Ouro Preto: Uma cidade repleta de história
De clima bucólico, Ouro Preto me encantou e me proporcionou momentos muito agradáveis! Não à toa que é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, afinal, possui em torno de 20 igrejas, alguns museus e muita história e mistérios espalhados entre os casarões antigos da cidade! Assim sendo, neste post vou te dar sugestões de o que fazer em Ouro Preto! Uma coisa é certa, não faltará opções e provavelmente, você vai querer voltar!
Antes de iniciar os tópicos de o que fazer em Ouro Preto, a saber, um dia é pouco para se quer conhecer a metade de tantos atrativos que a cidade oferece. Isso porque, são diversas igrejas interessantes para conhecer, museus importantes para visitar, assim como comidas deliciosas para experimentar.
Por isso, fica difícil descrever cada atrativo em um único artigo. Portanto, será mencionado os pontos turísticos principais, lembrando que existe uma variedade de outras opções que podem ser tão legais ou até mais que as que serão mencionadas aqui! Por isso, anote as sugestões, mas não se apegue somente a elas, afinal, quem faz sua viagem é você!
Sem mais delongas, vamos as dicas de o que fazer em Ouro Preto!
Caminhe entre as ruas da cidade
A cidade de Ouro Preto já foi a capital de Minas Gerais por 70 anos, então, imagine quanta história ela carrega.
São inúmeros casarões que compõem uma paisagem digna de muitas fotos, isso sem contar os mirantes que proporcionam um visual único das montanhas e da cidade de Ouro Preto.
Percorrer o município andando, é uma baita atração, pois você vai se deparar com igrejas que são verdadeiras obras de arte da arquitetura colonial construídas por grandes nomes como Aleijadinho, Mestre Ataíde e Francisco Xavier de Brito.
Além disso, é possível entender mais sobre o período colonial do Brasil caminhando até o coração da cidade, a Praça Tiradentes.
Foi nessa Praça, que expuseram a cabeça de Tiradentes na época da Inconfidência Mineira, em 1792. Nela você vai encontrar um monumento em homenagem ao Tiradentes, assim como o Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica.
Enfim, andar pelas ruas de Ouro Preto é voltar ao período colonial e entender mais sobre a história do nosso país.
Dica da Dre: A cidade é repleta de ladeiras, mais de 50% da topografia do terreno é montanhosa, ou seja, você vai andar bastante! Portanto, vá com roupas confortáveis e tênis.
Visite alguns museus espalhados pela cidade
Os museus espalhados pela cidade também é uma ótima opção para fazer em Ouro Preto. Esses estabelecimentos auxiliam os turistas a entenderam mais a fundo como Vila Rica se tornou a atual Ouro Preto. Além disso, os museus da região, ajudam na compreensão da grande influência que a mineração, assim como a religião e escravidão tiveram sobre a história do Brasil.
Entre alguns museus estão: O Museu da Ciência e Técnica, localizado no lado oposto da Praça Tiradentes. A saber, este prédio antigamente era a sede do Palácio dos Governadores.
Outro museu interessante é: o Museu da Inconfidência, onde conta o processo que desencadeou o acontecimento em 1792, através de documentos, mobiliários e etc.
Para saber a relação de todos os museus da cidade clique aqui.
Entre em algumas igrejas
Em Ouro Preto, são em torno de 20 construções entre igrejas e capelas distribuídas ao redor da cidade.
Assim sendo, para quem gosta de Turismo Religioso, Ouro Preto é uma excelente opção. Mas, não só por isso, as igrejas no município são verdadeiros museus, onde cada um reserva obras especiais. Por isso, quase todas as igrejas exigem pagamento para visitação. O valor médio é de R$5,00 por pessoa.
Outro ponto importante a ser mencionado em relação as igrejas, é que quase nenhuma permite tirar fotos no interior delas e que praticamente todas não tem um horário regular de funcionamento.
Entre as igrejas que vale a pena visitar caso não tenha tempo de conhecer todas são: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia.
Para saber a relação de todas as igrejas e capelas clique aqui.
Conheça ao menos 1 mina de ouro de Vila Rica
No período colonial, Ouro Preto se destacava pela intensa atividade mineradora, aliás, é por isso que se chamava Vila Rica, pois nas minas da cidade se encontrava muito Ouro.
Visitar pelo menos 1 mina da região é uma excelente opção de o que fazer em Ouro Preto, pois além de fazer um passeio divertido, ainda conhece mais sobre a história da mineração através de guias que te acompanham durante o trajeto.
A saber, algumas dessas minas estão localizadas no Centro Histórico de Ouro Preto, mas, a mais famosa esta localizada na estrada que liga Ouro Preto a Mariana, sendo a única mina industrial aberta à visitação na região.
A Mina da Passagem é a mais procurada, pois os turistas descem para os túneis por meio de um carrinho que passam pelos antigos trilhos por onde retiravam as riquezas, o que faz o passeio ser ainda mais divertido. O valor é de R$180,00.
Essa dica de o que fazer em Ouro Preto, vai para os apreciadores de agitação.
Isso porque, em Ouro Preto existe a Universidade Federal de Ouro Preto e por isso, há diversas repúblicas espalhadas pela cidade.
Algumas delas possui décadas de tradição e sempre fazem festas em algum local da região e é no Carnaval que a agitação aumenta, onde várias delas se unem oferecendo bailes pra lá de animados.
Coma as delícias de Minas Gerais
Não é novidade pra ninguém que não só Ouro Preto, mas o estado de Minas Gerais é famoso pelas saborosas refeições e doces que a região oferece.
Então, aproveite e experimente torresmos, tutu de feijão, constelinha, os famosos queijos e doces de leite.
Um restaurante que recomento muitíssimo é o Acaso 85, que além de ofecer comida saborosa, possui um ambiente diferente. Além disso, tem um jardim muito charmoso para tirar alguns minutos de descanso antes de continuar desbravando a cidade. A comida é por quilo e oferece sobremesas deliciosas. (será que deu água na boca?)
Passe alguns instantes na Feira de Pedra-Sabão
A Feira de Pedra e Sabão fica em frente à Igreja São Francisco de Assis e oferece variedades de peças feitas na região. O mais legal é que você encontrará artesãos trabalhando no local e poderá puxar um papo e conhecer ainda mais da história da cidade.
Ouro Preto é realmente um museu a céu aberto. Apesar de possuir um clima bucólico, a paisagem é deslumbrante! Portanto, na minha opinião, o grande atrativo da cidade é a cidade em si!
Veja também: Petar- O espetacular Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Feche seu hotel com a Hurb!
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Pingback: O que fazer em Iguape - Bagagem Despachada
Pingback: São Luiz do Paraitinga: A cidade que renasceu - Bagagem Despachada