fbpx
Planeje sua viagem

Diferenças entre IPHAN, CONDEPHAAT e Unesco? Saiba o que é um Patrimônio Cultural.

Patrimônio Cultural
Imagem de Christo Anestev por Pixabay

Eu particularmente, adoro um passeio cultural. Visitar museus, centros culturais e passear por uma cidade histórica é uma das atividades que eu amo fazer! Aliás, você sabe o que é um Patrimônio Cultural? Além disso, quais são as diferenças entre IPHAN, CONDEPHAAT e Unesco? Pois é, essas classificações podem ser bastante confusas. Por isso, neste artigo vou facilitar a compreensão dessas nomenclaturas e deixar suas viagens ainda mais esclarecedoras!

O que é Patrimônio Cultural?

Vamos iniciar explicando o que é um Patrimônio Cultural.

A saber, se trata da relação da cultura com a sociedade. Isto é, o conjunto de costumes, hábitos, arte e etc de um país ou uma região específica. Além disso, se refere aquilo que é passado de geração para geração. Portanto, nada mais é que uma herança da identidade de uma sociedade, no qual, é compartilhada e valorizada pelos cidadãos.

Então, é tudo aquilo que carrega uma importância na história da humanidade, como por exemplo, a arquitetura de um local, as festas de um município, as danças típicas de um país e etc.

Patrimônio Material x Imaterial

Vale ressaltar que dentro do patrimônio histórico cultural que vem desde da constituição do Brasil em 1937, existe o material e o imaterial.

O primeiro, diz respeito aos bens materiais de um povo, isto é, aqueles bens que são tangíveis como museus, monumentos, igrejas e etc.

Podemos conhecer esse tipo de patrimônio no Centro Histórico de Ouro Preto em Minas Gerais ou no Centro Histórico de Olinda em Pernambuco.

Ouro Preto
Ouro Preto

Já os patrimônios imaterias, são aqueles intangíveis que abrange a cultura de um povo. Exemplos desse tipo de patrimônio são as festas típicas, as danças, músicas, costumes, saberes e etc.

Um grande exemplo de patrimônio imaterial aqui no Brasil é a famosa Capoeria.

Além dessas duas classificações citadas acima, os patrimônios ainda se dividem em Artísticos que reúnem os bens artísticos e naturais, que são os bens naturais de um local.

O que significa IPHAN?

IPHAN, significa Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e é um órgão brasileiro criado em 1937.

Tem como intuito, proteger e preservar os bens culturais e históricos do Brasil, assim como promover a permanência desses bens entre as gerações.

No Brasil são 14 patrimônios reconhecidos pelo IPHAN, que por sua vez, também são tombados pela Unesco. Veja aqui, quais são eles.

O que é Unesco?

Unesco é Patrimônio Cultural da Humanidade pela organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e foi criada em 1987.

Ou seja, são os patrimônios mundias da humanidade e atualmente se divide em patrimônios culturais, naturais e mistos.

O tratado para reconhecimento desses patrimônios, foi denominado Convenção do Patrimônio Mundial lá em 1987, onde definiram algumas regras. Entre essas, que sítios que tivessem sido declarados patrimônios da humanidade, pertenceriam a todos os povos do mundo, mesmo que não estivessem na localidade. Portanto, todos seriam responsáveis pela preservação desses locais.

Patrimônios culturais x naturais x mistos

Patrimônio Cultural
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Como dito anteriormente, a Unesco divide esses patrimônios em 3 tipos.

Os culturais são representados pelos monumentos em geral como esculturas, pinturas, vestígios arqueológicos, obras arquitetônicas, cavernas, inscrições, entre outros.

Já os naturais, são representados por formações biológicas, sítios naturais e beleza natural como paisagens, praias e etc.

E por fim, os mistos que possuem tanto o valor cultural como natural. A saber, hoje em dia são 936 patrimônios da humanidade, espalhados em 153 países chamados de Estados Membros.

O que é CONDEPHAAT ?

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico tem como objetivo proteger, assim como valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

Foi criado em 1968 e já possui 500 bens tombados, resultando em representações da história e cultura do estado paulista.

E o que é tombamento?

Como citado anteriormente, todos esses órgãos tem incomum o tombamento dos patrimônios.

E o tombamento nada mais é que um ato administrativo realizado pelo poder público, com a intenção de preservação daquele bem. Isso porque, a partir do cuidado com o patrimônio, o governo consegue evitar possíveis atos de destruição sobre o imóvel a fim de respeitar a memória daquele local, bem como a qualidade de vida da população.

Como vimos acima, o tombamento pode ser feito pelas esferas mundiais, federais, estaduais e até municipais. Ou seja, além disso, cada cidade pode criar o seu próprio conselho.

Contudo, quando se trata de patrimônios imateriais, o nome dado é registro. Um instrumento legal de preservação, reconhecimento e valorização do patrimônio, composto por bens que contribuíram para a formação da sociedade brasileira.

Por fim, ao final desse artigo, foi possível concluir a importância que os patrimônios culturais possuem no turismo, assim como do tombamento para a preservação das memórias tanto no âmbito mundial, determinado pela UNESCO, como no federal pelo IPHAN e estatual, definido por cada cidade.

E você, já sabia dessas classificações e das diferenças entre esses órgãos?

Veja também: Estância Turística: O que é? Quantas existem?

Quais são os tipos de turismo: Conheça alguns deles!

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

7 comentários sobre “Diferenças entre IPHAN, CONDEPHAAT e Unesco? Saiba o que é um Patrimônio Cultural.

  • Que ótimo post, muito esclarecedor sobre o que é patrimônio cultural e as diferentes definições. Engraçado que meu filho mais novo estava estudando exatamente sobre isso (ele está no 3o ano) e me fez muitas perguntas de quanto já conhecíamos de patrimônios culturais e até o que era tombamento. Se tivesse lido o post antes poderia explicar direitinho rsrsrs

    Resposta
    • Oi Cintia, que coincidência! As crianças de hoje estão muito avançadas haha! Eu aprendi isso na faculdade!

      Resposta
  • Muito esclarecedor teu post sobre patrimônio cultural. Geralmente, a gente coloca tudo no mesmo saco, seja material, imaterial, de tutela federal, estadual ou municipal.

    Resposta
  • Amei seu post com as definições e diferenças de Patrimônio Cultural! Não sabia com certeza como funcionava

    Resposta
  • Parabéns pela originalidade do post. Adoro conhecer o Património Cultural dos locais que visito e falar sobre o assunto. E se por um lado há conceitos de que falou que conheço e estou familiarizada por outro, conceitos como IPHAN e CONDEPHAAT eram conceitos que desconhecia.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *