fbpx
Litoral de São PauloSantosSão PauloSudeste

O que fazer na Orla de Santos (Parte1)

O que fazer na Orla de Santos
Jardins da orla de Santos

Se você me acompanha aqui no blog, sabe que a cidade de Santos é recheada de atividades para fazer como já contei em vários artigos. E um dos pontos turísticos mais conhecidos do litoral é a famosa Orla da Praia. Assim sendo, resolvi fazer um roteiro por toda a Orla de Santos e trouxe aqui para vocês o que fazer durante esse trajeto saindo do Canal 1 até a Ponta da Praia.

A Orla de Santos

Você sabia que a Orla de Santos possui o maior jardim do mundo, com 5.000 metros de extensão, 38 monumentos, 1.300 canteiros e 1.800 árvores. Pois é, são inúmeras possibilidades de contato com a natureza, além de diversas atividades no decorrer da orla para fazer.

A saber, o percurso envolve desde a Praia do José Menino, localizada no canal 1, até a Ponta da Praia, localizada no canal 7.

Fizemos o roteiro em um dia de sol a pé, e durou mais ou menos 3 horas. Por isso, o artigo será dividido em 2 partes para não ficar muito grande. Além disso, o recomendado é separar esse roteiro em mais de um dia, já que tem locais muito interessantes que merece mais tempo do que apenas uma visita rápida.

Ademais, apesar da orla possuir muitas árvores, é aconselhável passar protetor solar assim como usar chapéu ou boné.

Outra dica é fazer o roteiro pela orla de Santos de bicicleta, pois a ciclovia a percorre inteira. E se por acaso não tiver bicicleta, pode alugar pelo Bike Santos, saiba mais como fazer aqui.

Dito isso, vamos as dicas de o que fazer na Orla de Santos.

Caminhando pela Orla de Santos

Iniciamos o roteiro no Parque Roberto Mário Santini. Localizado na Praia do José Menino, canal 1. O parque também é conhecido pelos santistas como o Emissário Submarino.

Monumento Tomie Ohtake

O local público é repleto de atividades que vai desde pista de skate até museu e um dos cartões postais da cidade, o monumento Tomie Othake.

Certamente, é uma parada obrigatória para quem vai à Santos, visto que, existe muitas possibilidades de atividade para crianças, casais e até se estiver sozinho. Para saber mais sobre o parque clique aqui.

Dica da Dre: Ali perto do Emissário, no canal 1, existe um ponto de ônibus das empresas Cometa e Ultra, onde é possível comprar passagens e pegar ônibus para o Jabaquara em São Paulo.

O que encontrar por toda a orla

Jardim da orla

Já no canal 1 é possível apreciar os belos jardins com flores e árvores que vai até o canal 6. Por isso, aproveite para deitar debaixo de alguma árvore e contemplar a flora maravilhosa da orla de Santos. Além disso, existem vários bancos no decorrer dos canais, onde é possível tomar uma água de coco ou bater um papo com um amigo.

O que fazer na Orla de Santos
Jardim da orla de Santos

Afinal, são 1.300 canteiros, floreiras e vasos de plantas, divididos em mais de 70 espécies ornamentais. Entre elas, lírios da paz, biris, dracenas, pingos de ouro e etc. Além disso, como citado anteriormente existem 1.800 árvores de vários portes como palmeiras, cicas e etc.

Postos de Salvamento

Durante toda a orla até o canal 6 também encontrará alguns postos de salvamento espalhados em pontos estratégicos. No total são 7 postos e o mais interessante é que todos eles possuem banheiro para homens e mulheres.

E apesar de todos possuírem essa semelhança, cada um oferece uma atividade diferente para o público. O posto 6 por exemplo, localizado na Praia da Aparecida, possui uma biblioteca municipal, com um acervo de mais ou menos 5000 livros e atendimento informatizado.

Já o posto 7 que fica no canal 6, possui dois pavimentos, onde o térreo é uma sala de equipamentos, e no piso superior estão o espaço multiuso e a torre de observação. Além disso, recentemente passou a incluir no espaço uma Escola de Esportes Náuticos como Canoagem e Stand-up paddle.

No posto 2, ainda instalado na Praia do José Menino, fica a 1°Escola Pública de Surf do Brasil.

Andando mais adiante, no posto 3, próximo a Praia do Gonzaga, fica a Escola de Surf Radical Adaptado. No Posto 4, é possível assistir filmes no Cine Arte, com capacidade para 48 pessoas, que exibe filmes de arte fora do circuito comercial e realiza mostras temáticas de filmes.
E por fim, no posto 5, é onde tem a Gibiteca, com um acervo de aproximadamente 9 mil títulos de diferentes épocas e estilos, além de livros de RPG.

Esses pontos que inicialmente tinham a intenção de ser pontos de observação, sem dúvida, servem hoje como atrações muito interessantes da cidade.

Observação: Em alguns desses postos como a Gibiteca e o Cine Arte é importante verificar os horários de funcionamento. No dia do nosso roteiro estavam todos fechados por conta da Pandemia.

Chuveiros

No decorrer de todo a orla, existem chuveiros públicos e lava-pés para tirar areia do corpo. Ao todo são 49 chuveirinhos espalhados pelo jardim e 47 lava-pés.

Ciclovia da orla de Santos

A ciclovia também é uma excelente opção de o que fazer na orla de Santos. Inaugurada em 2003, ela é considerada uma das ciclovias mais modernas do Brasil, possuindo 2.5 metros de largura com pista de mão dupla. Além disso, possui ótima sinalização e iluminação. O mais bacana é que ela percorre a orla inteira, saindo do José Menino até a Balsa, depois da Ponta da Praia.

O que fazer na Orla de Santos
Ciclovia da orla de Santos

Se não tiver bicicleta, existe a possibilidade de alugar uma no Bike Santos que aliás possui estações em diversos pontos da orla. Saiba mais aqui.

As Muretas

Ainda por toda a orla, é possível admirar muita arte através da muretas coloridas. Essas foram pintadas por artistas como Estúdio Prêo, Gabi Miranda, Shesko e Érico Bomfim e são atrativos muito propícios para tirar excelentes fotos, especialmente em um dia de sol.

No total são 11 espalhadas pela orla , e tem como intuito de além colorir a cidade, dar visibilidade para artistas da região.

Certamente você vai querer tirar fotos de todas as muretas, pois são lindissímas.

Quiosques

São vários quiosques distribuídos pela orla de Santos. Todos contam com infraestrtura necessária com mesas, cadeiras e banheiros. Neles é possível apreciar bons lanches, tomar água de coco e etc.

O que fazer na Orla de Santos
Quiosques no canal 5

Destaque para os quiosques da Burgman, Cinza, Zé do Coco e os que ficam em frente à igreja Embaré conhecido pelos santistas de CPE (Centro de Paquera do Embaré).

Monumentos

Ainda pela orla de Santos você vai poder apreciar vários monumentos. A saber, são 38 monumentos e conjuntos esculturais, destacando personagens dos cenários santista, nacional e internacional.

Entre eles vale destacar o relógio de sol, localizado entre o canal 3 e a Av. Conselheiro Nébias, no Boqueirão. A saber, ele foi construído entre os anos de 1941 e 1945 e é possível verificar as horas indicadas pela sombra.

O monumento do Surfista, de autoria de Daniel Leandro Gonzalez, com o intuito de homenagear um dos pioneiros da modalidade, Osmar Gonçalves.

E por fim, o monumento que fica próximo ao canal 3, Vicente de Carvalho, que retrata o famoso poeta do mar.

Continua…

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

10 thoughts on “O que fazer na Orla de Santos (Parte1)

  • Faz bastante tempo que não desço pra Santos! Adorei saber o que fazer na Orla de Santos!
    Uma ótima opção pra quando as coisas melhorarem um pouco!

    Resposta
  • Cintia Grininger

    Tenho tantas lembranças de infância em Santos e outras praias do litoral sul… na época viagem era uma vez por ano e para Santos ou Praia Grande, que não eram tão bonitas e bem cuidadas como são agora. Quero muito voltar a Santos e fazer todo esse passeio pela orla, além de conhecer a parte histórica – acho a cidade toda tão simpática e acolhedora! Adorei o post e já vou ficar viajando por ele até poder ir pessoalmente!

    Resposta
    • Oi Cintia! Que bom que gostou! Eu também ia muito para a Baixada Santista na infância, mas ultimamente tenho explorado outros pontos turísticos em Santos além das praias e me deparei com exatamente isso que você falou, muita simpatia e acolhimento! Abraços!

      Resposta
  • Você acredita que não conheço Santos? Estou querendo muito ir quando tudo isso passar. Vou usar seu roteiro para conhecer a Orla e a cidade.

    Resposta
    • Amo a cidade de Santos e ia mesmo fazer uma pesquisa para eu usar como roteiro na minha próxima viagem, achei o máximo, muito obrigada!

      Resposta
      • Oi Sandra, que bom que gostou! Espero que aproveite muito sua viagem e depois volta aqui pra contar como foi! Abraços!

        Resposta
  • Adoreeei suas dicas de Santos! Conheci a cidade muito tempo atrás e agora fiquei com vontade de voltar. Obrigada por compartilhar!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *