5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista
É fato, que a cidade de São Paulo, possui atrações para qualquer tipo de perfil, desde, passeios naturais, até passeios culturais e a Avenida Paulista não poderia ser diferente. Na verdade, ela é tão completa, que em um dia, não é possível conhecer todas as atrações. Por isso, afim de facilitar sua escolha de o que fazer em um dia ou meio período na avenida mais famosa de São Paulo, vou listar 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista!
Como chegar na Avenida Paulista?
Sem dúvida, a melhor maneira de chegar até a Avenida Paulista é de metrô. Existem três estações que estão localizadas na avenida, são: a Brigadeiro, Trianon-Masp e a Consolação, todas da linda verde.
Ainda ali perto, na Rua Consolação, tem a estação Paulista da linha amarela.
Outra forma pratica de chegar é através de ônibus, pois existem vários pontos bem localizados e sinalizados. Além disso, os apps de transporte como a Uber estão aí para facilitar nossa vida, sendo também, uma ótima opção, principalmente se for dividir com outras pessoas.
Embora, muita gente prefira ir de carro, não é uma opção muito recomendável, visto que, o trânsito é intenso e os estacionamentos são caros.
Japan House
Logo no começo dos 2.800 Km da avenida, é possível visitar o Japan House. A casa busca promover a cultura japonesa, através da arte, educação, livros, gastronomia e tecnologia.
A saber, existem muitas atrações para visitar no Japan House. Contudo, só o fato de admirá-la do lado de fora, já vale a pena, pois sua arquitetura inovadora do Kengo Kuma é um atrativo à parte.
Suas exposições são temporárias, por isso, é interessante revê-la sempre que puder, para conhecer as novas atrações. Assim como no Brasil, também tem Japan House em Londres e Los Angeles.
O espaço é composto de biblioteca, loja, restaurante Junji Sakamoto do chef Jun Sakamoto, cafeteria, assim como espaços para as exposições e worshops.
Onde: Avenida Paulista, 452.
Horário: De terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h.
Quanto: Gratuito.
O Sesc da Avenida Paulista
Do outro lado da rua, é onde fica o Sesc, inaugurado em 2018.
Essa é uma atração imperdível na Avenida Paulista, pois além de ter diversas atividades que as unidades geralmente disponibilizam, ainda é possível apreciar a vista linda do mirante que fica no 17° andar.
Dica da Dre: O mirante é uma ótima opção para apreciar o pôr do sol, eu tive a oportunidade de assistir e posso garantir que é maravilhoso. Se for no final de semana, se prepare para a fila, pois fica lotado.
Onde: Avenida Paulista, 119.
Horário: De terça a sábado das 09h às 20h domingos e feriados das 10h às 19h.
Quanto: Gratuito.
Veja também: 7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita
Itaú Cultural
Caminhando um pouco mais que 1 minuto, na mesma calçada, o Itaú Cultural, também é um lugar gratuito na Avenida Paulista que vale a pena conhecer.
Entre a programação que é variada, é possível visitar exposições, assistir à apresentações teatrais, assim como musicais e participar de encontros e oficinas.
Além disso, o prédio conta com uma exposição que é permanente no Espaço Olavo Setúbal, que possui coleções de obras do Brasil Colonial e Império. Se prepare para tirar muitas fotos na escadaria que expõem gravuras da fauna e flora brasileira que são belíssimas.
Este é um ótimo programa para fazer na Avenida Paulista, visto que, é referência cultural desde 2014, quando foi inaugurado.
Onde: Avenida Paulista, 149.
Horário: De terça a sexta das 09h as 20h, sábado, domingo e feriado das 11h as 20h.
Valor: Gratuito, mas fique atento, pois nas apresentações ou oficinas é necessário a retirada de ingressos com horas de antecedência.
Centro Cultural Fiesp
O Centro Cultural Fiesp é um dos lugares que eu mais gosto de visitar na Avenida Paulista, pois além de ser gratuito, eu frequento desde criança. Assisti muitas peças de teatro na Fiesp.
O centro também possui três galerias para exposições, assim como uma livraria e cafeteria.
Outro ponto interessante é a arquitetura do prédio, projetada pelo Paulo Mendes da Rocha, que junto com o famoso Oscar Niemeyer, são os únicos brasileiros a ganhar o Pritzker.
Todas as atividades são gratuitas e caso tenha interesse de assistir à alguma peça, geralmente elas acontecem de quinta à domingo à partir das 20h. Todavia é necessário efetuar a reserva pelo site do Sesi. Mas vale a pena perguntar na bilheteria caso tenha esquecido de efetuar a reserva, pois normalmente sobram bilhetes, porém, é necessário solicitá-los com 2 horas de antecedência.
Onde: Avenida Paulista, 1313.
Horário: Diariamente das 10h às 20h.
Valor: Gratuito
Instituto Moreira Salles
Por último e não menos importante, no final da avenida, o Instituto Moreira Salles, é um prédio de 7 andares com galerias, biblioteca, cineteatro, salas de aula, loja, livraria, café e restaurante.
Não à toa, que quem me levou para conhecer o espaço foi um amigo arquiteto, pois suas exposições são especializadas em fotografia e a arquitetura projetada a partir de conceitos sustentáveis é única e peculiar.
O destaque desse centro cultural é, sem dúvida, o terraço na Praça IMS. Acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes, proporciona uma vista linda da Avenida Paulista.
Onde: Avenida Paulista, 2424.
Horário De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.
Valor: Gratuito
O que mais tem para fazer na Avenida Paulista sem gastar nada ou quase nada?
Durante toda a avenida você se deparará com artistas vendendo seus produtos e aos domingos (das 10h às 19h), quando ela fica fechada para os pedestres, é possível admirar músicos tocando todo tipo de som, certamente, é um ótimo programa para fazer de domingo!
Também tem galerias e livrarias para passar o tempo, além de outros pontos interessantes como a Casa das Rosas e o Parque Trianon.
O legal é que essas atrações estão todas em uma avenida, então é tudo muito perto!
Gostou das dicas? Trocaria alguma atração por outra nessa lista? Conta aqui nos comentários?
Gosta de programas culturais e gratuitos? Então, dá uma olhada nesse artigo: 5 museus gratuitos para ir em Santos!
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Feche seu pacote viagem com a Hurb!
Ao utilizar os nosso links para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Pingback: 3 Museus em Santos para conhecer em um dia - Bagagem despachada
Pingback: O que fazer em Londrina? - Bagagem despachada
Pingback: 7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita - Bagagem despachada
Pingback: 4 parques imperdíveis em São Paulo (capital) - Bagagem Despachada
Pingback: Os 3 principais aeroportos de São Paulo - Bagagem Despachada
Que saudade da Avenida Paulista! Amo! Eu morava pertinho dela e ia todo fim de semana dar uma voltinha na Casa das Rosas, na antiga Fnac, na Livraria Cultura… comer um pastel da Maria ahaha tem muita coisa boa mesmo por ali, vc disse tudo! Ótimo post.
Oi Carolina, a Paulista é espetacular neh? Acredita que ainda não comi esse pastel da Maria! Ele é famoso, não é? Abraços
Dessa sua lista super bacana de lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista eu até agora só conheci a Japan House, acredita? Isso deixa claro q preciso explorar muito a cidade de São Paulo. Adorei as dicas e quero voltar em breve para conhecer os outros lugares.
Oi Sil, Japan House é muito legal! Quero voltar mais vezes, com certeza! Abraços!
Ótimas dicas de lugares gratuitos para visitar na Avenida Paulista! Adoro São Paulo, mas sabe que geralmente não vou pra Paulista. Tem tanto lugar bacana pra conhecer né? Já anotei esse roteiro para uma próxima vez
Pois é Mariana, tem muita coisa pra ver em São Paulo! Mas a Avenida Paulista é um dos meus locais favoritos!
Roteiro na Paulista é tudo de bom! Saudade de ir nos finais de semana quando virava um parque…
Marcia, adoro andar por São Paulo!
Coisas gratuitas para fazer na Avenida Paulista e que são uma delícia, diga-se de passagem! Adorei! São Paulo é realmente muito democrático! Saudade dessa selva de pedra.
Oi Maria, pois é, São Paulo tem seus encantos! Abraços!
Pingback: Turismo de compras em São Paulo - Bagagem Despachada
Pingback: Top 5 museus em São Paulo (capital) - Bagagem Despachada