O que fazer no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Conhecer o CCBB do RJ foi uma das experiências mais legais que tive na cidade. Isso porque, o prédio que abriga o centro cultural é uma obra de arte por si só, no qual sua construção é datada do período imperial, do século XIX. Além disso, é possível desfrutar de exposições permanentes e temporárias e muito mais. Sem dúvida, é um atrativo que vale a pena conhecer e para te convencer disso, nesse artigo tem tudo o que você precisa saber sobre o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro.
Por que conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro?
O CCBB do Rio de Janeiro, assim como outras unidades do Brasil, é um espaço voltado a cultura, que oferece diversas atividades tanto para turistas como moradores. São apresentações de teatro, shows, filmes e exposições. Por isso, já é um baita passeio só por essas razões. Todavia, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio, tem seu charme a mais, além de todos esses pontos mencionados acima, ele ainda conta com cafeterias, espaço de convivência e etc.
Além do mais, o prédio onde está instalado carrega muita história. Sua construção com mesclas da arquitetura neoclássica, art nouveau e art déco, ocorreu em mais de 30 anos e já foi a sede central do Banco do Brasil, no século XIX. Portanto, é possível identificar detalhes no edifício daquela época como os cofres, os elevadores com suas portas pantográficas etc. E tudo isso, com entrada gratuita.
O prédio do CCBB RJ
A saber, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro possui 5 andares. No térreo, tem exposições (geralmente são o início das exposições temporárias que continuem no andar de cima), uma livraria, cafeteria, a bilheteria, uma sala de teatro e outra de cinema. Ainda no térreo, é possível desfrutar de um espaço de convivência com coworking e lanchonete.
No primeiro, segundo e terceiro andar, é onde ficam as exposições temporárias e permanentes.
No segundo andar também tem duas salas de espetáculos. Já no quarto, é onde fica um auditório para 90 pessoas e no quinto tem uma biblioteca.
Precisa pagar ou agendar para visitar o CCBB – RJ?
A visita ao Centro Cultural é gratuita, exceto para peças de teatro ou filmes. Entre no site para ver a programação e seus valores.
O agendamento também não é necessário, mas para as exposições temporárias é preciso retirar o ingresso na bilheteria ou reservar pelo site.
Como chegar
O prédio do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro fica no centro da cidade, na Rua Primeiro de Março, 66.
Portanto é muito fácil de chegar de transporte público. A estação de metrô mais perto é a da Uruguaiana.
Veja também: Como se locomover sozinha no Rio de Janeiro?
Qual o horário de funcionamento?
O CCBB funciona todos os dias das 9h às 21h, exceto nas terças.
O que fazer no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro
Aprecie o prédio do CCBB – RJ
Como mencionado acima, o prédio por si só, já é uma atração.
Tendo sua pedra fundamental lançada em 1880, foi projetado pelo Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), que também foi arquiteto da Casa Imperial e fundador, da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
Sem dúvida, o que mais chama a atenção de quem entra no prédio, é sua rotunda que abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Em 1906, inaugurou a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Posteriormente, na década de 1920, passou a pertencer ao Banco do Brasil, tornando o edifício emblemático no mundo financeiro nacional até 1960. O prédio também abrigou a Agência Centro Rio de Janeiro e depois a Agência Primeiro de Março.
E foi em 1980, que o Banco do Brasil, resolveu transformá-lo em centro cultural, com o intuito de preservar seu valor simbólico e arquitetônico. Pode -se notar a sua preservação nas colunas, do mármore e da linda cúpula sobre a rotunda.
Os estilos preservados no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio é o neoclássico, presentes na rotunda e em suas colunas ornamentadas com a ordem jônica, o art nouveau, encontrado nas janelas externas, e o art déco, presente na porta da entrada da Rua Primeiro de Março, no lustre em frente à bilheteria e nas portas do Teatro I.
Visite as exposições
Certamente, as exposições que acontecem nos centros culturais do Banco do Brasil são incríveis e sempre são divididas em temporárias e permanentes.
Exposições permanentes
Museu do Banco do Brasil
As exposições permanentes se dividem em duas etapas.
A primeira é onde ficam os arquivos históricos do Banco do Brasil. Reunindo 200 anos de testemunhos históricos da memória e cultura do país, contando a trajetória da bicentenária instituição financeira. Entre esses documentos estão: atas de reunião, relatórios, fotografias, livros de registro e de contabilidade, plantas de agência, entre outros.
Também é possível encontrar mobiliários da época, como a Sala da Presidência, intacta desde sua última instalação, em 1960.


Outros itens dos acervos são: antigos objetos de trabalho, como o extinto pneumático que interligava o prédio a vários outros da região através de tubos subterrâneos e um sistema de ar comprimido — transportando, com rapidez, documentos inseridos em pequenas cápsulas de metal.
Além disso, o museu do CCBB do RJ também conta com a exposição do Sal ao Digital, que percorre a história da trajetória do dinheiro. Desde o início até os tempos atuais. É uma imersão ao passado.


Exposições temporárias
Já as exposições temporárias como o próprio termo já diz, acontecem com data limite. Por isso, é necessário entrar no site e conferir a programação. Ou então, entrar e se surpreender com a exposição que estiver acontecendo. São sempre muito legais, eu consegui aproveitar duas exposições temporárias, pois fui ao final de uma e no começo de outra. Ambas, valeram muito a pena.
Lembrando que apesar das exposições temporárias no CCBB do Rio de Janeiro também serem gratuitas, é necessário reservar o ingresso pelo site ou retirar no dia na bilheteria.
Aproveite para tomar um café em uma das cafeterias
O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro possui alguns espaços para apreciar um bom café, um chá ou quem sabe, até almoçar.
Entre elas estão: a Confeitaria Colombo, que apesar de não ser a original, possui o mesmo cardápio da que fica localizada no centro da cidade. Ela funciona todos os dias das 12h às 18h, menos às terças.
Outro espaço para aproveitar e beber algo ou até comer, é o Restaurante Lilia, que fica no térreo. O restaurante oferece um cardápio baseado na cozinha artesanal contemporânea, com produtos agroflorestais, incentivando a agricultura familiar e de pequenos produtores regionais. Também funciona todos os dias, das 11h30 às 15h e a cafeteria ligada ao restaurante das 9h às 20h. Às terças não abrem.
E por fim, no espaço de convivência também tem outra Confeitaria Colombo. E diferente das outras cafeterias dentro do centro cultural, ela abre às terças das 9h às 19h. De segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 19h.
Passe alguns minutos no espaço de convivência
Diferente de outros centros culturais do Banco do Brasil, o do Rio tem um espaço muito legal chamado de Espaço Conceito. Nele funciona atendimento bancário, espaço de coworking, vitrine de negócios para promoção de produtos e serviços de empreendedores e empresas parceiras, laboratório maker para criação de projetos de tecnologia com possibilidades de testes e prototipagem. E mais sala com terminais de autoatendimento bancário e de reunião.
É um espaço bem aconchegante, muito útil para descansar das caminhadas pelo centro da cidade e para carregar o celular nas diversas tomadas espalhadas no ambiente. Funciona às terças das 9h às 19h. De segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 19h.
Conheça a Biblioteca do Banco do Brasil
O CCBB do Rio de Janeiro também conta com uma biblioteca, criada m 1931.
Atualmente engloba obras de quase todas as áreas de conhecimento, com um acervo de 250 mil exemplares, incluindo nacionais e estrangeiros.
O espaço também oferece salão de leitura e um ambiente de obras infantojuvenis. Abre de segunda, quarta, quinta, sexta e sábado das 9h às 21h e domingo das 9h às 20h.

Explore os arredores do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro
Bem perto do CCBB do RJ, tem o Centro Cultural dos Correios, a Casa França – Brasil, a igreja da Candelária e a Pira Olímpica.
Dentro do centro cultural também tem sanitários, bebedouros e uma livraria com obras exclusivas sobre diversos temas.
Por fim, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, não pode faltar no seu roteiro, pois é o centro cultural mais amado da cidade e além de várias atividades oferecidas pelo espaço, é possível combinar com outros pontos próximos que também valem muito a pena visitar.
Conheça também o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, através do incrível olhar da Sylvia do blog lugares de Memórias.
Veja também:
O que fazer sozinha no Rio de Janeiro? Será que é seguro?
5 igrejas incríveis para conhecer no Rio de Janeiro
7 lugares incríveis para conhecer no centro do Rio de Janeiro
Passeio pelo centro do Rio de Janeiro: imperdível