fbpx
Planeje sua viagem

Tipos de turismo: Conheça alguns deles!

Tipos de turismos
Centro Histórico de São Paulo

A atividade turística é dividida em várias segmentações. Isso porque, são diversos tipos de viajantes com perfis distintos. Ou seja, os amantes de aventura ou os buscadores de natureza e por aí vai. Portanto, o mercado de turismo separa por oferta baseada na demanda para facilitar as estratégias em uma das atividades econômicas mais importantes do mundo. E você, sabe quais os tipos de turismo existentes? Pois neste artigo falaremos sobre alguns deles. Vamos?

Antes de mais nada, é necessário entender o que é turismo que segundo a Organização Mundial do Turismo: “…se define como atividades que as pessoas realizam durante viagens e permanência em lugares distintos e dos que vivem por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros”.

Isto é, os indivíduos viajam por vários motivos, seja por lazer como por trabalho. Por isso, a necessidade de definir os tipos de turismo existentes a fim de auxiliar na melhor experiência para o turista. Assim sendo, a segmentação dos tipos de turismo vai depender dos aspectos geográficos, históricos, necessidades, arquitetônicos, culturais, entre outros.

Abaixo alguns tipos de turismo:

Turismo Cultural

O turismo cultural tem como objetivo a relação do turista com o patrimônio histórico-cultural de uma determinada localidade.

Igreja Embaré em Santos - Tipos de turismos
Igreja Embaré em Santos

Esse patrimônio pode ser material ou até mesmo imaterial.

Os materiais são todos patrimônios tangíveis como museus, igrejas etc. Já os imateriais estão relacionados com o costume de um povo por exemplo.

O viajante que busca praticar o turismo cultural, procura vivenciar, aprender e entender a história e cultura de uma determinada localidade.

Exemplos desse tipo de turismo são visitas a monumentos históricos assim como a participação em eventos culturais.

A Michelle do blog Receitinhas e Viagens fez uma viagem incrível ao passado da Califórnia e contou nos mínimos detalhes como foi essa experiência memorável, mostrando como o Turismo Histórico-Cultural é rico e surpreendente.

Veja também: Diferenças entre IPHAN, CONDEPHAAT e Unesco? Saiba o que é um Patrimônio Cultural.

Turismo Gastronômico

Quem aí não ama experimentar as delícias de uma região?

Tipos de turismo
Mercado de Peixes em Fortaleza

Assim como o turismo cultural, os turistas que gostam de praticar o turismo gastronômico, buscam conhecer mais a fundo os costumes de uma cidade ou país.

Então, os visitantes procuram experiências culinárias com o intuito de enriquecer sua viagem.

Exemplo desse tipo de turismo são as comidas típicas de uma localidade como a famosa feijoada aqui no Brasil ou o cevique no Peru.

Turismo Religioso

Outro tipo de turismo muito praticado especialmente no Brasil é o religioso.

Igreja São Bento em Marília retratando artigo sobre tipos de turismos
Igreja São Bento em Marília

Ele tem uma certa semelhança com o turismo cultural, pois os visitantes buscam visitar igrejas também nesse segmento da atividade turística.

Todavia, o motivo principal do turista religioso é a fé popular. Por isso, que muitos viajam em datas de importância religiosa para prestar homenagens aos santos padroeiros.

Veja também: Turismo religioso em Marília: Conheça algumas igrejas da cidade e Como é a visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Turismo Social

Quando se fala em turismo social, logo vem o Sesc em nossas mentes.

Esse tipo de segmentação visa a inclusão e democratização do direito que as pessoas tem ao lazer. Por isso, atualmente existe a possibilidade de pagamento parcelado em voos e excursões por exemplo.

Veja também: Como funciona a hospedagem do Sesc

Top 5 unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

Turismo Rural

Fazenda do Chocolate em Itu - Turismo Rural
Fazenda do Chocolate em Itu

Queijo, café e a tranquilidade da Fazenda. Sem dúvida, são uma das características do turismo rural para aqueles que procuram calmaria e a beleza do campo.

Contudo, nem só de tranquilidade se define esse tipo de turismo, pois quem gosta de andar a cavalo, tirar leite de vaca e desfrutar de uma boa comida caseira também buscam o turismo rural. O que importa é estar em meio à natureza.

Veja também: A Fazenda do Chocolate em Itu

Passeio pelos campos de flores em Holambra: Saiba como funciona

Ecoturismo

Ecoturismo é uma atividade do segmento turístico que visa não só o contato com a natureza, como também o respeito com a mesma.

O turismo ecológico busca a interação do ser humano com o meio ambiente através da educação ambiental. Nesse caso, diferente do turismo de aventura que tem o intuito da adrenalina e aventura, o ecoturismo tem como prioridade a conservação do meio ambiente, protegendo os recursos naturais. Por isso, a importância da utilização consciente dos patrimônios, a fim de garantir a sustentabilidade para futuras gerações.

Turismo de aventura

Embora a maioria das atividades relacionadas ao turismo de aventura acontecerem em espaços naturais, ele também pode ocorrer em lugares construídos.

Ele é destinado especialmente para o viajante que gosta de aventuras com experiências físicas e sensoriais. Essas atividades envolvem desafios e obstáculos a fim de proporcionar ao viajante adrenalina, liberdade, prazer e superação.

Veja também: Petar- O espetacular Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

Turismo de Esportes

Diferentemente do Turismo de aventura, esse tipo de atividade é formada por pessoas que amam esportes e que viajam para participar de eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Turismo sustentável

Esse termo que vem sendo discutido cada vez mais no mercado da atividade turística tem como intuito o cuidado com o meio ambiente, bem como aos recursos naturais.

Contudo, não só dessa preocupação com a natureza classifica o turismo sustentável. Isto é, também tem como propósito garantir o bem estar das futuras gerações através da sustentabilidade.

Assim sendo, o turismo sustentável é uma excelente maneira de incentivar atividades ecologicamente corretas, se preocupando com o meio ambiente, com a sociedade e com a economia, voltadas ao turismo.

Turismo de Saúde

Em relação aos tipos de turismo, esse segmento é para quem procura descansar e cuidar do seu corpo físico e espiritual. Exemplos: Destinos com banhos termais, spas e etc.

Turismo de Massa

Totalmente ao contrário do turismo sustentável é o turismo de massa. Isso porque, ele é considerado um dos mais prejudiciais ao meio ambiente. Levando em conta a alta demanda em alguns destinos turísticos que não possuem infrestrutura adequada e nem a educação ambiental. Aqui no Brasil, um grande exemplo desse segmento é o turismo de sol e praia, onde na alta temporada, no verão brasileiro, muitas pessoas frequentam os estados litorâneos.

Ou seja, o turismo de massa é relacionado a quantidade de viajantes reunidos ao mesmo tempo em uma localidade.

Turismo de Sol e Praia

Como citado anteriormente, esse tipo de turismo é voltado aos turistas que procuram praias para curtir o verão. A grande questão é que o verão brasileiro ocorre em períodos de férias escolares, resultando em uma alta demanda em vários destinos litorâneos acarretando prejuízos como poluição ou falta de água para a população local.

Turismo de Estudos ou Intercâmbio

Como o próprio nome já diz, esse turismo é para o viajantes que pretendem expandir seu conhecimento experenciando novos países e aprendendo sobre a língua através de cursos.

Turismo de Negócios e Eventos

Para os viajantes de negócios e eventos esse tipo de segmento é praticado para quem faz reuniões em congressos, seminários, feiras voltados ao mundo corporativo.

Inclusive, é por isso que existem vários hotéis estruturados com salas corporativas.

Quem viaja a trabalho, não leva em conta os períodos de férias ou feriados e nem o lazer oferecido pelo meio de hospedagem ou cidade.

Turismo de Compras

Dentre os tipos de turismo, esse é voltado para os amantes de compras. Desde de lojas de grifes, até Outlets é um paraíso para quem adora consumir.

Veja também: Turismo de compras em São Paulo

Turismo Náutico

Adora ver aqueles navios gigantes em alto mar e sonha em fazer um cruzeiro. Então, o turismo Náutico é pra você!

Aproveite e veja como foi minha experiência fazendo meu primeiro cruzeiro.

Enoturismo 

Fala a verdade, quem aí não adora um bom vinho! Eu amo tanto que nesse exato momento estou com uma taça de vinho branco me acompanhando rs!

Exemplo clássico desse tipo de turismo são as vinícolas espalhadas em alguns destinos. O turista que busca praticar o enoturismo gosta de degustar vinhos, mas também saber mais sobre os solos e produção desse produto.

Destinos que oferecem essa pratica de turismo fortemente são: Chile e Itália! Aqui no Brasil na região sul é possível desfrutar de belos passeios em vinícolas. Em São Paulo, a cidade de São Roque tem a rota do vinho, um passeio muito agradável e perfeito para os amantes da bebida.

Conclusão sobre os tipos de turismo existentes

Sem dúvida, a segmentação de diferentes tipos de turismos facilita muito a vida do turista, assim como os órgãos da atividade turística ao estabelecer suas estratégias.

Cada pessoa é única, turistas possuem vontades, desejos e peculiaridades diferentes, e esse tipo de divisão pode ajudar muito na hora de planejar a sua viagem!

E você, que tipo de turista é? E quais desses tipos de turismo mais combinam com você?

Veja também: Estância Turística: O que é? Quantas existem?

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

10 thoughts on “Tipos de turismo: Conheça alguns deles!

  • Cintia Grininger

    Sou uma turista que se divide bem entre os vários tipos de turismo – amo turismo cultural, ecoturismo e de sol e praia. Acho que é bastante possível também praticar vários deles numa mesma viagem – por exemplo, eu não viajaria exclusivamente para algum lugar por conta da gastronomia, mas sempre gosto de experimentar pratos típicos – e acredito que a maioria das pessoas é assim. E não podemos esquecer que o turismo é um mercado como outros, por isso a necessidade de segmentação, não é mesmo?

    Resposta
    • Pois é, eub também me divido em algumas dessas segmentações de tipos de turismo, mas é como você disse, serve mais para ajudar no planejamento do mercado e não colocar os viajantes em uma caixinha neh

      Resposta
  • Adorei seu relato sobre tipos de turismo, muito bem explicado. Tenho estudado muito ultimamente sobre o turismo, por isso estava pesquisando e encontrei o seu post. Recentemente estava estudando o TBC – Turismo de base comunitária. Muito importante estudar e entender. O Turismo pode ser mesmo um agente transformador.
    beijos

    Resposta
    • Oi Olivia! Realmente o Turismo de Base Comunitária é de extrema importância no mercado turístico e assim como você também me interesso bastante por essa segmentação! Abraços!

      Resposta
  • Post muito didático. Abre um grande leque de opções na hora de pensar e programar a próxima viagem. Adorei!

    Resposta
  • Adorei seu post sobre tipos de turismo. Na verdade nem sabia que tinha tantos. Parabéns pela matéria

    Resposta
  • Adorei as explicações sobre os tipos de turismo. São tantos!!! Eu sou adepta de quase todos… rsrs Amo viajar. Só não faço turismo de compras.

    Resposta
    • Oi Lulu, no final das contas o que importa é viajar e se permitir neh rs! Abraços!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *