fbpx
CapitalSão PauloSudeste

O que fazer em São Paulo: top 13 dicas

Praça no centro de São Paulo
Centro de São Paulo

Muitas vezes quando pensamos em São Paulo, logo vem as imagens de trânsitos e mega empresas espalhadas pela capital. E apesar de isso ser uma verdade, não podemos negar que é também na cidade da garoa que podemos desfrutar de inúmeras possibilidades de lazer. São museus, parques, shoppings e tudo o que se pode imaginar concentrados em um único município. Assim sendo, fica até desafiador montar um roteiro de viagem para quem vai a Sampa. Contudo, não se preocupe, pois neste artigo você vai conhecer o que fazer em São Paulo e montar o seu guia de acordo com o seu perfil de viajante! Vamos lá?!

Antes de iniciar a lista das 13 dicas do que fazer em São Paulo é interessante mencionar que quase todos os pontos turísticos e atrações são gratuitas ou quase isso, pois os valores de eventuais ingressos são muito acessíveis.

Outra informação relevante, é que os transportes públicos na cidade são diversos, facilitando a locomoção do turista. Exemplo disso, são as estações de trem e metrô, distribuídas por toda São Paulo. Por isso, vale a pena pesquisar bastante como chegar nos atrativos para assim economizar e não passar aperto em trânsito sem necessidade.

Veja também: Como se locomover de trem e metrô em São Paulo

Aliás, se for alugar um carro, dê uma olhada no site da Rentcars, lá você consegue encontrar seu veículo com maior custo-benefício e ainda dividir em até 12x.

Analise também as proximidades dos atrativos para assim, aproveitar ao máximo sua visita. Isto porque, existem muitas regiões de São Paulo como a Avenida Paulista e o Centro Histórico que tem vários pontos turísticos próximos.

Dito isso, vamos as dicas!

13 dicas do que fazer em São Paulo

1. Conhecer os sescs da capital

Se tem uma coisa que eu amo de paixão em Sampa é visitar os sescs da cidade. São diversas atividades fornecidas pela empresa como oficinas, cursos e etc.

Além disso, é possível assistir à shows muito especiais e geralmente bem acessíveis. E para você que adora comer, a maioria das unidades oferecem comedoria com culinária pra lá de deliciosa e saudável.

Eu já almocei diversas vezes no Sesc Pinheiros que possui uma infraestrutura espetacular. Outra unidade da capital paulista que vale muito a pena conhecer é o Sesc Pompéia que fica instalado em uma construção bastante peculiar. Passar uma tarde no espaço é uma ótima opção do que fazer em São Paulo.

Não deixe de conhecer o Sesc da Avenida Paulista que oferece um visual incrível da cidade do 17° andar do prédio.

Sesc da Avenida Paulista: o que fazer em São Paulo
Sesc da Avenida Paulista

Embora as unidades do sesc oferecerem a maioria dos serviços para os associados assim como, os descontos, é muito possível pra quem não tem a carteirinha, aproveitar algumas instalações como a lanchonete por exemplo.

A visita as unidades são gratuitas!

Veja também: 7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita e Top 5 unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

2. Fazer compras em Sampa

Quem nunca ouviu falar da 25 de março? Ou da famosa Rua Oscar Freire? Pois é, a cidade de São Paulo sem dúvida é um ótimo lugar para fazer Turismo de Compras.

São 59 ruas de comércio especializadas, assim como diversos shoppings centers e feiras de antiguidades e artesanatos. Ou seja, existe alternativa para todo tipo de consumidor.

Pra quem gosta de produtos diversos e acessíveis, a 25 de março é um paraíso. Já pra você que adora antiguidades, a feira Benedito Calixto é certamente um dos melhores passeios que fará em São Paulo.

Agora, se adora bater perna, na cidade de Sampa é possível conhecer mais de 50 shoppings espalhados pelas regiões. Portanto, prepare a carteira para fazer boas compras!

Veja também: Turismo de compras em São Paulo e Top 5 shoppings em São Paulo

3. Andar de ponta a ponta pela Avenida Paulista

A avenida mais famosa de São Paulo é quase que obrigatória conhecer para quem vai visitar a cidade. Isso porque, em seus 3 km de extensão é possível apreciar prédios enormes, shoppings, muitas pessoas diferentes, vendedores de artesanatos e claro, muitos pontos turísticos para conhecer.

A saber, na avenida é possível visitar museus como o famoso MASP e centros culturais como o Japan House e o Instituto Moreira Sales.

IMS
Avenida Paulista

Além disso, em meio a tanto concreto, tem o Parque Trianon, cheio de natureza e ar puro para contrastar com a urbanização em volta e passar alguns minutos ouvindo o som da natureza.

E o mais legal é que a maioria dos pontos turísticos são gratuitos. Se possível, não deixe de passear pela paulista aos domingos, onde a avenida fica interditada para os pedestres aproveitarem.

 Se for ficar até anoite na região, passear pela Rua Augusta e encontrar um barzinho também é uma excelente opção.

Além dos bares, a Rua Augusta é cheia de lojinhas alternativas como brechós e lojas de artesanatos. Aliás, lá é possível encontrar ambientes super diferentes como barbearia e barzinho no mesmo espaço.

Veja também: 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista

4. Conhecer os diversos museus em São Paulo

Se tem algo que precisa fazer parte da sua lista do que fazer em São Paulo é conhecer ao menos 1 museu da cidade.

São vários e de diferentes segmentos. As regiões onde estão concentrados o maior número de museus são o centro da cidade e a Avenida Paulista. Contudo, não deixe de conferir outros espaços que ficam em outras regiões.

Alguns dos mais visitados são o MASP, localizado na Paulista, a Pinacoteca, que fica próxima da Estação da Luz e o Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Por fim, pesquise quais são aqueles que você tem mais vontade de conhecer, pois com certeza em uma viagem não será possível visitar todos. Isso porque, são mais de 100 deles por toda a capital. Além disso, atente-se ao dia da semana, pois a maioria deles ficam fechados pelo menos 1 vez na semana, que geralmente costuma ser na segunda-feira.

Veja também: Top 5 museus em São Paulo (capital)

Feche seu passeio privado por São Paulo

5. Curtir a natureza nos parques da cidade

Nem só de museus, prédios e trânsitos São Paulo é feita. Nela também é possível desfrutar de belos parques.

São mais de 100 parques espalhados entre as 5 regiões da cidade e cada um possui a sua peculariedade.

Entre os mais indicados e que certamente vale a pena colocar no seu roteiro são: O Parque Ibirapuera que além do verde, também oferece museus e lanchonetes, o Parque Villa Lobos que é um dos mais bonitos na minha opinião e o Parque do Povo, localizado perto do Shopping Iguatemi JK.

Sem dúvida, conhecer pelo menos um dos parques da cidade é uma excelente opção do que fazer em São Paulo.

Veja também: 4 parques imperdíveis em São Paulo (capital)

6. Conhecer as cidades do interior

Se você for ficar mais dias na capital paulista, que tal dar um pulo em alguma cidade do interior para conhecer?

Fazer um bate e volta também pode ser uma ótima opção para incluir no seu roteiro.

Uma cidade que vale a pena conhecer que fica pertinho, é São Roque, que disponibiliza algumas atividades bacanas como a rota do vinho.

Outra alternativa caso queira conhecer os arredores de São Paulo é dar um pulo na cidade de Cotia, que fica a apenas 30 Km da capital. Lá é onde fica o Templo Zu Lai, que já vale a visita por conta da sua arquitetura.

Por fim, são muitas opções de cidades do interior paulista para conhecer. Veja este artigo e confira algumas possibilidades.

7. Conhecer o litoral paulista

Assim como citado anteriormente, caso tenha mais dias na capital, outra escolha é fazer um bate e volta para dar um mergulho no mar.

O Guarujá é bem disputado pelos turistas por conta de belas praias encontradas na região. Todavia, a cidade de Santos também oferece muitas opções de lazer e passeios muito interessantes como o famoso passeio de bondinho pelo Centro Histórico da cidade.

Veja também: O que fazer no litoral norte de São Paulo

8. Comer o pão com mortadela no Mercado Municipal

Aproveitou para fazer compras na 25 de Março? Que tal estender seu passeio e continuar suas compras no Mercado Municipal?

Além da possibilidade de comprar e degustar de graça vários alimentos durante seu passeio no Mercadão, ainda vale a pena admirar o prédio onde está instalado. A saber, ele possui vitrais lindíssimos que retratam a agropecuária do século XX.

Se for fã de mortadela, não deixe de experimentar o famoso sanduíche de mortadela. Já avisando que é enorme e vale por um almoço tranquilamente. Além disso, o pastel de bacalhau também é bem disputado pelos visitantes.

O endereço é Rua da Cantareira, 306, perto da estação de metrô de São Bento.

Funciona de segunda a sábado das 6h às 18h, e aos domingos e feriados, das 6h às 16h.

8. Apreciar os grafites da cidade de São Paulo

Que a cidade de São Paulo respira cultura e arte, isso ninguém pode negar. Pois é, e um dos destaques de Sampa são os belos grafites que é possível encontrar em regiões do município.

Todavia, a concentração maior está no bairro da Vila Madalena, mais precisamente no Beco do Batman, onde reúne dezenas de trabalhos maravilhosos. Aproveite para tirar várias fotos!

Ainda andando pelo bairro, você consegue encontrar obras do Eduardo Kobra, além de muitos barzinhos diferentes, antiquários e até brechós.

Uma dica, é pegar uma noite da sua visita a Sampa, e sair procurando um barzinho na Vila Madalena, te garanto que vai ser difícil escolher, pois as opções são infinitas.

O Beco do Batman fica na Rua Gonçalo Afonso, Vila Madalena e é gratuito.

9. Passear no minhocão

Em um belo dia, um querido amigo me convidou para passear no minhocão em pleno domingo. Ai eu pensei: “Vamos fazer o que no minhocão?”, e quebrei a cara, pois foi um passeio muito legal.

A saber, o minhocão fica fechado para os carros no domingo, e lá o pessoal aproveita para andar de patins, bike e até fazer uma parada para lanchar. Sem dúvida, o mais legal do minhocão é reparar os prédios antigos de perto que estão na região.

10. Conhecer o Centro Histórico

No centro de São Paulo, tem muito o que fazer. Entre as opções estão: conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e o Museu da Bovespa. 

Outro local muito interessante para conhecer no centro de Sampa, especialmente se é fã de rock é a Galeria do Rock. São diversos produtos relacionados ao tema como camisetas, discos, cds e etc.

Além disso, caminhar pelos prédios antigos da cidade e observar a arquitetura já é um baita passeio.

Dica da Dre: Não deixe de tomar o sorvete de iorgute no Sesc 24 de Maio.

Veja também: O que fazer no Centro Histórico de São Paulo: 17 dicas imperdíveis

12. Fazer compras no Bairro da Liberdade

O bairro da Liberdade é um universo à parte! Por isso, que é um boa opção do que fazer em São Paulo.

A saber, além de ver muitos japoneses, o bairro é cheio de lojas de cacarecos maravilhosos e comidas diferentes que nós amamos não é mesmo.

Nos sábados , o bairro costuma ter locais para cantar Karaokês! Se você curte uma diversão, não deixe de entrar em alguma dessas casas.

Aos finais de semana é possível comer muitas delicias da culinária japonesa.

13. Pegar metrô

Finalizo o artigo do que fazer em São Paulo com essa dica um pouco inusitada. Mas para aquele turista que adora sentir a cidade em sua essência, não tem como deixar de fora andar de metrô ao menos uma vez.

Uma das coisas mais mágicas na cidade, é a facilidade de se locomover de metrô ou trem. Isso porque, é possível ir de norte a sul com muita praticidade. Além disso, existem algumas estações que vale muito a pena conhecer, como a Estação da Luz por exemplo.

Ah! Só se atente aos horários de pico que são até às 9h da manhã e depois a partir das 18h até umas 20h. Fora isso, aproveite, pegue seu passe de metrô e vai desbravar uma das cidades mais completas e multiculturais do mundo.

Certamente, a cidade de São Paulo é repleta de atividades para fazer e lugares para desbravar, então não espere conhecer tudo de uma vez. E se você gosta de programas fora do comum, que tal assistir uma corrida de Fórmula 1 em Interlagos? A Luciana do blog Let´s Fly Away contou como foi a experiência nesse tipo de evento e deu todas as informações necessárias para curtir o passeio.

Gostou das dicas? Já conhece a cidade da garoa?

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

16 comentários sobre “O que fazer em São Paulo: top 13 dicas

  • Eu amo passear em São Paulo! Moro a cerca de 1 hora da capital e sempre que dá faço um bate-volta. Adoro a Paulista e os arredores, os museus e exposições bacanas, o Mercadão, os parques… São Paulo tem mesmo atrações para todos os gostos e bolsos!

    Resposta
  • já salvei as dicas, pois tem coisas que ainda não conheço apesar de ir a Sampa com frequência. Acredita?

    Resposta
    • Oi Hebe! Acredito rs! Eu também tenho muito o que conhecer ainda! Isso que é encantador em São Paulo neh?

      Resposta
  • Adorei a lista de o que fazer em São Paulo. Muito interessante pensar que uma cidade tão urbana tenha tantas opções de lugares verdes para conhecer. Um programa que você indicou que adoro é ir no Mercadão. Mas eu sou da turma do pastel!

    Resposta
  • Adorei suas dicas do que fazer em São Paulo! Estou planejando conhecer a cidade ainda esse ano e seu blog está mesmo muito completo. Obrigada por compartilhar!

    Resposta
  • Estou querendo ir p São Paulo assim q possível p fazer umas comprinhas, pois durante a pandemia só comprei pijama rsrs
    Vou aproveitar p curtir todas essas suas dicas do que fazer em São Paulo.

    Resposta
  • Faltou participar de noites de Quiz / Trivia no restaurante Bodogami, todas terças-feiras! Fica no bairro da Liberdade, tem jogos de tabuleiro e comida japonesa (pratos quentes)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *