Bagagem Despachada (dicas para organizar sua bagagem)
A bagagem é um fator muito importante no planejamento da sua viagem. Isso porque, se não preparar sua mala de forma eficaz, poderá acarretar gastos extras e situações desagradáveis como carregar peso excessivo. Por isso, a partir das minhas experiências e algumas frustações passando perrengue com as minhas bagagens, resolvi escrever este post em homenagem ao nome do blog, a fim de possivelmente te ajudar desde a montagem da sua mala, até o despache da mesma! Bora despachar a bagagem com o Bagagem Despachada? Rs
Bom, antes de iniciar os tópicos que envolve desde da organização da bagagem até o despache, é interessante deixar claro para você mesmo, que sim, a sua bagagem é um ponto muito importante no planejamento da sua viagem. Por isso, por mais que pareça algo irrelevante, a escolha de como organizar sua mala, assim como do que realmente levar para o destino vai contribuir para sua viagem ser tranquila e fluída ou atrapalhada e cansativa. E falo por experiência própria. Então, vamos ao que interessa!
Montando a sua bagagem
1°Saiba como estará o clima no seu destino
A primeira ação antes de começar a colocar um monte de peças na sua mala, é saber como estará o clima no destino da sua viagem. Embora, saber o clima não nos dá 100% de certeza da temperatura que estará no destino, é o ponto de partida para saber mais ou menos o que levar.
2°Leve roupas coringas
Separe os possíveis looks que você poderá usar de acordo com a quantidade de dias que ficará no destino e em seguida escolha 1 parte de baixo para cada três ou até 5 peças. Ou seja, se for ficar 1 semana, leve em média duas parte de cima para o dia e noite para usar por dia e 3 partes de baixo para combinar com elas. Isso porque, geralmente, as calças e outras roupas de baixo ocupam muito espaço e não sujam tão rápido como as blusinhas, por exemplo.
A grande sacada aqui, é levar peças coringas, que são fáceis de combinar com vários looks.
É importante, tentar ao máximo não carregar roupas demais, mas também, lembrar de colocar peças que são importantes para você não passar aperto, como blusas de frio, por exemplo.
Outra dica, na hora de montar seus looks, é viajar com a roupa que acumula muito espaço. Eu, por exemplo, sempre viajo com uma calça que usarei em outros dias, com um casaco mais grosso e tênis que também ocupam bastante espaço na bagagem. Dessa forma, você também consegue economizar lugar na sua mala.
3°Use o aplicativo Packking
Esse é um aplicativo que utilizo para organizar minha mala! Ele oferece a possibilidade de registrar o que você já colocou na sua bagagem e por conseguinte, o que ainda falta colocar.
Assim sendo, após organizar suas roupas, esse aplicativo é ótimo para fazer uma lista do que levar! Além disso, o próprio app, te sugere o que é necesssário levar, de acordo com o tipo de viagem que você vai fazer.
Ele é muito funcional, pois como dito anteriormente, ele tem a opção de ticar o que já esta na mala e o que ainda falta colocar, além de afazeres, como carregar o celular e desligar a geladeira antes de sair de casa.
O app disponibiliza funcionalidades gratuitas, mas também possui uma versão Premium. Eu só uso a versão gratuita e atende super bem as minhas necessidades.
4° Escolha uma mala proporcional
Em seguida, após ter separado seus looks, e feito a lista do que levar usando o app ou da forma que preferir, escolha uma mala proporcional ao seu condicionamento.
Isto é, opte por uma mala que você vai conseguir carregar, pois não é sempre que você contará com a ajuda das outras pessoas e digo isso por experiência própria. Já fui muito teimosa e por isso, passei muito perrengue carregando bagagem pesada e maior que eu! Ter 1,55cm de altura tem suas desvantagens! Rs
5°Fique atento as especificações das medidas e pesos da bagagem que será despachada
Como sabemos, há um tempo, as companhias aéreas costumam aceitar bagagens de 20 a 32 Kg dependendo da empresa, do destino final da sua viagem e da tarifa escolhida.
Além disso, a bagagem despachada pode ter um total de 158cm somando suas medidas de largura, altura e profundidade.
Veja também: Viajando com as 3 companhias aéreas brasileiras
Como é na bagagem despachada que você vai levar praticamente todos os seus pertences como roupas, sapatos, roupas íntimas, bolsas e etc, é importante ficar atento ao peso para não precisar pagar taxa por extrapolar o limite, pois a taxa costuma ser bem cara.
6° Separa seus produtos de higiene pessoal em necessaire
É na bagagem despachada que você vai levar a maioria dos seus produtos de higiene como shampoo e outros produtos líquidos.
Separe esses produtos em frascos pequenos a fim de ocupar menos espaço e leve em necessaire para se acaso vazar não sujar as suas roupas.
Veja também: 7 produtos essenciais para qualquer tipo de viajante
7° Faça sua mala de forma organizada
Após separar todos os itens, organize sua mala de uma forma ordenada, dobrando e posteriormente enrolando as roupas para economizar espaço na bagagem.
8° Leve sacolas vazias
Sempre quando não lembro de levar sacolas vazias, elas me fazem muito falta. Ter sacolas na sua mala para colocar roupas sujas ou até, dependendo da situação, roupas molhadas, vai salvar sua vida em muitos momentos, especialmente se seu destino for praia.
Depois que finalizar sua mala para que seja despachada, monte sua bagagem de mão.
O que levar na bagagem de mão?
A mala de mão é aquela que você vai levar com você no avião. Pode ser uma mala ou mochila, mas deve-se seguir algumas restrições.
As especificações da bagagem de mão, assim como da bagagem despachada deve ser verificado com a companhia aérea, mas em geral, é permitido levar uma mala ou mochila de até 10 Kg, além de uma mala, bolsa ou objeto pessoal que seja pequeno.
No Brasil o tamanho da bagagem de mão permitida deve ser no máximo de 55cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade. (Latam, Azul, Gol).
Nesse momento é importante analisar o tipo de mala de bordo que vai levar na sua viagem. Uma dica é sempre optar por uma mala que tenha rodinhas 360° para facilitar a sua locomoção. Outro detalhe importante, é escolher bagagens que tenham divisórias para assim, ter mais facilidade de organizar a mala economizando espaço.
E por fim, uma mala com material polipropileno tem maior custo benefício por conta do valor, resistência e durabilidade.
1° Leve objetos pessoais e de valor
Na bagagem de mão é muito importante levar objetos de valor e eletrônicos como câmeras, celulares, notebooks, joias e óculos, entre outros.
Os eletrônicos são proibidos no porão da aeronave por causa das baterias, já os objetos de valor, podem ser roubados durante o transporte da bagagem despachada entre os aeroportos e avião.
A bagagem de mão é colocada em um compartimento acima do seu assento na aeronave ou abaixo do assento na sua frente. Aqui é importante dizer, que na maioria dos voos, costuma lotar rapidamente os compartimentos superiores, sobrando o espaço abaixo do assento. Se caso não couber e a aeronave não ter mais espaço, sua bagagem será despachada. Eu, particularmente, levo somente uma mochila com documentos e meu notebook e coloco embaixo da poltrona.
Entre os objetos pessoais, estão os documentos que aliás, devem estar sempre em fácil acesso para possíveis imprevistos e embarques e desembarques, como o RG ou passaporte por exemplo.
Veja também: Como tirar o passaporte (brasileiro).
2°Leve alguns produtos de higiene pessoal
É sempre útil, levar na bagagem de mão, uma escova e pasta de dente por exemplo, assim como álcool em gel e desodorante.
Importante: o desodorante não pode ser aerosol e os itens líquidos não podem ter mais de 100 ml.
3° Leve remédio
Além desses itens, leve seus medicamentos que pode ser remédio para enjoo ou dor de cabeça ou dependendo até suas medicações controladas, pois em caso de extravio, você terá eles com você.
4° Leve uma fruta ou um lanche
Embora, algumas companhias aéreas ofereçam snacks, às vezes a fome pode apertar e ter uma maça ou uma barra de cereal para amenizá-la, pode ser uma ótima opção, afinal, comer em aeroporto não é nada barato.
E o que não levar na bagagem de mão?
Na bagagem de mão é proibido levar objetos pontiagudos, eu por exemplo, tive que deixar um garfo da minha marmita no aeroporto uma vez. Cômico, mas realmente aconteceu rs.
Além disso, é proibido em bagagem de mão, armas ou substâncias explosivas, assim como, para voos internacionais, líquidos com mais de 100ml, incluindo bebidas alcoólicas. Para líquidos menores de 100ml, a recomendação é colocar todas as embalagens dentro de um zip lock transparente. Confira todas as restrições no site da ANAC.
Medidas de segurança antes da sua bagagem ser despachada
Depois de arrumar suas bagagens, faça algumas medidas de segurança a fim de evitar situações desnecessárias.
Se caso não der para levar seus pertences valiosos na bagagem de mão, opte por colocá-los no meio da mala que será despachada. Dessa forma, vai dificultar o acesso e por consequência, possíveis roubos.
Além disso, use uma etiqueta de identificação em caso de extravio e tranque sua bagagem com cadeado de código.
Hora de despachar a bagagem
Por fim, após todo o processo de montagem da sua bagagem e as medidas para segurança a fim de evitar dores de cabeça é hora de dar tchau a sua mala no momento do despache que é feito no aeroporto de embarque.
A partir do check-in, a responsabilidade sobre a sua mala é totalmente da companhia aérea, no qual, todas elas são identificadas com fitas de segurança pela empresa aérea, sinalizando o destino de entrega e o proprietário.
Todavia, é importante saber que essa identificação não protege sua bagagem contra danos e furtos. Existem alguns seguros que cobrem esses casos de extravios e danos na bagagem como o seguro viagem da MasterCard para clientes da categoria Black da bandeira. Saiba mais aqui.
Outras medidas a serem tomadas caso sua bagagem tenha sido extraviada ou danificada é fazer a reclamação ainda na sala de desembarque. Além disso, é possível entrar em contato com o SAC da companhia aérea, fazer um boletim de ocorrência na Polícia Federal e uma reclamação na ANAC.
Enfim, essas foram as dicas de como cuidar da sua bagagem desde o momento da organização e preparação até o despache no aeroporto! Gostou das dicas, o que acrescentaria ou tiraria? Tem facilidade em arrumar as malas? Já passou algum perrengue com sua bagagem? Deixa aqui nos comentários!
Veja também: O que levar na mala em uma viagem de Praia e Sol: Dicas imperdíveis
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Compre seu pacote com a Hurb!
- *Alugue sua mala pela Getmalas!
- *Veja diversas opções de passeios em São Paulo!
- *Compre seus produtos de viagem com a Amazon!
- *Reserve seu passeio com antecedência na Luck Receptivo!
- *Reserve sua hospedagem com a Booking!
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Guria do céu!! Adorei todas as dicas, mas para mim a melhor foi sobre o aplicativo Packking. Eu não conhecia, mas já estou apaixonada. Sou super organizada na hora de fazer as malas, mas faço listas enormes pra me orientar e não esquecer nada. Já baixei e será usado na minha próxima viagem. Thank yoooou!
Oi Michelle! Que ótimo que você curtiu as dicas! Eu também aprendi ser bem organizada na hora de fazer mala e adoro esse app! Abraços!!
Pingback: Como planejar uma viagem de férias - Danae-explore