fbpx
Sesc

Top 5 unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista
Sesc Vila Mariana

As unidades do Sesc estão espalhadas por todo o nosso país, desde os interiores até os litorais e capitais do Brasil. Mas sem dúvida, as unidades da cidade de São Paulo chamam a atenção pela sua arquitetura que resultam em prédios grandes e imponentes. Só na grande São Paulo são mais de 20 e neste artigo vou citar as top 5 unidades do Sesc que valem a pena conhecer na capital paulista, inclusive o maior do estado.

Sobre o Sesc

A saber, o Sesc significa Serviço Social do Comércio e foi criado em 1946 com o intuito de atender as necessidades dos trabalhadores desse setor.

Assim sendo, a instituição tem o propósito de promover bem-estar social e por conseguinte a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor comercial. Isso pode ser visto em várias segmentações do Sesc como, os hotéis, as excursões organizadas pela instituição, os shows e programas culturais e sem dúvida, as próprias unidades que oferecem diversas atividades para todas as idades.

Especialmente o Sesc São Paulo, gerido pela FecomercioSP, possui uma rede com mais de 30 unidades espalhadas pela capital, interior e litoral paulista.

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista
Sesc 24 de Maio

Essas diversas unidades, apesar de seguirem um padrão Sesc, possuem características distintas que as tornam especiais, pelo menos é o que eu sinto sempre que visito uma unidade diferente.

Veja também: 7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

Por fim, o Sesc é uma junção de centro cultural, centro esportivo, bem como instituição que oferece turismo social, atividades especiais para crianças, jovens e pessoas da terceira idade. Além disso, é possível encontrar nas unidades serviços de saúde e até educação ambiental.

Como tirar a carteirinha do Sesc?

Uma dúvida frequente quando se fala em Sesc é de quem realmente pode usufruir do equipamento e como fazer para tirar a famosa carteirinha do Sesc.

Pois bem, a saber, a carteirinha do Sesc ou a Credencial plena, é necessária para acessar alguns espaços das unidades como piscinas, academias, assim como receber descontos na comedoria e ter atendimento prioritário, entre outros benefícios. Todavia, a credencial não é necessária caso queira apenas visitar a unidade.

A credencial é feito gratuitamente na empresa que você trabalha ou até mesmo, nas unidades do Sesc e pelo aplicativo Credencial Sesc.

Para tanto, é preciso ter o RG, carteira de trabalho, CPF e uma foto 3×4 em mãos.

A carteirinha tem que ser renovada a cada dois anos e é válida para qualquer unidade do Sesc. Após dois anos, se ainda estiver empregado nos segmentos aceitos pelo Sesc, é só renovar gratuitamente nas unidades ou até pelo app Credencial Sesc.

E quem pode fazer a carteirinha?

Para fazer a credencial é necessário ser trabalhador de empresas do comércio, serviços e turismo. Igualmente, podem fazer a carteirinha, cônjuges, pais e dependentes do associado. Nesse pacote se encaixam funcionários com registro em carteira, trabalhadores temporários, estagiários e aposentados de diversas empresas como lojas, padarias e etc.

Para mais informações, clique aqui, pois cada unidade possui suas regras, inclusive a possível cobrança de taxa para alguns casos.

E se não me encaixar em nenhum desses perfis?

Se perdeu o emprego no ramo de comércio ou serviços de turismo, tem um prazo de até 24 meses para perder a validade da sua credencial.

Já se não trabalha nos segmentos de comércio e turismo, ou seja, é autônomo ou MEI, é necessário verificar com a unidade específica, pois tem algumas que abrem a possibilidade da associação para o público geral na categoria “atividades”. Contudo, a credencial só dá acesso a determinados serviços do estado de emissão.

De qualquer forma, o Sesc oferece diversas atividades para o público geral.

Veja aqui as regras de cada unidade.

Cartão Sesc

Além da credencial plena citada acima, existe a possibilidade de fazer o Cartão Sesc que é o passaporte para utilizar todos os serviços e todas as unidades. Contudo, não são todas as unidades que possibilitam essa alternativa, por isso verifique antes entrando em contato com o Sesc que você pretende conhecer ou frequentar.

A diferença da credencial para o cartão Sesc é que ele aceita também o público geral, ou seja, não é obrigatório trabalhar em empresas do comércio de bens e serviços e turismo.

É gratuito para os Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes. Para o Público em Geral o valor é R$ 50,20. Já para conveniados o valor é R$ 33,60.

Veja mais sobre o Cartão Sesc aqui.

Agora que conheceu mais sobre o Sesc, vamos as 5 unidades que valem visitar na capital paulista, ressaltando que não sou sócia da instituição e só visitei a parte aberta ao público geral. 

1. Sesc Pompéia

O Sesc Pompéia é um dos mais incríveis da cidade de São Paulo. Isso porque, o projeto arquitetônico da unidade mantém a estrutura original de uma antiga fábrica de tambores da década de 1930.

Ou seja, só a construção é um atrativo à parte. A inauguração da unidade foi em 1986 e nela é possível desfrutar de quadras esportivas, piscina, espaços de exposições, restaurantes e até choperia.

Além disso, o teatro é totalmente fora do convencional, com poltronas de madeira remetendo aos antigos teatros greco-romanos.

Sem dúvida, o ponto forte dessa unidade é a sua arquitetura, afinal, o projeto é da Lina Bo Bardi, arquiteta que projetou o MASP.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: CPTM – Estação Água Branca – Linha 07.

Endereço: Rua Clélia, 93. Pompeia.

Horário: Terça a sábado, de 9h às 22h. Domingo, de 9h às 20h.

2. Sesc Pinheiros

O Sesc Pinheiros é um dos meus favoritas da capital, isso porque, além de lindo e ter diversos andares cheio de atividades, teve uma época que sempre ia almoçar aos domingos no restaurante da unidade.

Nele, acontecem atividades culturais frequentemente, como shows, teatros etc. Aliás, a última vez que estive nele, pulei carnaval que por sinal, estava muito animado.

Essa unidade foi inaugurada em setembro de 2004 e o projeto é do arquiteto Miguel Juliano. A saber, são 35.259m² de área construída dividida em 7 andares.

Para quem visita o Sesc poderá encontrar um grande teatro, salas de expressão corporal, ginásios poliesportivos cobertos, parque aquático, consultórios odontológicos, assim como áreas de exposição. Certamente, você consegue tranquilamente, “perder” boas horas no Sesc Pinheiros!

O ponto forte dessa unidade, na minha opinião, é a comedoria com opções deliciosas e baratas, além de ter a possibilidade de comer admirando a piscina da unidade, o que acho muito bacana.

Além disso, essa é a unidade que recebeu a classificação de ser a maior da capital paulista. Portanto, não deixe de visitar.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação Faria Lima da linha amarela.

Endereço: Rua Paes Leme, 195.

Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados 10h às 19h.

3. Sesc Avenida Paulista

Mirante do Sesc da Avenida Paulista

O Sesc Avenida Paulista é um dos mais procurados de São Paulo, pois abriga umas das melhores vistas da cidade. Inclusive, ele foi um dos pontos turísticos mais procurados do município em 2018, o ano em que foi inaugurado.

O prédio possui 17 andares e dispõe de diversas áreas como, espaço para crianças, exposições, galerias, biblioteca e lanchonete.

Esse Sesc é imperdível, pois além de estar em uma avenida com muitos atrativos para conhecer, possui o terraço que proporciona uma vista espetacular.

Dica da Dre: O mirante é uma ótima opção para apreciar o pôr do sol, eu tive a oportunidade de assistir e posso garantir que é maravilhoso. Se for no final de semana, se prepare para a fila, pois fica lotado.

Indico esse artigo: 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista, caso for conhecer o Sesc Avenida Paulista para aproveitar e visitar outros atrativos gratuitos na avenida mais famosa de São Paulo.

Atenção: Atualmente é necessário agendar a visita ao Mirante através do app Credencial Sesc. Se possível, agende com antecedência, pois eles não liberam sem agendamento. Outra dica é agendar entre os horários das 17h às 18h30 para assistir ao pôr do sol.

Aproveite também para tomar um café na lanchonete do terraço. A saber, a duração da visita ao mirante é de até 30 minutos, é possível agendar em um único horário para no máximo 4 pessoas e os horários disponíveis são disponibilizados às sextas a partir do 12h e permanecem até esgotarem as vagas.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação Brigadeiro, linha verde.

Endereço: Avenida Paulista, 119. Paraíso.

Horário: Terça a sexta, das 9h às 22h. Sábados, domingos e feriados 10h às 19h.

4. Sesc Vila Mariana

Entrada do Sesc Vila Mariana

Visitei o Sesc Vila Mariana pela primeira vez esse ano e fiquei impressionada com a disposição dos prédios.

Inaugurado em 1997, o Sesc oferece espetáculos de teatro, inclusive com um espaço muito charmoso para tomar café – sala para literatura, artes plásticas e visuais. E assim como outras unidades, possui área de conveniência, de exposições e até uma praça coberta.

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista
Espaço do teatro



O que mais me chamou atenção nessa unidade do Sesc, foi a estrutura de arame com peixes em movimento que fica pendurada desde o último andar de um dos prédios, até o primeiro. Sem dúvida, é o destaque para fazer parte das top 5 unidades do sesc da capital paulista para conhecer.

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

Além disso, até o dia 01/05/2022, o sesc está recebendo uma exposição chamada Objetos Cinéticos com Leonardo Gallep. A saber, ela tem a finalidade de retratar mecanicamente pequenas cenas cotidianas.

E por fim o ponto alto é o Solarium que tem uma vista espetacular da cidade de São Paulo.

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista
Solarium do Sesc Vila Mariana

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação Ana Rosa – Linha verde.

Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo.

Horário: Terça a sábado, das 7h às 21h30. Sábados das 9h às 21h Domingos e feriados, das 09h às 18h30.

5. Sesc 24 de Maio

unidades do Sesc para conhecer na capital paulista
Sesc 24 de Maio

E finalmente, o 5° Sesc das unidades da capital paulista para conhecer é o Sesc 24 de Maio.

Localizado bem no centro de São Paulo, é um conjunto complexo de instalações de recreação e serviços com rampas e até um espelho d’água nos andares mais altos da unidade.

Por conta da localização, da arquitetura, das rampas que ligam todos os andares e do espelho d’água, passear pela unidade 24 de maio já é um atrativo à parte.

Isso sem contar a famosa piscina instalada no terraço do prédio que infelizmente não consegui visitar, pois por ser alta temporada, não estava aberto para as pessoas sem credencial.

Mas caso vá em baixa temporada, ou seja, a partir de abril, provavelmente, poderá conhecer a piscina também que deve ser espetacular.

Eu simplesmente adorei conhecer esse Sesc, além de toda a estrutura interna, a proximidade com outros prédios ao redor, faz da experiência ainda mais peculiar e interessante. Observar pessoas trabalhando nos prédios ao lado ou até passeando nas galerias próximas, foi uma vivência única.

Além disso, o Sesc 24 de Maio está perto de vários outros atrativos como o Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Avenida São João e etc.

Ainda sobre o Sesc 24 de Maio, não deixe de tomar o sorvete de Yogurt na lanchonete da piscina, onde fica o espelho d’água por apenas R$6,50 e visitar a exposição chamada: O Raio que o Parta que ficará na unidade até o dia 07/08/2022.

Para mais detalhes sobre a unidade e informações sobre a programação, acesse aqui.

Como chegar: Estação República – Linha vermelha.

Endereço: Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo.

Horário de Funcionamento: Terça a sábado das 9h às 21h e domingos e feriados das 9h às 18h.

Sobre as comedorias das unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

Nem todas as unidades do Sesc possuem comedorias, mas essas citadas acima, somente a da Avenida Paulista que não tem.

Saiba que mesmo não sendo credenciado, você também pode almoçar no Sesc, mas para isso, além de pagar o valor de R$26,00, vai precisar agendar pelo app Credencial Sesc.

Atenção, todas as unidades citadas nesse artigo exigem o comprovante de vacinação contra a Covid_19.

Por fim, essas foram as 5 unidades do Sesc da capital paulista que valem muito a pena conhecer. Eu particularmente sou suspeita, pois eu adoro o Sesc. Porém as unidades da cidade de São Paulo são realmente únicas e a maioria são de fácil acesso, o que facilita ainda mais a nossa vida de viajantes!

Agora me diz você, qual o seu Sesc favorito?

Veja também:

Como se locomover de trem e metrô em São Paulo

O que fazer em São Paulo: top 13 dicas

Como viajar com o Sesc: tudo o que você precisa saber

Como funciona a hospedagem do Sesc

7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

4 comentários sobre “Top 5 unidades do Sesc para conhecer na capital paulista

  • Boa noite!

    Trabalho em uma hamburgueria, porém não possuo registro em carteira, posso me associar no Sesc com direito a todos os benefícios?

    Resposta
    • Olá Maria, tudo bem? Para fazer a credencial é necessário ser trabalhador de empresas do comércio, serviços e turismo. Igualmente, podem fazer a carteirinha, cônjuges, pais e dependentes do associado. Nesse pacote se encaixam funcionários com registro em carteira, trabalhadores temporários, estagiários e aposentados de diversas empresas como lojas, padarias e etc. Eu acho interessante você ir no Sesc mais próximo da sua residência e verificar com eles a possibilidade. Abraços!

      Resposta
  • Eu frequento o sesc itaquera seria bom se liberassem a comedoria nao consigo agendar nunca tem vaga sou idosa e nao posso ficar sem almoçar tirando isso tudo perfeito
    Obg

    Resposta
    • Oii, Roseli, muito obrigada pelo comentário, mas essa é uma página de um blog pessoal e não do Sesc, ok? Você deve entrar em contato diretamente com eles!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *