fbpx
Litoral de São PauloSantosSão PauloSudeste

Visitando o Orquidário de Santos

Entrada do Orquidário de Santos
Entrada do Orquidário de Santos

Em meio a Mata Atlântica, o Orquidário de Santos é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade. E não é para menos, já que possui animais de várias espécies e das mais variadas plantas e flores. Quer saber como é visitar esse equipamento mega interessante? Vem comigo!

O Orquidário de Santos é um Parque Zoobotânico, ou seja, possui flora e fauna e fica em meio a Mata Atlântica.

História

O Orquidário Municipal de Santos foi inaugurado no ano de 1945 e tinha como objetivo expor orquídeas cultivadas pelo primeiro orquidófilo do país Júlio Conceição. A saber, no início do século passado, o mesmo cultivava orquídeas em uma chácara localizada em Santos chamada Parque Indígena.

Orquidário de Santos

Em 1932, o parque Indígena foi aberto para visitação pública na cidade, funcionando até 1940. Na época, o parque era o maior orquidário ao ar livre do mundo e além das orquídeas, o local também abrigava pavilhão para exposição de flores assim como pomares, jardins e etc.

No ano de 1944 o patrimônio foi vendido para a prefeitura e em 1945, o Orquidário foi inaugurado.

Visitando o Orquidário de Santos

O ponto turístico localiza-se no canal 1, mais precisamente na Praia do José Menino na Praça Washington, s/n.

O parque funciona de terça à domingo das 9 horas às 18 horas. Todavia a bilheteria fecha às 17 horas. Além disso, só aceita dinheiro como forma de pagamento.

O valor do ingresso é de R$12,00 inteira com desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Menores de 8 e maiores de 65 anos entram de graça; crianças entre 8 e 12 anos pagam meia também. Na entrada, estão disponíveis mapas para ajudar na localização no interior do parque. Só aceita dinheiro como pagamento.

A saber, você também pode comprar um combo por R$ 24,00 para visitar o Aquário no mesmo dia.

Como chegar: Santos é uma cidade muito fácil de se locomover, tanto de transporte público, como  de carro.

Para quem prefere ônibus, as linhas 7, 30, 40, 53 e 77 param na frente. Em relação a estacionamento, existe alguns locais ao redor para deixar o carro, mas saiba que provavelmente terão guardadores pedindo caixinha.

O parque possui acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Não é permitido animais domésticos e nem bicicletas, patinete, skate e etc. Além disso, não é permitido turistas com roupa de banho.

Entrada do Parque

Logo na entrada do orquidário é possível desfrutar de espaços muito bacanas como a sala com exposições de produtos artesanais. Nela você pode encontrar produtos como cristais, camisas personalizadas e etc. Vale a pena conferir. Todavia só abre alguns dias por semana, por isso é importante conferir antes. Atualmente (2020) a sala funciona de Segunda à Quarta até ás 17h.

Caminhando depois da catraca, é possível avistar a estátua da Ninfa de Naiade. Ela representa uma mulher nua bebendo e se banhando em um vaso. Certamente, chama muito a nossa atenção, pois além da estátua em si, possui uma natureza exuberante ao seu redor.

Caminhando pelo Orquidário de Santos

Ainda andando pelo orquidário é possível interagir com vários animais, são cerca de 500 deles divididos em 70 espécies. Um dos bichos mais requisitados é o pavão que inclusive, fica solto pelo parque.

Além disso, o visitante consegue entrar em contato com aves no Viveiro de Visitação Interna, onde as aves ficam muito perto dos visitantes. Também tem a Trilha do Mel, ladeada por seis colmeias de iraí, jataí, mandaçaia, mandurim e mirim, de abelhas silvestres sem ferrão.  E por fim, o Jardim Sensorial, um caminho formado por vários tipos de solo, como brita, areia e paralelepípedo.

Atenção, pois o horário de funcionamento do Viveiro é diferente do parque. Ele abre das 9h às 11h e depois das 14h às 17h.

Algumas das aves que são possíveis de observar no Orquidário de Santos são: tucanos, araras, corujas, além de animais como macacos, veados e etc.

Além disso, o parque é referência de atendimento para animais silvestres, onde é feito procedimentos cirúrgicos e hospitalares.

Pra quem gosta de mata tropical, o Orquidário de Santos possui cerca de 1.500 árvores e arbustos espalhados no espaço. Entre as árvores, estão espécies frutíferas, medicinais e nativas como o pau-brasil, embaúba, pau-ferro e a pau-rei, a árvore mais alta do local, localizada logo na entrada do parque.

Orquidário de Santos

Aves migratórias também são outra atração do zoobotânico. Entre os tipos de aves que passam o dia no equipamento, estão garças brancas e irerês.

O que mais tem para fazer no Orquidário de Santos?

Nas férias escolares, o orquidário oferece para as crianças programas com o intuito de educação ambiental. Por isso, antes de visitar o ponto turístico, vale a pena conferir a agenda deles.

Também durante o recesso escolar, acontecem visitas noturnas no parque, com o propósito de contemplar o comportamento dos animais durante a noite.

Além disso, nos sábados tem feira de orgânicos no orquidário, com vários produtos como vegetais e frutas.

Outro destaque do parque é o mostruário de orquídeas, que possui 100 metros quadrados e recebe luz natural abrigando várias espécies de orquídeas assim como uma cachoeira no fundo.

Por fim, para quem visita o parque com crianças, existe um playground super completo.

O Orquidário de Santos é um excelente equipamento para visitar com crianças, assim como casais ou até mesmo sozinho para passar algumas horas em meio a natureza, admirando a flora com o som dos pássaros.

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

8 thoughts on “Visitando o Orquidário de Santos

  • Cintia Grininger

    Que show esse Orquidário de Santos, parece bem o tipo de lugar que gosto de visitar! Faz tempo que estou planejando alguns dias em Santos, para conhecer a parte histórica e levar as crianças ao Aquário, e agora vou incluir também o Orquidário no roteiro.

    Resposta
  • Já estive em Santos algumas vezes, mas nunca visitei o Orquidário! Parece ser um passeio muito gostoso. Obrigada pela dica!

    Resposta
  • Minha tia, que é louca por orquídeas, me levou ao orquidário de Santos e ficamos boquiabertas!

    Resposta
    • Pois é Luciana, é muito bom na época das Orquídeas quando eles montam exposições com vários tipos dessa flor maravilhosa! É lindo!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *