fbpx
CapitalSão PauloSudeste

5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista

É fato, que a cidade de São Paulo, possui atrações para qualquer tipo de perfil, desde, passeios naturais, até passeios culturais e a Avenida Paulista não poderia ser diferente. Na verdade, ela é tão completa, que em um dia, não é possível conhecer todas as atrações. Por isso, afim de facilitar sua escolha de o que fazer em um dia ou meio período na avenida mais famosa de São Paulo, vou listar 5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista!

IMS - avenida paulista
Visão do terraço do IMS na Avenida Paulista

Como chegar na Avenida Paulista?

Sem dúvida, a melhor maneira de chegar até a Avenida Paulista é de metrô. Existem três estações que estão localizadas na avenida, são: a Brigadeiro, Trianon-Masp e a Consolação, todas da linda verde.

Ainda ali perto, na Rua Consolação, tem a estação Paulista da linha amarela.

Outra forma pratica de chegar é através de ônibus, pois existem vários pontos bem localizados e sinalizados. Além disso, os apps de transporte como a Uber estão aí para facilitar nossa vida, sendo também, uma ótima opção, principalmente se for dividir com outras pessoas.

Embora, muita gente prefira ir de carro, não é uma opção muito recomendável, visto que, o trânsito é intenso e os estacionamentos são caros.

Japan House

Logo no começo dos 2.800 Km da avenida, é possível visitar o Japan House. A casa busca promover a cultura japonesa, através da arte, educação, livros, gastronomia e tecnologia.

A saber, existem muitas atrações para visitar no Japan House. Contudo, só o fato de admirá-la do lado de fora, já vale a pena, pois sua arquitetura inovadora do Kengo Kuma é um atrativo à parte.

Suas exposições são temporárias, por isso, é interessante revê-la sempre que puder, para conhecer as novas atrações. Assim como no Brasil, também tem Japan House em Londres e Los Angeles.

O espaço é composto de biblioteca, loja, restaurante Junji Sakamoto do chef Jun Sakamoto, cafeteria, assim como espaços para as exposições e worshops.

Onde: Avenida Paulista, 452.

Horário: De terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h. 

Quanto: Gratuito.

O Sesc da Avenida Paulista

Do outro lado da rua, é onde fica o Sesc, inaugurado em 2018.

Essa é uma atração imperdível na Avenida Paulista, pois além de ter diversas atividades que as unidades geralmente disponibilizam, ainda é possível apreciar a vista linda do mirante que fica no 17° andar.

Dica da Dre: O mirante é uma ótima opção para apreciar o pôr do sol, eu tive a oportunidade de assistir e posso garantir que é maravilhoso. Se for no final de semana, se prepare para a fila, pois fica lotado.

avenida paulista
Lanchonete localizada no mirante do Sesc da Avenida Paulista

Onde: Avenida Paulista, 119.

Horário:  De terça a sábado das 09h às 20h domingos e feriados das 10h às 19h.

Quanto: Gratuito.

Veja também: 7 unidades do Sesc em São Paulo que merecem sua visita

Itaú Cultural

Caminhando um pouco mais que 1 minuto, na mesma calçada, o Itaú Cultural, também é um lugar gratuito na Avenida Paulista que vale a pena conhecer.

Entre a programação que é variada, é possível visitar exposições, assistir à apresentações teatrais, assim como musicais e participar de encontros e oficinas.

Além disso, o prédio conta com uma exposição que é permanente no Espaço Olavo Setúbal, que possui coleções de obras do Brasil Colonial e Império. Se prepare para tirar muitas fotos na escadaria que expõem gravuras da fauna e flora brasileira que são belíssimas.

Este é um ótimo programa para fazer na Avenida Paulista, visto que, é referência cultural desde 2014, quando foi inaugurado.

Onde: Avenida Paulista, 149.

Horário: De terça a sexta das 09h as 20h, sábado, domingo e feriado das 11h as 20h.

Valor: Gratuito, mas fique atento, pois nas apresentações ou oficinas é necessário a retirada de ingressos com horas de antecedência.

Centro Cultural Fiesp

Centro Cultural Fiesp é um dos lugares que eu mais gosto de visitar na Avenida Paulista, pois além de ser gratuito, eu frequento desde criança. Assisti muitas peças de teatro na Fiesp.

O centro também possui três galerias para exposições, assim como uma livraria e cafeteria.

Outro ponto interessante é a arquitetura do prédio, projetada pelo Paulo Mendes da Rocha, que junto com o famoso Oscar Niemeyer, são os únicos brasileiros a ganhar o Pritzker.

avenida paulista
Show gratuito do cantor Daniel no prédio da Fiesp

Todas as atividades são gratuitas e caso tenha interesse de assistir à alguma peça, geralmente elas acontecem de quinta à domingo à partir das 20h. Todavia é necessário efetuar a reserva pelo site do Sesi. Mas vale a pena perguntar na bilheteria caso tenha esquecido de efetuar a reserva, pois normalmente sobram bilhetes, porém, é necessário solicitá-los com 2 horas de antecedência.

Onde: Avenida Paulista, 1313.

Horário: Diariamente das 10h às 20h.

Valor: Gratuito

Instituto Moreira Salles

Por último e não menos importante, no final da avenida, o Instituto Moreira Salles, é um prédio de 7 andares com galerias, biblioteca, cineteatro, salas de aula, loja, livraria, café e restaurante.

avenida paulista
Exposição em uma das galerias no prédio do IMS

Não à toa, que quem me levou para conhecer o espaço foi um amigo arquiteto, pois suas exposições são especializadas em fotografia e a arquitetura projetada a partir de conceitos sustentáveis é única e peculiar.

O destaque desse centro cultural é, sem dúvida, o terraço na Praça IMS. Acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes, proporciona uma vista linda da Avenida Paulista.

Onde: Avenida Paulista, 2424.

Horário De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Valor: Gratuito

O que mais tem para fazer na Avenida Paulista sem gastar nada ou quase nada?

avenida paulista

Durante toda a avenida você se deparará com artistas vendendo seus produtos e aos domingos (das 10h às 19h), quando ela fica fechada para os pedestres, é possível admirar músicos tocando todo tipo de som, certamente, é um ótimo programa para fazer de domingo!

Também tem galerias e livrarias para passar o tempo, além de outros pontos interessantes como a Casa das Rosas e o Parque Trianon.

O legal é que essas atrações estão todas em uma avenida, então é tudo muito perto!

Gostou das dicas? Trocaria alguma atração por outra nessa lista? Conta aqui nos comentários?

Gosta de programas culturais e gratuitos? Então, dá uma olhada nesse artigo: 5 museus gratuitos para ir em Santos!

Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:

Ao utilizar os nosso links para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

17 comentários sobre “5 lugares gratuitos para ir na Avenida Paulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *