Mala de viagem para cruzeiro: Saiba o que levar
A hora de entrar no seu cruzeiro está chegando e com ela, a ansiedade e dúvidas de como arrumar a sua mala de viagem. Embora a bagagem para um cruzeiro não seja muito diferente de outros tipos de viagens, ainda existem algumas regras importantes para lembrar. Afinal, não é todo dia que vamos para o alto mar. Por isso, separei algumas dicas para ajudar na preparação da sua mala de viagem para um cruzeiro.
Vale ressaltar que para organizar a sua mala, é necessário saber quais os destinos de parada, se vai pegar outros transportes para chegar até o navio, o clima dos locais de passagem, quantos dias vai durar sua viagem e quais serão as atividades a bordo.
Dito isso, vamos as dicas do que levar na mala de viagem para um cruzeiro.
1. Escolha a mala ideal
Assim como em viagens “normais”, é importante checar o material da bagagem, bem como o espaço interno, travas de segurança, o tamanho e a quantidade de malas que vai levar para o cruzeiro.
A saber, as orientações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) é que cada viajante leve no máximo duas malas, onde a media de cada uma é de 20 Kg. Além disso, a recomendação é que a medida seja até 40 cm de altura, 60 cm de largura e 30 cm de profundidade.
Portanto, vale se atentar a essas especificações para evitar imprevistos.
Veja também: Como escolher a mala ideal para minha viagem: 5 dicas imperdíveis para não errar
2. Leve uma mochila
Além da mala que vai precisar despachar na hora de embarcar, leve também uma mochila para ficar com você ao entrar no cruzeiro.
Isso porque, os navios costumam ser liberados para o cruzeiristas antes da mala chegar a cabine. Sendo assim, se for entrar mais cedo, consegue aproveitar as dependências do navio sem precisar da bagagem despachada.
Por isso, na sua mochila é importante levar uma roupa de banho, bem como uma troca de roupa caso queira entrar na piscina.
Outros pertences que são importantes levar na mochila são documentos, voucher da viagem, cartões de crédito, joias, celulares, carregadores de bateria, necessaire e remédios.
Entre os medicamentos, leve analgésicos, buscopan para caso de cólicas ou dores abdominais e remédios para enjoo.
Dica da Dre: Para caso de enjoo, é interessante levar Gengibre para mastigar. Por conta do balanço do navio, muitas pessoas tendem enjoar bastante e o gengibre auxilia no alívio da sensação.
Outra dica é pegar uma maçã nos restaurantes se você não puder tomar medicamentos.
3. Que tipo de roupa levar em uma mala de viagem para cruzeiro?
Cá entre nós, mulheres ficam super empolgadas com essa parte da viagem de cruzeiro. Isso porque, não importa quantos dias vai ficar em alto mar, sempre vai ter ao menos 1 festa temática.
Quem nunca ouviu falar na famosa noite do comandante ou noite de gala em um cruzeiro? E mesmo que esses eventos mais sofisticados não sejam tão comuns como eram antes, ainda existem noites temáticas. Por isso, é importante verificar com a companhia de cruzeiro quais serão os temas das festas, para que você possa preparar as roupas adequadas para esses dias.
Durante o cruzeiro que fiz com a Msc, houve um evento chamado “Noite do Branca”. Todos tiveram que usar roupas brancas.
Além disso, levar roupas de banho e acessórios de praia e piscinas são obrigatórias, já que os cruzeiros possuem piscinas e a maioria dos destinos são praianos, especialmente no Brasil.
Leve também roupas confortáveis, sapatos, chinelo, pijama, roupas íntimas, saída de banho, itens de higiene pessoal como protetor solar, boné, chapéu, óculos de sol e trajes de frio já que dentro do navio os ambientes são gelados por causa do ar-condicionado.
Lembre-se também de levar na mala de viagem um adaptador universal para tomadas. Eles costumam ser muito baratos e salvam nossas vidas.
Dica da Dre: Levar um protetor de ouvido pode ser uma ótima saída se você não consegue descansar com muito barulho. Isso porque, apesar das paredes dos navios serem grossas, ainda sim é possível escutar o som das músicas e das pessoas nas cabines ao lado.
Tem dificuldades de arrumar a mala? Olha só essas dicas: Bagagem Despachada (dicas para organizar sua bagagem)
4. O que não levar em uma mala de viagem de cruzeiro
Entre o que não precisa levar estão: toalhas, roupas de cama, sabonetes, shampoo e condicionador. Todos esses itens são disponibilizados pela empresa do cruzeiro.
Existem coisas que são proibidas em um cruzeiro, como comida, bebida, ferro de passar roupa, secador de cabelo e chapinha. Também é proibido levar substâncias ilegais ou armas. Sempre verifique as regras da companhia de cruzeiro antes de viajar.
Observação: Se você estiver alimentando um bebê, eles fazem algumas concessões, assim como para cães-guia que são animais especiais e podem acompanhá-los em certos lugares.
5. Identifique a sua mala de viagem
Ao final da arrumação, vale colocar um cadeado, bem como colocar uma etiqueta extra de identificação com o seu nome e telefone para contato.
6. Embarcando no cruzeiro
No dia do embarque, você vai poder despachar sua mala no Terminal de Passageiros e levar sua bagagem de mão com você. A mala deve estar identificada com os vouchers (impressos) da companhia junto com a reserva da cabine e as informações do embarque.
Todo o procedimento é muito parecido como de uma viagem de avião. Você vai precisar passar no Raio X, fazer o procedimento de check-in, passar pela sala de embarque etc.
A grande diferença quando se fala de embarque em cruzeiros são as senhas distribuídas nos guichês. Dessa forma, o embarque realizado por grupos fica mais organizado, afinal dependendo do cruzeiro são mais de 4 mil passageiros para embarcar.
7. Devo levar dinheiro na viagem para um cruzeiro?
Uma dúvida muito comum é em relação a compras dentro do navio. No caso dos cruzeiros da Msc, na hora do check-in eles oferecem um cartão magnético que pode ser carregado tanto com depósito em dinheiro como cartão de crédito. No caso do depósito em dinheiro, caso não use tudo, a quantidade que restou é devolvida no desembarque.
Além disso, é possível levar dinheiro em espécie, mas lembre-se que a moeda dentro do cruzeiro será dólar e não real.
8. Seguro-viagem para cruzeiros
A saber, todos os navios de cruzeiros oferecem serviços médicos a bordo. Contudo, as consultas costumam ser pagas à parte. Assim sendo, é muito importante contratar um seguro-viagem que atenda às necessidades durante o cruzeiro.
Na Seguros Promo você consegue fazer uma busca do melhor seguro custo-benefício para a sua viagem de cruzeiro. Basta filtrar e a plataforma vai apresentar as melhores opções.
Por fim, estas foram as dicas para levar a mala de viagem perfeita para o seu cruzeiro. Na verdade, organizar sua bagagem não será muito diferente de outras viagens, mas vale a pena prestar atenção em algumas peculiaridades, como a bagagem de mão, para que você possa aproveitar ao máximo o navio assim que entrar em uma das viagens mais incríveis da sua vida.
Gostou do post? Então vá em frente, salve-o e compartilhe com outras pessoas que também vão adorar saber dessas dicas.
Veja também:
O que levar na mala em uma viagem de Praia e Sol: Dicas imperdíveis
O que fazer em Santos na parada de um cruzeiro (1 dia)
Como foi fazer o meu primeiro cruzeiro
Saiba tudo sobre a gastronomia do MSC Seaview