fbpx
Litoral de São PauloSão PauloSudeste

Conhecendo o Projeto Tamar em Ubatuba

Em uma noite meio chuvosa, resolvemos conhecer o Projeto Tamar em Ubatuba e adoramos! Quer saber como foi? Então vem comigo para mais uma experiência!

Projeto Tamar em Ubatuba

Na cidade de Ubatuba, a saber, foi a primeira vez que visitei uma sede do Projeto Tamar e fiquei surpresa pelo tamanho do espaço, quanto mais andávamos, mais tinham exposições e tanques para ver.

No total são 5 tanques secos e 5 tanques molhados, isto é, locais onde ficam as tartarugas.

Quanto custa conhecer o Projeto Tamar?

O valor que pagamos foi de R$21,00 (valor da inteira/jan/2020), mas existe a opção de meia entrada para crianças menores de 12 anos e estudantes mediante comprovante. Além disso, pessoas que são maiores que 60 anos, não pagam nada.

E o que é o Projeto Tamar?

Informação: A saber, o Projeto Tamar foi criado na década de 80 para estudar e proteger as tartarugas marinhas no litoral brasileiro e são 21 bases espalhadas pelo país, sendo a da Praia do Forte a mais equipada. Sem dúvida, essa última, quero muito conhecer!

Este Projeto é voltado para a conservação das tartarugas marinhas em todo o território brasileiro.

Instituído pelo Ibama, tem o objetivo de resguardar este animal à beira da extinção, por isso é tão legal e interessante conhecer, pois além de passear, você acaba contribuindo com a sustentabilidade.

Curiosidade: A saber, a expressão TAMAR é uma abreviatura dos termos tartaruga e marinha.

O Projeto Tamar em Ubatuba

Ao entrar no Tamar, por conseguinte, visualizamos as 5 réplicas de tartarugas em tamanho real e as informações sobre cada uma… bem legal para tirar fotos ao lado delas.

Posteriormente, caminhando pelo espaço, fomos conhecendo algumas espécies que ficam nos tanques ou nos bancos de areia e a que mais me chamou atenção foi a tartaruga Albima!

Informação: O Tamar vem atuando em Ubatuba desde 1991 e apesar de o intuito ser a proteção das espécies, há atividades voltadas à educação ambiental, pesquisa científica, ações sociais e comunitárias envolvendo os moradores.

Surpresa…

Logo após conhecer a primeira parte, que eu achava que era a única, entramos em uma sala interativa simulando todo o lixo que o homem joga no mar. De fato, uma sessão muito interesse de conscientização.

Em seguida, vi que tinha muito mais para conhecer, aliás, nessa segunda parte tem a atração mais impactante, um aquário com praia artificial e um visor panorâmico gigante! Conseguimos ver duas tartarugas nadando bem de pertindo! Sem dúvida, imperdível!

Além disso, você encontrará…

Um auditório que exibe vídeos educativos, sala de recreação, o museu com peças biológicas, assim como espaços com telas interativas e uma réplica de um barco enorme para tirar foto.

Chegando ao fim do passeio

No final, ainda é possível prestigiar o Museu Caiçara que valoriza a cultura caiçara, assim como uma exposição riquíssima de fotografias contando a trajetória do Projeto Tamar, uma loja com souvenires e uma lanchonete muito fofinha.

Os visitantes são atendidos por monitores especialmente treinados e existem atividades educativas para crianças em horários determinados. Para tanto, é necessário fazer inscrição um dia antes ou uma hora antes dependendo da atividade.

Além do Tamar em Ubatuba, também existe mais 6 centros de visitantes, são:

  • Praia do Forte (BA),
  • Arembepe (BA),
  • Fernando de Noronha (PE),
  • Oceanário de Aracaju (SE),
  • Regência (ES),
  • Vitória (ES) e
  • Florianópolis (SC).

Quando ir?

O Centro de Visitantes funciona todos os dias, menos nas quartas-feiras.

Nas sextas e sábados está aberto das 10h às 20h. Nos domingos, segundas, terças e quintas das 10h às 18h. 

Vale muito a pena conhecer o Projeto Tamar de Ubatuba, pois além de passar algumas horas passeando e tendo contato com a natureza, você contribui com as ações para ajudar o meio ambiente.

Enfim, fiquei curiosa para assistir a desova das tartarugas! Quem sabe em alguma outra sede?!

E você, já conhece o Projeto?

Aliás, se quiser dica de hospedagem barata e descontraída em Ubatuba clique aqui!

Obrigada mais uma vez por ter chego até aqui e até logo!

Vai viajar?! Então não deixe de contratar seu seguro viagem. No site da Seguros Promo você consegue fazer uma busca por diversas empresas com o melhor custo benefício e ainda ganha 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5!

Pesquise os melhores hóteis e restaurantes com a Tripadvisor!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

11 comentários sobre “Conhecendo o Projeto Tamar em Ubatuba

  • Pingback: Como foi me hospedar em um hostel - Bagagem despachada

  • Adoro o Projeto Tamar e é um privilégio que o de Ubatuba seja tão próximo de nós paulistas, assim conseguimos conhecer melhor o trabalho da proteção às tarturgas marinhas, esse serzinho mais lindo dos mares!

    Resposta
  • Que sensacional essa visita e que sensacional o projeto Tamar, sou apaixonada por ele e amei todas as dicas. Quero muito muito conhecer, obrigada!

    Resposta
  • Não sabia que existia outros e adorei conhecer o Projeto Tamar em Ubatuba através da sua experiência! Conheci o que fica na Praia do Forte e achei incrível ! Bom saber q não abre na quarta-feira, assim quando for me programo melhor.

    Resposta
    • Oi Sil, eu fiquei com muita vontade de conhecer o projeto na Praia do Forte! Você chegou a assistir a desovação? Abraços!

      Resposta
  • Estou tão apreensiva com o destino desse projeto no país. Eu já visitei alguns e admiro bastante, muito importante que ele prossiga. Esse especificamente ainda não conheço, mas já está na minha lista.
    beijos e obrigada por compartilhar

    Resposta
    • Bacana Olivia! Eu só conheço esse por enquanto! Dos que você visitou, tem algum que você gostou mais?

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *