fbpx
CapitalSão PauloSudeste

4 parques imperdíveis em São Paulo (capital)

Não é segredo para ninguém que a capital paulista é repleta de atrações culturais, shoppings e museus. Todavia, existe um outro lado de São Paulo que foge completamente desses atrativos urbanos. São os mais de 100 parques espalhados entre as 5 regiões da cidade. Dentre tantas opções, às vezes a dúvida aparece de qual escolher, principalmente se a pessoa vêm de longe. Portanto, neste artigo, vou te contar quais os 4 parques que considero imperdíveis em São Paulo! Bora respirar ar puro?

parques em São Paulo
Parque do Povo

Antes de começar com a lista de parques imperdíveis em São Paulo, a saber, existem parques que estão afastados do centro, enquanto outros, localizam-se exatamente no centro da capital paulista. E são alguns desses últimos que citarei neste artigo. Ou seja, são excelentes opções para os paulistanos também, apesar que, provavelmente se você mora na capital, já deve conhecer esses parques que serão mencionados.

Agora, se você não é paulistano, deixo aqui o porquê considero esses parques imperdíveis e que acredito que vale a pena conhecer. Aliás, listarei por ordem de preferência para facilitar seu planejamento.

1. Villa Lobos

O primeiro parque que considero imperdível em São Paulo é o Villa Lobos. Localizado na zona oeste, no bairro de Alto de Pinheiros é possível encontrar diversas maneiras de aproveitá-lo. Isso porque, além de ter muitas árvores para relaxar, ler um livro e até fazer um piquenique, o visitante encontra pistas de cooper, assim como quadras de esportes.

parques em São Paulo
Parque Villa Lobos

Além disso, o parque é extremamente limpo, e possui excelente infraestrutura. Exemplo disso, são os banheiros, bebedouros e bancos espalhados pelo local.

O parque está em uma grande aérea verde da mata atlântica, por isso, o contato com a natureza é muito grande.

Já tive oportunidade de frequentar o parque algumas vezes e sem dúvida, possui uma magia diferente, talvez pelo contraste dos prédios em volta, talvez pelos vários cantinhos como jardins, árvores espalhadas pelo parque, e quem sabe, talvez seja pela proximidade com a natureza.

Vale ressaltar, que o Parque Villa Lobos, funcionava como depósito de lixo da CEAGESP, bem como recebia material tragado do Rio Pinheiros. Pois é, e atualmente é o parque mais famoso da cidade de São Paulo.

Homenagem ao Heitor Villa-Lobos

A saber, o nome do parque é em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Assim sendo, o intuito do espaço não é só um local de lazer, mas também de atividades culturais, especialmente as musicais.

Com uma área de 700 m², inaugurado em 1994, o Parque Villa Lobos ainda conta com playground, orquidário, biblioteca, bosques, aparelho de ginástica, lanchonetes, ilha musical para atrações culturais e um anfiteatro.

O Parque Villa Lobos é um dos parques imperdíveis em São Paulo pela mistura de moradores e turistas, excelente estrutura e pelas diversas atividades oferecidas.

Dica da Dre: O Villa Lobos conta com aluguéis de bicicletas, Skates e Patins Bike Go. Para mais informações sobre: 3021-3287, todos os dias das 8h às 17h, logo na entrada do parque.

Onde: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001- Alto dos Pinheiros.

Como chegar: Estação de trem Villa Lobos (Linha 9, Esmeralda, CPTM) e existe um ponto de ônibus em frente a entrada do parque.

2. Ibirapuera

O segundo da lista de parques imperdíveis em São Paulo, localizado na zona sul da capital, é talvez o preferido de muitas pessoas.

parques em São Paulo
Parque Ibirapuera

E isso é facilmente explicável, afinal, são 1,5 km² de muitas atrações como museus e áreas de lazer.

O parque inaugurado em 1954, já tem como grande atrativo a sua estrutura projetada por ninguém mais e ninguém menos que Oscar Niemeyer.

Além disso, o parque não possui somente opções de lazer ao ar livre, o que já é bastante, mas ele também oferece diversos atrativos culturais. Isso porque, dentro do parque é possível conhecer o MAM (Museu de Arte Moderna), Museu Afro Brasil, Planetário e Fundação Bienal.

O Ibirapuera também conta com auditório, assim como o skatepark.

O Parque Ibirapuera tem uma proposta diferente do Villa Lobos, visto que é localizado dentro de mata mais fechada, com mais árvores e por conseguinte, possui locais mais arejados que não bate sol.

Enfim, o Ibirapuera é imperdível por causa do seu tamanho e das inúmeras atividades que se pode fazer no parque.

Dica da Dre: O parque conta com diversas entradas, por isso, é interessante pesquisar qual delas fica próxima do atrativo que você for visitar.

Fique atento também aos valores dos ingressos dos museus e quais são os horários de funcionamento. Para mais informações clique aqui.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera.

Como chegar: Estação de trem Eucaliptos (Linha 5, Lilas, CPTM).

Conheça São Paulo de uma outra perspectiva.

3. Parque do Povo

O Parque do Povo Mário Pimenta Camargo fica na zona sul de São Paulo, no bairro Itaim Bibi.

Conheci esse parque por acaso, quando fui em uma exposição no shopping Iguatemi JK, a algumas caminhadas do atrativo.

O Parque do Povo possui uma proposta parecida com a do Villa Lobos, com mata aberta, oferece diversas atrações como um jogo gigante de xadrez, jardim sensitivo, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, campos de futebol, assim como pistas de caminhada.

É um parque perfeito para fazer piquenique ou jogar conversa fora de baixo de uma árvore.

O destaque fica para as mais de 37 espécies de aves espalhadas no parque, além do incrível jardim das sensações, onde pode-se cheirar e tocar em iguarias como mostarda, coentro, manjericão e etc.

Onde: Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi.

Como chegar:  Estação de trem Cidade Jardim (Linha 9, Esmeralda, CPTM).

4. Parque do Trianon

Por fim, o 5° parque dos imperdíveis em São Paulo é o Trianon.

A saber, o Trianon fica exatamente no meio de prédios na Avenida Paulista.

Veja também: 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista.

O parque inaugurado em 1892, conta com uma vegetação tropical remanescente da Mata Atlantica.

Certamente, o Trianon oferece uma proposta totalmente diferente dos mencionados anteriormente. É um local procurado para respirar ar puro e geralmente de passagem rápida, já que é visto como o quintal de muitos paulistanos que buscam algumas horas de descanso.

Além da mapa fechada e remanescente, o parque também possui esculturas de artistas importantes como Victor Brecheret.

A grande vantagem desse parque é sem dúvida, sua localização, pois ali na Avenida Paulista, é possível usufruir de diversos outros atrativos como o MASP, FIESP, entre outros.

Isto é, é possível conhecer e visitar vários atrativos no mesmo dia sem gastar praticamente nada.

Onde: Avenida Paulista, em torno do número 1.500 ou Rua Peixoto Gomide, 949.

Como chegar: Estação de metro Trianon-Masp (Linha 2, Verde).

Enfim, essa foi a lista de parques imperdíveis em São Paulo! Vale ressaltar que todos esses citados acima, são gratuitos! E você, já conhece esses parques? Achou a lista justa? Gostaria de acrescentar outro(s) parques? Conta aqui nos comentários!

Veja também: 6 parques imperdíveis em Curitiba.

Os 3 terminais rodoviários de São Paulo (capital)

Top 5 shoppings em São Paulo

O que fazer em São Paulo: top 13 dicas

Turismo de compras em São Paulo

Top 5 museus em São Paulo (capital)

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

11 thoughts on “4 parques imperdíveis em São Paulo (capital)

  • Adorei a lista de parques em São Paulo capital para curtir. Dos 4 parques só não conheço ainda o Parque do Povo. Acho o Parque Villa Lobos uma delícia de passeio! O meu preferido 🙂

    Resposta
  • E eu acrescentaria mais um parque imperdível em SP: o da Aclimação. É pequeno e ótimo para quem gosta de caminhar e fazer exercícios mas sem cansar demais…rsrsr

    Resposta
    • Oi Bruna! Que ótima dica! Já coloquei na minha lista para a minha próxima visita a Sampa. Abraços!

      Resposta
  • Luciana Rodrigues

    O que me surpreendeu muito dos parques de São Paulo, foi exatamente que o Parque Trianon fica inesperado ali do lado daquela selva de pedra que é a Paulista. SP surpreendendo sempre!

    Resposta
    • Oi Luciana, realmente é muito surpreendente o Parque Trianon! Um baita contraste lindo! Abraços!

      Resposta
  • São Paulo sempre surpreende os desavisados com suas áreas verdes! Adorei a seleção de parques na cidade, são mesmo um refúgio.

    Resposta
  • Dos 4 parques em São Paulo neste post só conheço mesmo o Ibirapuera e o Trianon, preciso ainda conhecer os outros 2. Mas o parque que mais quero conhecer em SP mesmo é o Parque do Carmo durante a florada das cerejeiras!

    Resposta
  • Pingback: Top 5 museus em São Paulo (capital) - Bagagem Despachada - Blog de viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *