esse mundão, mas ainda não pensou em um destino e quer mesmo assim ir com a cara e a coragem ( gosto desse tipo de loucura também), uma maneira fácil e rápida de fazer acontecer é encontrar a passagem mais barata que tiver na data desejada e ¨meter as caras¨!

Gosto de usar o google flights ou o site da Passagens Promo que é um buscador de passagens aéreas com o melhor custo benefício! Para hospedagem, gosto de comparar os valores em sites como o booking.com, tripadvisor, trivago, airbnb e hoteis.com. Para organizar a logística da viagem, gosto muito do site rome&rio, que fornece informações de transportes e hospedagens. Já para programar os roteiros e conhecer mais sobre a localidade gosto de ler os blogs e uso muito o site dos melhores destinos. Por último, os passeios eu analiso para ver se compensa comprar na hora ou pela internet, caso prefira comprar antecipadamente sempre uso as indicações do site da prefeitura da cidade ou indicações dos hotéis.

Aproveite para fazer sua pesquisa e reservas nos banners abaixo. Dessa forma, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. Obrigada!

Veja também: Top 10 aplicativos para viajantes! e 10 dicas de como planejar sua viagem

Embarcando

Voando com a Latam de SP ao CE

No dia do embarque, saímos em cima da hora porque não conseguimos chamar um Uber, tivemos que pedir um táxi que milagrosamente chegou a tempo até a Rodoviária, e foi daí que percebi a sorte que estávamos, pois por pouquíssimo não perdemos o ônibus. Pegamos o ônibus da companhia Cometa com saída de Santos direto para o aeroporto de Guarulhos. Graças a Deus \o/.

Chegando em Fortaleza!

Saímos de São Paulo às 7h10 e às 10h30, já chegávamos em terras cearenses. Chegando no aeroporto Pinto Martins, fomos surpreendidos pela educação e hospitalidade do cearense, sempre muito solícitos e simpáticos. Posteriormente caminhamos direto ao guichê da Unidas, pois optamos por explorar o estado de carro.

Dica da Dre: O site da Rentcars possibilita a busca por diversas locadoras com o maior custo benefício para o viajante! Aproveite e já faça a sua cotação e reserva através do banner abaixo!

Vista da varanda do Hotel Diogo

Em seguida, dirigimos até o Hotel Diogo que possui uma localização excelente e disponibiliza uma acomodação bastante confortável, com ótimo atendimento. Durante o trajeto até o hotel, começamos a sentir o ambiente da cidade que era totalmente diferente do que eu imaginava, uma mistura de litoral com cidade grande, sempre em movimento, turista junto com morador, diferente por exemplo, de Maceió que identifiquei uma certa segregação de turista x morador.

Veja também: Alugar carro, faz diferença em uma viagem?

Desbravando o Ceará

Assim que chegamos no hotel, já procuramos um local para almoçar, e sem muita expectativa, optamos por ir em um restaurante bem ao lado do hotel…carinhosamente chamado por nós como Mary da picanha rs. O restaurante Mariano da picanha é bem simples, mas muito bom. No cardápio é possível encontrar frutos do mar, pizza, petiscos, macarrão e é claro Picanha!

Gostamos tanto que voltamos no último dia! Além de ser barato, a qualidade é igualmente excelente…a comida tem tempero caseiro…estilo comida da vovó rs! Super recomendo!

Em torno das 15h, seguimos para desbravar o entorno da região. Em seguida, andamos até a praia de Meirelles pelo calçadão da Av Beira Mar e ficamos encantados com a estrutura das barracas, escolhemos a Barraca Tropical com uma aparência bem charmosa que nos chamou atenção. Mas, as vezes as aparências enganam e não fomos muito bem atendidos!

Desbravando o hotel

Após tomarmos uma cervejinha na Barraca e levando em conta que a praia é imprópria para banho, apesar de muito bonita, voltamos para o hotel tentar curtir a piscina. No hotel Diogo tem uma piscina perto da recepção e outra no topo do prédio, junto com uma academia paga à parte e uma sauna, escolhemos essa última e a vista é o ponto forte do espaço!

A feirinha da Av. Beira Mar

À noite fomos conhecer a famosa feirinha Beira Mar que acontece todos os dias a partir das 18h e tem de tudoooo o que se possa imaginar, principalmente artesanato. E foi em meio a tanta arte cearense que conhecemos o ilustre Hector do Brega, inegavelmente, uma figura que marcou nossa viagem de uma maneira diferente e divertida. Além de artesão ele também é cantor e compositor e em sua lista de obras é possível ouvir faixas criadas pelo mesmo como: FM do amor! A saber, tivemos a oportunidade de assistir a uma performance com microfone e tudo! Certamente, melhor que o Hector do Brega, só o Hector Bonilha do Chaves!

Dica da Dre: Foi na feirinha que tomamos nossa primeira água de coco por R$2,50!! MUITO BARATO!! Portanto, aproveitem para tomar muita água de coco! (valor: set/2019)

Para jantar escolhemos o restaurante Giz Cozinha Boêmia, localizado no bairro Meirelles, onde é possível encontrar boas opções para comer. O prato que pedimos no Giz foi peixe com o famoso arroz da região, que é um arroz com vários ingredientes misturados, semelhante a uma galinhada.
Recomendo muitíssimo o espaço, além da comida saborosa o lugar é extremamente charmoso!

No 2° dia, conhecemos o famoso Beach Park que merece um post individual, afinal, está na lista dos parques mais famosos do Brasil! (clique para saber como foi nosso dia no parque).

Conhecendo o lado Leste do Ceará!

Terceiro dia no Ceará, tomamos aquele café da manhã no hotel e por volta das 10h, pegamos estrada rumo ao lado leste saindo de Fortaleza! O litoral do Ceará é dividido entre o Leste e Oeste, e as principais praias do estado são: Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras, Jericoacoara, Parque das Dunas, Morro Branco, Águas Belas e Canoa Quebrada!

Dirigimos até a Praia das Fontes que fica perto de Morro Branco, e fica localizada na cidade de Berberibe! O trajeto da capital até a praia é tranquilo, rápido (são apenas 87 Km) e MARAVILHOSO! Isso porque, no percurso é possível ver as hélices gigantes, os famosos cataventos geradores de energia eólica do Ceará, e eles são um espetáculo à parte!

Praia das Fontes

Ao chegarmos, logo conhecemos a 2° figura da nossa visita ao Ceará, o guia Fabinho! Grande Fabinho! Ele foi extremamente educado e muito prestativo conosco! Como não era alta temporada e dia de semana o local estava vazio, então, conseguimos deixar o carro em um cantinho na sombra sem precisar gastar com estacionamento e fomos direto para o restaurante e pousada Mestre Pedro!

Dica da Dre: Fomos para o Ceará em Setembro e concluímos que é uma excelente época do ano para conhecer o estado, pois ainda é baixa temporada. Assim sendo, a viagem não sai tão cara e você consegue aproveitar mais os lugares por geralmente estarem vazios, além de não ser período de chuvas…PERFEITO!

Assim que sentamos, o Fabinho já estava oferecendo o famoso passeio de Buggy da Praia das Fontes pela metade do preço que tínhamos pesquisado, o jeito foi aceitar a oferta rs!
A Praia das Fontes é conhecida pelas sua fontes naturais de água doce que brotam das falésias e abastecem toda a região! Nela não é possível encontrar barracas além de pouquíssimas pessoas no mar por ser agitado.

Dica da Dre: Acho o passeio de buggy essencial para quem visita esta praia, por isso, vá com dinheiro separado para aproveitar a oportunidade! Ah! De preferência vá antes do almoço para não ter perigo de passar mal!

Passeio de buggy pelas dunas do Ceará

No passeio de Buggy fomos somente eu e o Luis, e por isso, pedimos com emoção… o visual é espetacular!! Fizemos uma parada na fonte da juventude… uma delicia… água gelada doce e mineral. Em seguida, paramos nas Dunas…uma vista sensacional. A seguir, ficamos 30 min em uma lagoa com rede e por último conhecemos a famosa gruta da Mãe D’ água, chamada também como a gruta da praia das fontes ou a gruta de Açucena que foi uma personagem da novela da globo que fez uma cena na gruta enquanto perdia sua virgindade!

Dica da Dre: Na entrada da gruta você vai encontrar: 1° um carrinho vendendo sorvete. 2° um fotógrafo que não vai te deixar em paz, inclusive compramos uma foto por 20 reais e o mesmo havia dito que iria enviar as outras fotos pelas redes sociais e até hoje nada. 3° carrinho vendendo águas e refri e 4° e pra mim o pior de todos um jegue amarrado com uma plaquinha na frente cobrando R$3,00 para tirar foto com ele 🙁. Cuidado, porque em uma dessas você saí de lá com o saldo -100 facilzinho!

Caju – Fruta típica do Ceará

Tome guaraná, suco de caju…

Depois de muita adrenalina, sossegamos para almoçar no restaurante e pousada do Mestre Pedro. Pedimos a recomendação da casa, um prato regional com pescado fresquinho e um suco de caju top de linha! O prato foi bem servido e estava delicioso! Aliás, combinou perfeitamente com a paisagem! Deu até água na boca agora!

Dica da Dre: As frutas no Ceará são uma delícia, frescas e docinhas. Portanto, aproveite para comer muita fruta, principalmente o caju que é típico do estado.

Durante o almoço, foi um momento de contemplação, pois tivemos a oportunidade de observar duas jangadas com pescados chegarem na praia e vimos como funciona a logística da chegada dos pescadores! Foi uma situação muito bonita de admirar, a união de todos, a vontade de ajudar e a maneira simples de viver!

Praia das Fontes /CE

Morro Branco: A Praia das Falésias!

Após aquele almoço excepcional, o grande Fabinho nos acompanhou até Morro Branco que fica a aproximadamente 30 min da Praia das Fontes e também faz parte do município cearense de Beberibe. No caminho, o nosso guia foi nos mostrando os pontos importantes da região até chegarmos na Casa da Novela!

A Casa da Novela é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Morro Branco, foi cenário de uma novela da globo chamada Final Feliz. Além disso, é possível comprar lembrancinhas e encontrar muitos gatinhos fofinhos espalhados pelo espaço! Aliás, os animais no Ceará são muito dóceis, vivem perto de você o tempo todo e sempre tranquilos e respeitosos! Adorei isso!

ceará
Fingindo estar plena e não enxergando nada!

As Falésias são lindas!

Esta praia tem como característica geológica as incríveis falésias, que são barreiras abertas pela erosão do vento e da chuva nas quais afloram as areias coloridas.

Foi para lá que seguimos com nosso querido Fabinho, e como das outras vezes devido a época do ano estava bem vazio, na verdade só havia nós três. Foi mágico conhecer aquela beleza natural sem muita gente!

Foi uma caminhada razoável, bastante sobe e desce e com a areia fininha, percorrer o trajeto pode ser um pouco cansativo, mas te garanto que vai valer a pena! Caminhar entre areias em meio aquelas falésias lindíssimas, com o mar maravilhoso na nossa frente, foi uma das experiências mais emocionantes da viagem!

Durante o percurso apreciamos as doze cores distintas nas falésias que os artesãos utilizavam para fazer silicografia (desenho e escrita com areia), técnica que vem do Antigo Egito, porém nosso Guia informou que essa prática não é mais permitida devido a preservação das falésias.

Dica da Dre: Se possível faça a visita as falésias na parte da tarde. 1° porque o Fabio disse que pela manhã é mais cheio, então a probabilidade de você não pegar tudo lotado é alta. 2° que o sol estará mais ameno e facilitará a caminhada, mas recomendo ir com um profissional que conheça a área, pois apesar de ser um ponto positivo o lugar vazio, também acaba sendo perigoso principalmente para quem não conhece, por ser um labirinto de falésias há lugares bem escondidos.

Projeto: Sonhos de Helena

Guia Top! Recomendamos!

Ao fazer o caminho para retornar, paramos para tirar foto no portal filtro dos sonhos da Sonhos de Helena, um projeto que ajuda na prevenção do abuso infantil, vale conferir!
Deixamos nosso parceiro Fabinho no ponto que ele pediu e seguimos para Fortaleza! Valeu Fabinho, até a próxima!

Dica da Dre: Para quem quiser os serviços do Fabinho, ele fica no restaurante e pousada do Mestre Pedro na Praia das Fontes.

Desbravando a cidade de Fortaleza

A noite, fomos conhecer o famoso Dragão do Mar, que é um centro cultural com uma estrutura lindíssima! Como estava de noite, muitas atrações estavam fechadas, mas valeu a pena ir a noite porque a construção fica muito bonita toda iluminada. No complexo tem um cinema, exposições, peças de teatro, planetário e artesanatos.

Complexo cultural Dragão do Mar

Para finalizar a noite, comemos petiscos muito saborosos no Boteco Praia, ele é um pouco caro, mas a qualidade da comida faz por merecer! Todos os dias que passamos na frente estava lotado.

Praia de Iracema: a praia mais estruturada de Fortaleza!

No 4° dia em Fortaleza, optamos por andar até a praia de Iracema. Passamos pela linda estatua Guardiã de Iracema que fica do lado oeste do centro da cidade e caminhamos na excelente estrutura da praia. Inclusive foi a primeira vez que vi ao vivo a rampa de acessibilidade para o mar. Sem dúvida, a praia urbana mais bem estruturada de Fortaleza!

Dica da Dre: Por mais simples que usar boné ou chapéu possam parecer, euzinha não levei e meu coco ficou todo queimado. Isso porque, a sensação térmica por causa do vento engana, mas o sol de lá é extremamente forte. Principalmente nessas caminhadas é muito importante levar um chapéu.

A praia de Iracema estava passando por obras (set/2019) afim de melhorar a Av. Beira Mar, por isso, não conseguimos conhecer a Ponte dos Ingleses, mas conhecemos o espigão de Iracema, com calçadão estruturado, é uma ótima pedida para apreciar um lindo pôr do sol.

Desbravando o centro de Fortaleza

De lá, pedimos um uber devido ao perigo de derretimento de dois seres turistas andando pelos arredores de Fortaleza rs e fomos conhecer o famoso Mercado Central. Ele inicialmente, foi criado para vender produtos alimentícios e hoje é possível encontrar de tudo. É um espaço enorme e para quem gosta de comprar artesanato consegue passear o dia inteiro!

Logo ali do lado, visitamos a Catedral Metropolitana de Fortaleza. Em estilo gótico romano foi inaugurada em 1978. Do lado de fora ela transmite um ar sombrio, já do lado de dentro seus vidrais coloridos são ricos em detalhes transmitindo um ar angelical, ambos de uma beleza ímpar!

Dica da Dre: Além da beleza natural, Fortaleza é uma cidade que carrega muita beleza cultural. Vale a pena reservar um dia para conhecer os pontos turísticos do centro da cidade!

Mercado dos Peixes do Ceará

Para almoçar, decidimos ir até o Mercado dos Peixes do outro lado da cidade. Ele funciona da seguinte forma: você compra seu fruto do mar ou pescado de preferência por um preço super camarada e ali mesmo você procura uma barraca que prepara seu prato na hora por um preço mais camarada ainda! Pegamos quase um quilo de camarão + arroz + farofinha +cervejinha + vista para o mar = Show de bola!

Praia do Futuro

O penúltimo local que visitamos no dia foi a Praia do Futuro, famosa por suas barracas bem estruturadas e ondas fortes para a pratica de surfe e kitesurfe.

É uma praia linda, com águas de tom esverdeado, mas é necessário tomar muito cuidado ao andar entre uma barraca ou outra devido a relatos de assaltos.

Ficamos na barraca Sunrise, com estilo mais jovial, toca músicas eletrônicas em um ambiente bem descontraído. O legal da Praia do Futuro é que existe opções para todos os gostos, como barraca para família, para quem procura sossego ou então agitação.

o ceará me surpreendeu
Praia do Futuro

Á noite, finalizamos pedindo uma indicação no hotel de um local barato e perto para jantarmos. A recepcionista nos indiciou o Café Vida, logo em frente ao hotel. Confesso que a experiência foi uma das únicas ruins da viagem, qualidade da comida baixa e atendimento ruim.

Na manhã seguinte partimos rumo a Jericoacoara, mas esse é assunto para outro post, te convido para despachar a mala nesse paraíso comigo! Bora?!

O que achei curioso no Ceará:

• No estado do Ceará venta muito, o tempo todo e em todos os lugares!
  • Os cataventos são ainda mais bonitos ao vivo e são atrativos à parte!
  • A comida no Ceará é extremamente deliciosa!
  • Os cearenses são muito gentis e educados, o melhor atendimento que já tive em viagens até hoje!
  • Por causa da ventania constante, a sensação térmica diminui, mas não se engane, o sol, assim como em outros estados do Nordeste é muito forte!

Enfim, obrigada Ceará por essa viagem perfeita e obrigada querido leitor por despachar a mala comigo mais uma vez! O que achou do post? Já foi para o Ceará? Como foi? Deixe seu comentário!