O que fazer no Guarujá: 5 dicas imperdíveis
Você sabia que Guarujá é a terceira maior cidade da Baixada Santista e é conhecida como a “Pérola do Atlântico” por causa das suas 27 praias espalhadas na região? Pois é, e além disso, possui excelentes restaurantes e até um Aquário com diversas espécies de animais marinhos. E neste post vou te contar 5 dicas imperdíveis de o que fazer no Guarujá. Bora conferir?
Como chegar
A Estância Balneária fica a 90 Km da capital paulista, situada na Ilha de Santo Amaro, próxima de Bertioga e Santos. Para quem vem de carro a Rodovia utilizada é a Anchieta (SP-150) ou a Imigrantes (SP-160) até a Cônego Domênico Rangoni.
O que fazer no Guarujá
1. Conhecer as praias da cidade
Não é novidade para ninguém que o maior atrativo de Guarujá são suas praias. Por isso, quem visita a cidade não pode deixar de conhecer pelo menos algumas das 27 praias espalhadas na região.
Afinal, são 22 km e 310 metros de diferentes tipos de praias. Algumas mais movimentadas, já outras tão desertas que são quase intocadas.
Portanto, vale a pena pesquisar antes de visitar a região as praias que mais tem a ver com você, para dessa forma, aproveitar o máximo sua estadia em Guarujá.
A Praia das Pitangueiras por exemplo, é umas das mais agitadas da cidade. Isso porque, é nesta praia que fica localizado o centro comercial como bares e restaurantes.
Já a Praia da Enseada é a mais extensa da cidade, e é acompanhada de excelente infraestrutura a beira-mar. Para se ter uma noção, a praia possui cerca de 100 quiosques no decorrer da orla.
Cuidado com a alimentação na Alta Temporada
Dica da Dre: Vale ressaltar que em alta temporada as praias do Guarujá ficam muito lotadas e infelizmente isso faz com que a qualidade e cuidados nos estabelecimentos diminuem, resultando em possíveis epidemias como a virose. Assim sendo, tome cuidado aonde escolhe comer e sempre limpe garrafinhas de água ou latinhas antes de colocar na boca.
Outra praia que não pode faltar na sua lista de o que fazer no Guarujá é a de Pernambuco.
Essa praia tem uma pegada mais selvagem e além disso, é onde fica o hotel Sofitel Guarujá Jequitimar que completa uma paisagem deslumbrante.
Somando com a paisagem linda, as águas da Praia do Mar Casado se encontram com as águas da Praia do Pernambuco quando a Maré enche, resultando em um cenário incrível.
A saber, o responsável por esse lindo fenômeno é a Ilha do Mar Casado que fica situado entre essas duas praias. Certamente, vale muito a pena conhecer.
2. Fazer a trilha para a Prainha Branca
Fazer a trilha para chegar a famosa Prainha Branca é outro ótimo programa de o que fazer no Guarujá.
A trilha de apenas 20 minutos e de nível simples tem início ao lado da travessia de balsa Guarujá-Bertioga. Outra forma de chegar até a Prainha Branca é através de barco. Mas vai por mim, vale muito a pena fazer uma caminhada gostosa em meio a Mata Atlântica.
A praia possui um ambiente bastante rústico e areia bem clara. Além disso, seu mar esverdeado e sua vegetação ao redor é um excelente local para relaxar e curtir a tranquilidade da natureza.
Para quem não abre mão de lugares sossegados e adora estender por mais tempo, é possível encontrar estadias e pequenos comércios para pernoitar.
3. Conhecer a Praia do Góes
Lá também tem infraestrutura como cadeiras e barracas com comes e bebes.
O destaque dessa praia fica por conta das águas mansas e seu ambiente rústico e pequeno com apenas 250 metros de extensão. Para acessar essa praia é possível somente por trilha ou embarcação através da Ponte dos Práticos na cidade de Santos.
Saiba mais aqui.
4. Curtir a noite do Guarujá
Para quem não abre mão de um agito, a cidade também oferece opções de bares nos arredores da Praia das Pitangueiras e Praia da Enseada.
A saber, é na Rua Rio de Janeiro nas Pitangueiras onde tem maior oferta de barzinhos e quiosques super animados.
5. Visitar o Acqua Mundo
O Acqua Mundo não pode faltar no seu roteiro de o que fazer no Guarujá especialmente se estiver com crianças.
Afinal, o Acqua Mundo é o maior aquário de água salgada da América Latina. Além disso, possui mais de 230 espécies e mais de 8 mil animais em exposição. O local também possui um tanque com 800 mil litros de água salgada, onde os visitantes tem a possibilidade de interagir com os monitores. Sem dúvida, um dos melhores atrativos para ir com as crianças na cidade do Guarujá.
Por fim, essas foram as dicas do Bagagem Despachada de o que fazer no Guarujá. O que achou? Já conhece a cidade? Qual seu ponto turístico favorito?
Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nossos parceiros pelos links abaixo:
- *Compre seu seguro viagem com a Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando o cupom BDESPACHADA5.
- *Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com o Get Your Guide!
- *Pesquise o melhor veículo custo-benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
- *Compre passagens aéreas com desconto através da plataforma da Passagens Promo.
- *Compre seu pacote com a Hurb!
- *Alugue sua mala pela Getmalas!
- *Veja diversas opções de passeios em Santos!
- *Compre seus produtos de viagem com a Amazon!
- *Reserve seu passeio com antecedência na Luck Receptivo!
- *Reserve sua hospedagem com a Booking!
- *Vá de Buser
Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!
Pingback: Estância Turística: O que é? Quantas existem? - Bagagem Despachada - Blog de viagens
Sabe que Guarujá sempre me lembra Mamonas Assassinas? Hahaha… eu morria de vontade de conhecer esse lugar que aparecia tantas vezes nas músicas deles!
Mudando de assunto, a dica que você deu sobre a higiene dos alimentos é muito importante. Ainda mais agora, em tempos de pandemia. Imagina precisar ir ao hospital e sair de lá infectado!
Oii! Acho que você ia curtir uma viagem até Guarujá no som de Mamonas hein rs! Pois é, essa questão de tomar cuidado com a alimentação é importante neh, as vezes parece até meio óbvio, mas se não prestarmos atenção, caímos em armadilhas. Eu já passei por uma situação bem chata no Guarujá por falta de cuidados. Abraços!
Adorei suas dicas do que fazer no Guarujá, Já anotei aqui para usar me breve .
Olá. Que bom que gostou!
A praia de Pernambuco é mesmo linda, uma das minhas favoritas na região. Gostei de seu alerta para viroses na alta temporada, isso já aconteceu com minha família há uns 3 anos todos adoeceram…
Olá Letícia, a praia de Pernambuco é linda mesmo neh. Ela e a Prainha Branca são as minhas preferidas no Guarujá! Abraços!
Tem muitos, muitos anos que não vou ao Guarujá! Sempre que visito a Baixada Santista fico em Santos porque meu marido é de lá e tenho amigos muito queridos que vivem na cidade.
Agora que já tenho dicas e sei o que fazer no Guarujá, estou a pensar que vale a pena dar um pulinho lá quando estiver pela região novamente. 🙂
Legal Analuiza! Que bom que gostou das dicas! Abraços
Adoro o Guaruja e sempre que posso vou pra lá! O aquário é mesmo muito legal! As crianças adoram!
Que bom que gostou Cristina!