O que é ser mulher?
Amanhã comemoramos mais um dia das Mulheres e resolvi escrever um artigo diferente dos assuntos que sempre trago por aqui! De vez produzir um post sobre destinos e planejamento de viagens, vou colocar minhas dores e sabores do que é ser uma mulher na era do feminismo.
Em pleno século XXI na era da modernidade, tecnologia, empoderamento feminino, qual é o papel da Mulher na sociedade? É aquela que cuida da casa ou que trabalha fora? É aquela que entende de matemática ou de maternidade? É aquela de cabelo longo ou curto? Ou é aquela que não quer ter filhos, mas o faz por obrigação ou quem sabe aquela que diz que nasceu para ser mãe e nada mais?
A verdade é que por termos tantas informações e pré-julgamentos do que é certo ou errado, está difícil viver e sermos a mulher que desejamos. Muito se fala em empoderamento feminino, mas que tal empoderamento feminino é esse, que quando a escolha da outra é diferente da sua e por esse motivo, não é aceita ou meramente criticada?
Ora, o feminismo não é justamente lutar pela causa das mulheres? Ao passo que as mesmas tenham os mesmos direitos dos homens e inclusive na decisão do que é sinônimo de felicidade pra ela, que por sua vez, não é igual para todas? Afinal de contas, antes de sermos mulheres, somos indivíduos únicos, com vontades diferentes e sonhos distintos.
O feminismo é muito importante, mas….
Veja bem, não estou desmerecendo de forma alguma a luta do feminismo, mas será que não chegamos ao ponto de estarmos confundindo os reais valores do que é lutar pela igualdade de direitos das mulheres? Afinal de contas, o que é ser mulher? É encontrar um parceiro para casar-se, ou viver sozinha? É trabalhar viajando ou em um escritório de uma empresa?
Muitas dizem que ser mulher é ser empoderada, e pra isso dançar e ficar com quem quiser? Mas pra outras, esse tipo de comportamento não lhe traz felicidade, “ficar com uma pessoa que nunca viu na vida, será que é realmente bom pra mim”?
Mas então ser Mulher não seria ter a possibilidade de escolher sem julgamentos? Pra que aí sim, cada uma possa sentir o que realmente te faz bem sem querer provar que não é mais BV para a turminha de ensino médio? Ou que não é a cafona que só vai perder a virgindade quando se casar? Ou até mesmo a “irresponsável” de passar uma noite com uma pessoa que nunca mais vai ver na vida?
Somos livres?
Pera aí? O feminismo não é justamente a luta pela LIBERDADE de escolha das mulheres? Independentemente do que elas escolham pra elas mesmas? Então por que tem tantas mulheres julgando e apontando o dedo para tantas outras? Por que que quando um homem termina seu relacionamento é bacana, mas a mulher é vista como aproveitadora? Por que, que quando um homem fala mais alto é de sua natureza, mas a mulher está desequilibrada? Por que, que quando o homem depende de uma mulher para manter a ordem de uma casa, é “porque ele não sabe fazer”, mas a mulher tem que dar conta de lavar, passar e hoje em dia em muitos casos ser também a provedora do lar?
Afinal, o que é ser Mulher? Hoje por mais que tenhamos muito mais do que nossas antepassadas, confesso que está confuso encontrar nosso lugar que deveria ser aquele que realmente faz sentido para cada uma de nós! Simplesmente SER! Ser médica, ser dona de casa, ser solteira, ser casada, ser feliz, SER, SER e só SER.
E pra você, o que é Ser Mulher?
Reflita junto comigo:
Top 5 livros para viajar ao seu interior
5 aprendizados com a Pandemia: Um dos maiores desafios da humanidade
Em 2020 a nossa viagem foi para dentro: Uma reflexão sobre o ano do sol
Estou muito feliz com este grupo, recebi a indicação deste material de uma amiga e esta me ajudando bastante, graças a deus obrigada https://bit.ly/manual-mulher-sabia