fbpx
AlagoasNordeste

Maragogi: a terra das águas inesquecíveis

Maragogi
Praia de Barra Grande/ Maragogi

Podemos dizer que hoje em dia é quase que indispensável ir a Alagoas e não conhecer Maragogi! Isso porque, muito além das famosas piscinas naturais, a cidade possui praias com tons de azul inesquecíveis que não encontramos em mais nenhum destino brasileiro!

Nossa viagem pela Costa dos Corais começou em Maceió e Maragogi foi nossa 4° parada!

Veja quais lugares passamos antes de chegar nas terras das águas inesquecíveis: Viajando pela Costa dos Corais: um roteiro entre Alagoas e Pernambuco e Como é se hospedar no Hotel Boutique Pedras do Patacho

E nesse artigo vamos continuar nossa aventura, só que agora no Caribe Brasileiro! Vem com a gente conhecer esse paraíso e saber o que fazer em Maragogi!

Saímos de Japaratinga já na parte da manhã e pegamos o nosso carro alugado pela Unidas e partimos para Maragogi!

Posso afirmar que percorrer a Costa dos Corais de carro vez total diferença na nossa viagem! Nos possibilitou conhecer várias praias pelo caminho de forma tranquila e libertadora. Ou seja, sem cumprir horários e ficar preso em grupos de excursões.

Por isso, indico muito o site da Rentcars para fazer uma comparação entre diversas locadoras e encontrar o melhor veículo custo benefício para a sua trip. No caso de uma viagem de carro para Alagoas, o ideal é um transporte mais equipado para andar em estrada de terra. Pegamos o Tracker com a Unidas e superou nossas expectativas.

Como chegar em Maragogi

Antes de começarmos a nossa lista de o que fazer em Maragogi, veja como chegar na cidade.

Seguimos a AL-101 saindo de Japaratinga e em apenas 20 minutos já estávamos procurando um lugar para almoçar em Barra Grande.

A saber, a cidade fica a 137 Km da capital alagoana, a aproximadamente 86 km de Porto de Galinhas e 133k de Recife.

Por isso, existem algumas possibilidades de chegar até Maragogi sem dificuldades. Você tem como opção descer no aeroporto de Maceió – Zumbi dos Palmares (MCZ) ou até mesmo no aeroporto de Recife – Guararapes / Gilberto Freyre (REC), já que a cidade de Maragogi fica no meio do caminho entre as duas capitais.

Desses dois aeroportos, basta retirar seu veículo alugado e pegar estrada até a cidade das águas mais lindas do Brasil. Saímos de Maceió e passamos por várias praias da Costa dos Corais e foi muito tranquilo.

Seguros Promo

Chegada em Maragogi

Estávamos ansiosos para chegar em Maragogi por motivos óbvios e porque nossa experiência em Japaratinga não tinha sido muito boa.

Outro motivo que me fez querer voltar muito a cidade, é que em 2018 fiz uma viagem rápida com a CVC para um passeio até as piscinas naturais e foi decepcionante. Veja como foi essa experiência. Clique aqui para conferir.

Todavia, não queria ficar com uma impressão desagradável sobre um dos destinos mais incríveis do nosso país. E de fato, dessa vez foi bem diferente, continue acompanhando para desfrutar de momentos únicos com o Bagagem.

Como dito anteriormente, Maragogi é uma cidade localizada no estado de Alagoas no nordeste brasileiro. Fica a 137 Km da sua capital, Maceió e é conhecida por fazer parte da região da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental, com um percurso de 135 Km de extensão com praias impressionantes. Tais praias, são famosas pela sua coloração azulada, bem como os recifes de corais, areias brancas, águas mornas e coqueirais.

Algumas das praias de Maragogi são mais conhecidas como a Praia de Antunes e Barra Grande e outras menos procuradas.

Importante: Um detalhe superimportante quando se fala das praias de Maragogi, são as colorações e as marés. Isso porque, a depender da época do ano, os tons de azul e verde modificam, chegando ao seu ápice no verão. Além disso, a altura da maré faz total diferença, sendo que na maré baixa ou alta, a aparência do mar modifica. Também vale lembrar, que para fazer os passeios até as piscinas naturais é obrigatório que a maré esteja baixa.

Uma dica é ir sempre nas luas Cheias e Novas, caso seu maior objetivo seja fazer os passeios até as piscinas. Nós por exemplo, viajamos no final da Lua Cheia que dura 8 dias e os passeios estavam proibidos devido a maré alta. Como o nosso intuito era realmente ficar mais relax, não sentimos falta, porém essa é uma das atrações principais de o que fazer em Maragogi e portanto vale ficar atento nesse detalhe que faz total diferença.

O que fazer em Maragogi
Maré alta em Barra Brande/ Maragogi

Meraki Beach

Ao chegar na cidade, fizemos nossa primeira parada no Meraki Beach na Praia de Barra Grande.

O Beach Club que oferece um cardápio excelente, assim como o serviço, também funciona como pousada.

Nós indicamos demais o Meraki, que fica em uma praia realmente de tirar o fôlego e possui pratos deliciosos. Pedimos uma isca de peixe bem recheada por R$49,00, uma salada deliciosa por R$27,00, Corona por R$12,00 e uma jarra de suco de caju por R$14,00!

Além disso, pagamos o couvert por R$5,00, que por sinal estava ótimo. Um detalhe que fez muito diferença, foi a proibição de caixas de som no Beach Club, já que eles ofereciam música ao vivo.

Por fim, eles trabalham com sistema a la carte e funcionam das 9 horas às 17h.

Barra Grande

A Praia de Barra Grande é sem dúvida uma das mais lindas que já conheci. Os créditos são para a cor do mar que estava (out/2021), de um tom azul impressionante.

E além de toda a sua beleza, é uma praia ideal para quem prefere mais agito. Motivo disso, são as diversas opções de Beach Clubs como o mencionado acima.

Praia de Barra Grande em Maragogi
Praia de Barra Grande

Ela fica entre as praias de Antunes e Burgalhau, a 6 Km do centro de Maragogi. Em Barra Grande, você pode curtir as boas estruturas e também fazer passeios até as piscinas naturais.

Além disso, na maré baixa é possível conhecer o fenômeno chamado Caminho de Moisés. Este é um banco de areia formado na maré baixa que permite que os visitantes andem muitos metros “mar adentro” e é uma opção indispensável de o que fazer em Maragogi.

Infelizmente não conseguimos presenciar essa perfeição da natureza pois a maré estava alta. Por isso, é importante verificar a tábua de maré quando for visitar a praia.

Dica da Dre: Na praia é possível encontrar vários cantinhos para tirar fotografias, mas todos eles são pagos! O valor é de R$5,00 para cada estrutura montada como os balanços da foto.

O que fazer em Maragogi - tirar fotos nos balanços de frente para o mar
Balanços: R$5,00 para tirar foto

Cidade de Maragogi

Após curtir momentos agradáveis na Praia de Barra Grande, fomos até o centro da cidade para comprar alguns produtos para o nosso Airbnb.

Centro de Maragogi

Maragogi apesar de pequena, carrega histórias importantes para nosso país. Por exemplo, antes de se chamar Maragogi, o povoado deu o nome do vilarejo de Isabel, por causa da princesa Isabel que libertou os escravos em meados de 1887.

Foi em Maragogi também, onde recebeu esse nome somente em 1892 por conta do rio que banha o local, que houve batalhas contra os holandeses. Além disso, a cidade foi palco da Guerra dos Cabanos, movimento que tinha o objetivo de trazer D. Pedro I de volta ao trono do Brasil.

Ademais, a praia da cidade em si não é muito frequentada por não ser a mais bonita da região.

O centro como dito anteriormente é pequeno e conta com restaurantes, lojas de artesanatos e souvenires, assim como agências receptivas.

Em relação aos passeios que saem de Maragogi, as opções são ir até as piscinas naturais a depender da maré e fazer passeios de buggy que percorrem algumas cidades vizinhas como Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, além de regiões de Pernambuco, como Porto de Galinhas.

Mais uma vez, como estávamos com veículo próprio, conseguimos conhecer essas regiões por conta e o passeio de buggy foi dispensável.

Nossa hospedagem

Após nossa compra no mercado, fomos conhecer nossa 4° hospedagem da viagem. Dessa vez, optamos por um Airbnb que ficava bem perto do centro da cidade.

E posso dizer que apesar da falta de mordomia como o café da manhã ou serviço de quarto, valeu muito a pena.

Para começar, ao chegar no apartamento, nos deparamos com um ambiente completo, onde havia até cadeiras e bóias de praia. Além disso, o espaço estava limpíssimo e tudo bem decorado e organizado.

Em nenhum momento nos faltou absolutamente nada, já que o imóvel ficava em ótima localização, perto de mercado e farmácia. Outro ponto que fiquei impressionada, foi a vista da varanda do quarto que dava de cara para o mar de Maragogi.

Onde ficar em Maragogi

O lugar também era bem silencioso o que resultou em outro ponto muito positivo.

O apartamento era dividido em sala de estar e jantar com todos os objetos necessários como TV a cabo e mesa de jantar. Além disso, na cozinha havia micro-ondas e cafeteira.

Na lavanderia havia duas boias e cadeiras de praia que inclusive usamos no segundo dia.

O apartamento ainda contava com dois quartos e dois banheiros, bem como piscina e estacionamento.

Finalmente, dois pontos negativos foram, na hora de subir com as malas e compras pelas escadas, já que o prédio não tinha elevador e a piscina estava um pouco suja.

Todavia, esses foram detalhes que não interferiram nem um pouco nos pontos positivos da hospedagem.

Deixo aqui o link do apartamento.

Conhecendo a famosa Praia de Antunes

Certamente, conhecer a Praia de Antunes, não pode falta na sua lista de o que fazer em Maragogi.

Depois de tomar um belo café da manhã, no dia seguinte, fomos conhecer a Praia de Antunes!

Ficamos no Quiosque Praia de Antunes que oferece serviço razoável.

Certamente, a praia merece o título como uma das mais bonitas de Maragogi, apesar de ter muita semelhança com a de Barra Grande.

Ela também possui um tom de azul incrível e coqueirais que compõe uma paisagem que é impossível não se apaixonar.

A saber, é uma praia mais tranquila em relação a estrutura, mas também é local de paradas de passeios que vem de outras regiões.

O ideal é ir durante a semana a fim de aproveitar mais a tranquilidade que Antunes pode oferecer.

Ficamos a tarde inteira em Antunes e depois voltamos para o Airbnb.

No dia seguinte pela manhã, demos uma volta em Maragogi mesmo e partimos para Porto de Galinhas que abordei em um outro artigo.

Outras praias de Maragogi

Nessa viagem focamos nessas duas praias citadas acima, contudo Maragogi conta com outros paraísos como: Praia de Xaréu, Praia de Burgalhau , Praia Ponta de Mangue, Praia de Peroba,  Praia do Camacho, Praia do Dourado e Praia de São Bento.

Dicas úteis de Maragogi

Maragogi
Praia de Antunes
  • Fique atento a maré, pois as praias ficam diferentes a depender da altura dela e especialmente não deixe de verificar a tábua de marés caso queira fazer os passeios até as piscinas naturais.
  • A melhor época para ir para Maragogi é entre outubro e janeiro, onde as chuvas são mais escassas e a cor do mar chega ao seu ápice, ficando mais cristalino.
  • A melhor forma de conhecer as praias ao redor de Maragogi é de carro, por isso veja as opções da Rentcars. Caso não queira dirigir, os passeios de buggy também são uma opção para desbravar as redondezas.
  • Maragogi possui agências bancárias como o Banco do Brasil, Caixa e Bradesco. Lá é muito tranquilo utilizar cartão de crédito.

Por fim, querido leitor, não deixe de incluir esse destino na sua lista. Confesso que fiquei muito feliz de ter voltado a Maragogi e ter tido uma experiência diferente de 2018.

De fato, Maragogi é um dos destinos mais impressionantes do Brasil e como já disse em outro post, não deveria ser conhecida como o caribe brasileiro, mas sim como o estado com as águas mais incríveis do Brasil.