fbpx
NordesteRio Grande do Norte

O que fazer em São Miguel do Gostoso: um paraíso no RN

Destino cada vez mais famoso, bem na “esquina do Brasil”, São Miguel do Gostoso é perfeito para quem procura sossego, praias paradisíacas, gastronomia requintada e Beach Clubs bem estruturados. Contudo, engana-se quem pensa que vai estender sua canga e tomar sol na areia como em outras praias brasileiras. Isso porque Gostoso tem suas peculiaridades e, neste post, vou te contar tudo sobre essa cidade pacata e encantadora. Então, vem conferir o que fazer em São Miguel do Gostoso, onde comer e até dica de hospedagem.

São Miguel do Gostoso vale a pena?

Antes de te contar tudo o que fizemos na região, saiba que vale muito a pena conhecer essa cidade que fica a 100 Km de Natal. Vale saber que nem sempre o destino fez parte dos roteiros turísticos de quem vinha ao RN. Na verdade, a região, também conhecida como Costa das Dunas, possuindo apenas 10 mil habitantes, foi descoberta primeiramente pelos praticantes de Windsurf e Kitesurf por conta dos fortes ventos da área.

Veja também: Top 5 praias no Brasil para praticar kitesurf

Aliás, assim como no Ceará, você vai encontrar muitos cataventos de energia eólica pelas estradas. Aproveite para apreciar as belezas deles junto com as paisagens de Gostoso.

Além disso, São Miguel do Gostoso ficou muito conhecido depois de festas badaladas de Réveillon que aconteceram com celebridades nos últimos anos.

Assim sendo, aos poucos a cidade vem se tornando opção tanto para passeios bate e volta saindo de Natal quanto para pernoites de viajantes que vêm conhecer o Rio Grande do Norte.

Sem dúvida, as praias são as principais atrações da cidade e veremos adiante que existem opções para todos os gostos.

As paisagens em São Miguel do Gostoso são lindas
As paisagens em São Miguel do Gostoso são lindas

Curiosidades sobre São Miguel do Gostoso

Confesso que as curiosidades da região também chamam a atenção e são motivos para conhecer o destino.

Por exemplo, você sabia que o curioso nome “Gostoso” é fruto da personalidade marcante de um indivíduo que se tornou uma figura lendária na região? Este nome cativante decorre diretamente da influência de um vendedor ambulante, conhecido não apenas por suas mercadorias, mas principalmente por ser um contador de estórias e possuir uma risada extremamente contagiante e, como o nome sugere, gostosa. Com seu jeito peculiar, esse vendedor itinerante tornou-se uma espécie de mensageiro das novidades, trazendo para a pequena vila de pescadores não só produtos, mas também histórias e acontecimentos dos lugares por onde passava.

Sua presença era sempre um acontecimento esperado por todos, e com o tempo, a forma como ele era recebido e a empolgação que trazia para a comunidade criaram uma associação direta entre sua presença e o apelido pelo qual era conhecido. Contrapondo-se com o antigo nome, São Miguel dos Touros, que carregava uma sonoridade e uma referência histórica bastante diferentes, o nome Gostoso emergiu organicamente como uma maneira de refletir o espírito acolhedor e alegre daquela comunidade.

E que também é conhecido como a esquina do Brasil por ficar localizado no marco zero da Rodovia BR 101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul?

Pois é, a cidade carrega muitas histórias pelos cantos, por isso continue acompanhando e confira as melhores dicas do que fazer em São Miguel do Gostoso.

Seguro Viagem Brasil

Como chegar em São Miguel do Gostoso?

Para contextualizar, nossa jornada rumo ao Rio Grande do Norte teve início na vibrante cidade de Natal. Caso você não tenha seguido essa aventura desde o começo, recomendo fortemente que dê uma olhada no post anterior para se atualizar.

Após alguns dias na capital Potiguar, seguimos viagem até São Miguel do Gostoso de carro e levamos 2 horas para chegar.

A primeira dica em relação à viagem de carro de Natal a São Miguel do Gostoso é que a estrada é ótima além de linda. Encontramos vários Cataventos pelo caminho e ainda paramos no Marco Zero da BR 101.

Um das opções de o que fazer em São Miguel do Gostoso é admirar os cataventos na estrada

Então, recomendo demais alugar um carro e dirigir até a cidade. Basta seguir viagem sentindo Touros pela BR 101 e depois entrar na RN-221 e seguir até Gostoso.

Dica da Dre: Vale a pena seguir um pouco mais para frente antes de entrar na RN 221 para tirar fotos na placa do marco Zero. Lá é onde fica o monumento de Oscar Niemeyer; o arco representa a ligação de uma ponta a outra do Brasil, unindo o país de Norte a Sul por 4.765 km. Tem início no Rio Grande do Norte e termina no Rio Grande do Sul.

Marco Zero BR 101 em São Miguel do Gostoso

Ainda ali perto, um pouco à frente do Marco Zero, tem o Farol do Calcanhar. Este é o segundo maior farol do Brasil, com 62 metros de altura e é o mais próximo do continente africano.

A saber, o farol é propriedade da Marinha do Brasil, no qual, só é possível visitar aos domingos das 14h às 17h. Essa atração deixamos para uma próxima oportunidade, afinal, temos que ter motivos para voltar, não é? rs.

Outra opção para ir até São Miguel é de ônibus. Quem realiza esse trajeto é o Expresso Cabral que sai do aeroporto de Natal.

Como se locomover em São Miguel do Gostoso?

Se você não estiver de carro, é muito possível conhecer algumas praias a pé e ainda aproveitar os restaurantes que ficam localizados na Rua da Xêpa e Avenida dos Arrecifes.

Contudo, um carro vai te ajudar muito a conhecer outras praias que por sinal são mais bonitas como a de Tourinhos e a do Marco Zero.

Caso não esteja de carro, há também possibilidades de alugar quadriciclo para conhecer essas praias ou reservar passeios, saindo de Natal.

Qual é a melhor época para ir para São Miguel do Gostoso?

Como dito anteriormente, uma das opções do que fazer em São Miguel do Gostoso é praticar Windsurf e Kitesurf. Portanto, se você procura incluir essas atividades no seu roteiro, as melhores épocas são onde os ventos são mais fortes entre setembro e março. Nós fomos em outubro e realmente venta bastante. Inclusive, encontramos muitos Kites pelas praias de lá.

Já na estação do verão, é a melhor época para conhecer a cidade, mas saiba que é alta temporada onde tudo fica mais caro e mais cheio. Além disso, coincide com feriados como Réveillon e Carnaval, eventos que são famosos na região. Por isso, reserve sua hospedagem com antecedência.

Já os períodos de chuva são entre março e junho, mas nada que estragará a viagem, já que o clima por lá é bem estável. O mês de julho é o que recebe maior incidência de chuvas, chegando aos 100 mm. 

Nossa hospedagem em São Miguel do Gostoso

Após seguirmos viagem pela estrada, chegamos e fomos fazer nosso check-in na pousada Awara que por sinal, fica em uma excelente localização na Avenida dos Arrecifes perto de restaurantes, lojas de conveniência (onde compramos muita água por preços bem em conta) e comércios em geral.

Sem dúvida, a localização foi uma das principais vantagens da pousada, que se destaca como um excelente local para hospedagem por estar situada na região central de São Miguel.

Além disso, a pousada boutique, oferece estrutura charmosa, com piscina, jardim, bar e o melhor, quartos muito confortáveis.

Falei mais dessa hospedagem nesse post, mas já fica aqui minha super indicação.

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso – outras opções

São Miguel do Gostoso, oferece opções no centro e nas principais praias. A maioria são pousadas com estruturas mais rústicas, com muita natureza ao redor.

Como mencionado acima, o centro é uma das melhores regiões para se hospedar já que fica perto da vida noturna, comércios e próximo das Praias do Maceió e Praia do Cardeiro. Assim sendo, se você não está de veículo, dê preferência para o centro.

Entre algumas opções estão: Bangalô Kauli Seadi Eco-Resort , Pousada Recanto da Praia, Hara Chalés e SPA , Pousada Enseada do Gostoso, e Pousada dos Ponteiros.

Agora, se procura hospedagens mais luxuosas, a melhor escolha são as pousadas localizadas na Praia Ponta de Santo Cristo e Praia de Monte Alegre. Entre algumas opções estão:

O que fazer à noite em São Miguel do Gostoso

Depois de curtir um pouco o nosso hotel em Gostoso, fomos desbravar a vida noturna da cidade. Conhecemos a famosa Rua da Xêpa que é realmente tudo o que falam. Vários restaurantes sofisticados. Já adianto que vai ser difícil escolher viu!

E com muito sacrifício, na nossa primeira noite escolhemos o Restaurante Palmira que é muito indicado pelos viajantes. O ambiente é lindo, com decoração aconchegante, perfeito para quem busca conforto e boa comida.

Seu cardápio é eclético com influências da Tailândia e Marrocos.

Ele fica na Rua da Praia da Xêpa.

O que fazer em São Miguel do Gostoso – Praias

Praia Ponta do Santo Cristo

No dia seguinte, após um delicioso café da manhã na Awara, pegamos o carro e seguimos até a Praia do Santo Cristo. Ela fica a 20 minutos do centro a pé e oferece fácil acesso para estacionar e também boa estrutura para quem gosta de petiscar e tomar algumas bebidas de frente para o mar.

Contudo, é importante notar que em São Miguel, a experiência de estar de frente para o mar é um pouco distinta, pois a faixa de areia é extensa e os beach clubs estão situados a uma certa distância dela. Portanto, prepare-se para uma caminhada até alcançar a água.

E eles explicam que ficaria inviável montar barracas com guarda sois, pois a areia é realmente muito quente, além de ser grossa e ventar muito. Ou seja, é surra de areia na certa.

Lá inclusive, você encontra muitas pessoas praticando o Kite e Windsurf. Por fim, o mar não é muito calmo e a coloração esverdeada compõe uma paisagem linda.

Dica da Dre: Aproveite as embarcações para tirar belas fotos. O cenário fica lindo.

Beach Club Jack Sparrow’s

Ficamos apreciando a beleza da Praia Ponta do Santo Cristo no Jack Sparrow’s, um dos Beach clubs mais indicados de São Miguel do Gostoso. A estrutura é bem completa com barracas, redes e chuveiros, além do cardápio com várias opções. (infelizmente esse Beach Club foi fechado)

Vale mencionar que na cidade, a maioria dos estabelecimentos fecha durante o horário de almoço. Sendo assim, os beach clubs se tornam uma excelente alternativa para quem deseja almoçar.

Nós pedimos cerveja e um prato chamado pipoca de peixe que estava uma delícia. Só cuidado com o limão para não queimar a boca.

Ele fica na Av. Enseada das Baleias, 440.

Praia Monte Alegre

Em seguida, dirigimos até a Praia Monte Alegre que fica a 6 Km da Praia da Xêpa, ou seja, mais distante do centro. Na verdade, essa praia já pertence ao município de Touros. Nós fizemos uma parada rápida, mas é nela que fica dois Bech clubs bem legais, o Kauli Seadi Kite Center e o Idílico, onde tem DJ no final da tarde para ver o pôr do sol aos sábados.

Praia Monte Alegre em São Miguel do Gostoso
Praia Monte Alegre

Praia do Maceió

Logo em seguida, paramos na Praia do Maceió que é uma das últimas urbanas, a 10 minutos de caminhada do centrinho. O movimento é ainda menor nessa praia, inclusive não vimos quase ninguém.

O bacana é observar os pescadores fazendo seus trabalhos. Certamente, é uma praia mais rústica e reservada.

Restaurante Tuk Tuk

Para terminar nosso 2° dia em São Miguel do Gostoso, fomos até o restaurante Tuk Tuk, um dos melhores restaurantes de frutos do mar em um ambiente super agradável.

Fica pertinho da Praia da Xêpa. Fomos recebidos pelo Vitor, que explicou com muito carinho sobre a história do restaurante que possui uma decoração bastante curiosa, com objetos trazidos de vários lugares do mundo.

A mesa que estávamos sentados por exemplo, permanece lá desde a abertura do estabelecimento a mais de 15 anos. Aliás, o Tuk Tuk foi um dos primeiros restaurantes de São Miguel do Gostoso que hoje está se tornando uma cidade referência na gastronomia potiguar.

Outros objetos curiosos do restaurante, são o chapéu vindo do Vietnã e o Tuk Tuk logo na entrada que está passando por um processo de restauração.

E claro, que os pratos estavam deliciosos. Nosso pedido foi: De entrada: Ceviche (R$28,00) e Tartare de Atum (R$30,00). Prato principal: Pad Thay de Polvo que é espaguete ao molho de caldo de polvo e amendoim com leve toque de tamarindo, finalizando com ervas aromáticas (R$60,00). E de bebida, provamos o Dirty Chai, que é um drink indiano (R$25,00).

O restaurante é perfeito para quem gosta de culinária asiática e mediterrânea. Ele fica na avenida dos Arrecifes, 1786.

Restaurante em São Miguel do Gostoso

Praia do Marco Zero

Prosseguindo com as sugestões sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso, no terceiro dia, visitamos a Praia do Arraial do Marco, que se encontra mais afastada, a cerca de 1 hora do centro. O acesso é um pouco mais desafiador devido à estrada de terra.

Mas vale cada obstáculo pelo caminho, pois foi uma das praias mais bonitas e igualmente desertas da região.

Ela é conhecida por ser considerada por alguns estudiosos a praia onde os portugueses começaram a desbravar o Brasil. Por isso, nessa praia é possível encontrar uma pequena capela com uma réplica do marco, pois a original que hoje fica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estava sendo assediada pela comunidade local, que acreditava que o monumento era milagroso e por isso, arrancavam pedaços do marco.

Nós adoramos a praia, só não encontramos estrutura para ficar e por isso, tentamos deitar na canga que minutos depois ficou encharcada de areia. O vento é realmente muito forte.

Portanto, não espere barracas e grandes restaurantes, pois essa praia é mais frequentada por moradores e vimos pouquíssimas pessoas no mar e na região, de certo, é uma das praias mais inexploradas de lá.

Além de chegar de carro, também tem como ir de cavalo ou quadriciclo. Em toda a cidade é possível encontrar pessoas alugando quadriciclo para desbravar as regiões de São Miguel.

Praia de Tourinhos

Em seguida, fomos até a Praia mais bonita de São Miguel do Gostoso, a de Tourinhos! De águas mais tranquilas, Tourinhos surpreende pela beleza unindo o mar, areia branquinha, cataventos ao fundo, formações rochosas exóticas e um dos pores do sol mais lindos do Brasil!

Certamente, o cenário é inexplicável e o que chama muito a nossa atenção, são as formações rochosas, em espécies de dunas de pedras que existem a mais de 2 mil anos.

Chegamos lá de carro, mas é possível ir pelas praias de buggy ou de quadriciclo.

Nós ficamos na barraca BoraBora. O espaço é lindo demais, tem vários cantinhos especiais, fica perto das formações mencionadas acima e é excelente para ver o pôr do sol.

Se puder, pegue as cadeiras de praia logo na frente, pois na hora do pôr do sol, eles acendem fogueiras e o cenário é divino. Com certeza, foi um momento único de toda a viagem.

Para entrar é cobrado R$50,00 (out/2022) com consumação.

Dica da Dre: A batatinha frita é uma delícia. Na hora de ir até Tourinhos, coloque no Waze Bora Bora. No caminho, tem placas sinalizando.

Veja também: Top 7 lugares no Brasil para ver um pôr do sol inesquecível: Os mais lindos que já vi

Restaurante La Pepita

Finalizando nosso dia, jantamos no La Pepita, que é um restaurante de massas com cardápio autêntico italiano. Gostamos do lugar, mas não foi um dos melhores que comemos durante a nossa viagem.

No dia seguinte, ficamos na piscina do hotel e seguimos viagem para nosso próximo destino no Rio Grande do Norte.

O que mais tem para fazer em São Miguel do Gostoso?

Não conseguimos conhecer todas as praias. A saber, são 4 praias que ficam na região central da cidade e a diferença entre elas é pouca.

Ficou faltando a Praia da Xêpa e do Cardeiro que não são muito diferentes das Praias do Maceió e Santo Cristo, pois ficam uma do lado da outra.

Certamente, das que não conseguimos ir dessa vez, ficamos sentidos de não ter conhecido Galinhos, que fica no município vizinho e que é famoso pelas lindas paisagens de falésias nos caminhos, especialmente se estiver de buggy.

Mas quem sabe, em outras oportunidades.

Além disso, quem visita São Miguel do Gostoso também pode aproveitar os passeios até as piscinas naturais de Perobas ou Maracajaú.

Outra opção são as aulas de Widsurf e Kitesurf que costumam ser bem caras.

A Praia de Santo Cristo é mais adequada para as aulas, e também conta com as melhores escolas, como a Clube Kauli Seadi, Gostoso Kitesurf e Dr. Wind Water Sports Club. 

A Cachaçaria Urca do Tubarão também é muito indicada por causa da decoração, gastronomia, museu e simpática do proprietário.

E por fim, o Ano Novo em Gostoso vem crescendo com shows de famosos e presença de artistas conhecidos do mundo digital e da televisão.

São Miguel do Gostoso vale a pena?

Depois desse relato, você ainda está com dúvidas? Eu indico 100% estender sua viagem até São Miguel do Gostoso que oferece paisagens lindas, boa gastronomia, sossego e carrega uma importância histórica para nosso país, afinal, lá foi onde tudo começou.

Gostou de nos acompanhar nessa viagem, então continue viajando com a gente pelo Rio Grande do Norte, veja também:

O que fazer em Natal: A capital do sol

O que fazer em Porto de Galinhas

Qual a melhor piscina natural: Maragogi x São Miguel dos Milagres

O que fazer em Maceió: 15 dicas imperdíveis!

Entre para o grupo VIP Bagagem Despachada: descontos exclusivos em passagens, locações, seguro viagem e mais vantagens! 🌟✈️

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *