fbpx
Rio de JaneiroSudeste

7 dicas para visitar o Parque Lage

Como visitar o Parque Lage

De ar bucólico e um dos pontos turísticos mais disputados do Rio de Janeiro, o Parque Lage merece muito a sua visita por vários motivos. Mas como toda boa atração, existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração para ter um bom aproveitamento do seu passeio. Por isso, separei 7 informações importantes de como visitar o Parque Lage e sair de lá satisfeito e feliz por ter conhecido mais um lugar espetacular da cidade maravilhosa.

O Parque Lage é, sem dúvida, uma atração imperdível no Rio, seja pelas lindas paisagens que oferece, pela sua interessante história ou até pelas incríveis caminhadas que são possíveis realizar em meio à natureza misteriosa do parque.

Contudo, não se pode negar que o palacete, com uma piscina no meio e jardins bucólicos ao redor, é o que realmente desperta tanto interesse dos turistas a esse cantinho especial da capital fluminense.

Mas será que é tão fácil assim de visitar esse atrativo do Rio de Janeiro, já que é tão disputado? A entrada é gratuita? Como faz para entrar dentro do Palacete? É fácil de chegar? Para responder essas perguntas, separei algumas dicas importantes a seguir:

Desfrute de uma experiência completa reservando um passeio imperdível que combina o fascinante Parque Lage com o deslumbrante Jardim Botânico. Aproveite a comodidade de poder parcelar o pagamento e embarque nessa aventura única!

1. Conheça a história do Parque

Apesar de seu encanto paisagístico, a riqueza do Parque Lage não é somente sobre sua beleza natural, mas também sua parte histórica.

Visitar o Parque Lage sabendo o porquê ele existe, vai fazer muita diferença na sua experiência como um todo.

A saber, o parque antigamente fazia parte do Engenho Del Rey que era um antigo engenho de açúcar. E essas terras eram muito grandes e iam até as proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, que aliás é um ótimo atrativo para conhecer no mesmo dia.

E foi em meados do século XIX, que um inglês comprou uma parte dessas terras e as transformou em uma chácara. Para deixar o espaço mais bonito, ele contratou um paisagista também inglês que construiu jardins nos moldes europeus. Com o passar do tempo, a chácara foi sendo passada nas mãos de vários outros proprietários até chegar nas mãos de Henrique Lage que deu o nome ao Parque.

Henrique era tão apaixonado em sua esposa italiana, que pediu para remodelar toda a arquitetura para palácios em estilo romano. E assim, o Palacete é composto de mármores, azulejos que foram trazidos diretamente da Itália, constituindo em toda a sua beleza e imponência.

Em 1957, Henrique teve que deixar o Palácio por conta de dívidas, e o parque se tornou público, e foi tombado como Patrimônio Cultural, Ambiental e Paisagístico da cidade do Rio de Janeiro.

2. Conheça o Jardim Botânico também

JB RJ

Outra dica de como visitar o Parque Lage e aproveitar ao máximo seu passeio é unir uma visita ao JB do Rio no mesmo dia, já que fica muito perto um atrativo do outro.

Ambos estão localizados no bairro Jardim Botânico, na zona Sul da cidade. Para chegar ao Parque Lage de transporte público é muito fácil e prático. Basta descer na estação Botafogo do metrô e pegar a integração que é o ônibus na superfície e descer no ponto da Gávea. Assim, você já conhece dois lugares incríveis em um dia só.

Veja também: Como se locomover sozinha no Rio de Janeiro?

Outras formas de ir até o Parque Lage é de carro, mas saiba que não tem estacionamento e você vai precisar deixar seu carro nas proximidades, ou pegar um transporte por app.

Veja também: Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Tudo o que precisar saber

Top 3 jardins botânicos mais bonitos do Brasil

3. Agende sua visita

A terceira dica e talvez a mais importante, é que você precisa fazer o agendamento pelo site do Sympla para fazer a visitação dentro do Palacete.

Essa é uma informação muito importante e que não achei em lugar nenhum quando fui conhecer o Parque Lage. Acontece que antigamente não precisava desse agendamento, mas isso mudou durante a Pandemia.

Apesar da visitação ao Parque e ao Palacete ser gratuita, não deixe de fazer seu agendamento com antecedência.

Agendamento Parque Lage

A saber, o Palacete foi construído em 1931, e possui uma arquitetura incrível, mesclada com a natureza e o Cristo Redentor ao fundo, resultando em uma paisagem de tirar o fôlego.

Dica da Dre: Outra maneira de entrar no Palacete é consumindo no restaurante, mas ainda assim você corre o risco de não conseguir já que pode ter fila de espera.

Reserve seu hotel com possibilidade de cancelamento sem custos

4. Vá durante a semana

Assim como em outros pontos turísticos do Rio de Janeiro como o Cristo Redentor, o ideal é se possível ir durante a semana, já que aos fins de semana é muito mais disputado. O Parque Lage funciona todos os dias das das 8h às 17h.

5. Explore todos os cantinhos do Parque Nacional da Tijuca

A quinta dica de como visitar o Parque Lage é para os apressadinhos de plantão. Você sabia que o Parque Lage faz parte do Parque Nacional da Tijuca com diversas atrações?

Por exemplo, lá dentro você pode aproveitar chafarizes, parquinho infantil, ilhas artificiais, aquários que ficam em paredes, bem como cavernas, Lagoa dos Patos, Oca Indígena, grutas e até fazer um piquenique em um dos cenários mais lindos do Rio de Janeiro.

Já para os aventureiros, é possível fazer a Trilha que leva ao Corcovado, onde fica o Cristo Redentor. Mas saiba que essa é uma opção para quem possui preparo físico, pois a trilha é intensa com duração de mais ou menos 2h30.

Veja tudo o que precisa para viajar ao Rio de Janeiro.

6. Aproveite um café no Plage Café

O Plage Café é a atração gastronômica do Parque Lage. Lá, você pode apreciar um belo café da manhã, um brunch e até mesmo almoço. Ele fica localizado no pátio do Palacete e oferece uma das vistas mais disputadas do Rio de Janeiro, a do Corcovado. O restaurante funciona das 9h às 18h.

7. Suba até o Terraço

E por fim, a 7° dica de como visitar o Parque Lage e aproveitar tudo o que ele oferece é subir no terraço que tem vista para o Corcovado. Para ter acesso, é necessário comprar um souvenir na lojinha no valor de R$10,00 por pessoa. Imagina as fotos tiradas lá do alto?

Espero que essas dicas sejam úteis para você aproveitar a sua visita ao Parque Lage que é um dos pontos mais disputados do Rio de Janeiro, pela sua beleza natural e arquitetônica.

Gostou? Então continue viajando pelo Rio de Janeiro com essas dicas incríveis da cidade maravilhosa:

Explorando o Museu do Amanhã: Uma incrível jornada através do tempo

Pequena África no Rio de Janeiro: a história que ninguém conta

5 igrejas incríveis para conhecer no Rio de Janeiro

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *