fbpx
CuritibaParanáSul

6 parques imperdíveis em Curitiba

Curitiba é conhecida por ser uma das cidades mais ecológicas do país, e não é para menos, já que conta com mais de 30 parques espalhados pela cidade. Assim sendo,  para facilitar sua escolha quando for visitar o município, neste artigo listarei 6 parques imperdíveis para ir em Curitiba. Partiu?

Parques em Curitiba
Jardim Botânico

Tive a oportunidade de ir para Curitiba duas vezes e sem dúvida o que mais me encanta além da limpeza e a organização, são os parques com suas belezas exuberantes.

Embora todos os parques possibilitem muita natureza para contemplar, cada um deles possui suas peculiaridades, o que os tornam especiais. Por isso, vou citar aqui, aqueles que não podem faltar no seu roteiro e quais são as características de cada um.

1. Jardim Botânico

Além de ser um equipamento muito procurado pelos turistas, ele é igualmente requisitado pela população local que pratica atividades físicas ou passa algumas horas contemplando a natureza e respirando ar puro.

Logo quando se entra no jardim é possível visualizar a estufa de estrutura metálica, que abriga espécies botânicas, assim como jardins criados à imagem dos jardins franceses que estende seu tapete de flores. De fato, é realmente lindo!

O que mais me chamou atenção foi o jardim das sensações, a saber, é uma trilha de 200 m de extensão dentro do Jardim Botânico e nele pode-se sentir o cheiro de diversas espécies de plantas e flores e se preferir, a experiência pode ser feita com os olhos vendados, enriquecendo mais a vivência.

Além disso, o atrativo também possui, lagos, pistas de exercícios, Museu Botânico e lanchonete.

Sem dúvida, o ponto turístico dispõe do mérito de ser o cartão postal da cidade e é o meu favorito de Curitiba, ótimo para admirar tanta beleza natural e respirar ar puro.

Onde: Rua. Engo. Ostoja Roguski

Horário: Abre todos os dias das 6h às 19h30. Jardim das sensações: De terça a sexta das 9h às 17h.

Valor: Entrada gratuita.

2. Parque Barigui

A primeira vez que visitei o Parque Barigui, fiquei impressionada com o tamanho dele, assim como sua beleza, mas, o que mais chamou minha atenção foi a quantidade de jovens reunidos. Alguns faziam piquenique, outros, apenas conversavam ao redor de uma árvore.

O parque foi criado em 1972 e é um dos parques mais frequentados da cidade, no qual, em sua maioria são jovens que procuram o local para praticas de esporte, afinal, são 1,4 milhões de m² de muito verde e ar puro.

Quem visita o parque, pode ter a sorte de encontrar animais nativos ou migratórios como a capivara e o famoso jacaré de papo amarelo.

Outro ponto interessante do parque é que ele protege o leito do Rio Barigui, assim como sua mata ciliar e tem como intuito evitar alagamentos nas partes baixas da cidade.

Parques em Curitiba
Parque Barigui

O Barigui oferece pistas de caminhada, pista para patinação, pista de aeromodelismo, academia, equipamentos esportivos, canchas esportivas, trilhas, churrasqueiras e sanitários.

Além disso, possui lanchonetes, 1 restaurante e 1 bistrô.

Não deixe de visitar o Museu do Automóvel que fica no parque, próximo da portaria Avenida Cândido Hartmann.

Onde: Av. Cândido Hartmann, S/N

Horário: Aberto 24h.

Valor: Entrada Gratuita

3. Parque Tanguá

Você gosta de pôr do sol e sempre procura o lugar perfeito para apreciar um? Pois em Curitiba, esse lugar se chama Parque Tanguá.

Parques em Curitiba
Parque Tanguá

Este parque está localizado em uma antiga pedreira que inicialmente seria destinada a uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das indústrias, mas não deu certo e por conseguinte, em 1996 foi inaugurado o Parque Tanguá.

Assim como o Parque Barigui, o Tanguá tem a função de proteger e conservar a bacia do Rio Barigui.

Para quem visita o parque se encanta com o espelho d’água logo na entrada, e realmente é uma imagem de tirar o fôlego.

No parque também é possível encontrar mirantes, jardins, cascatas artificiais, trilhas, lanchonetes, estacionamentos e até caverna.

Dica da Dre: Quando visitei o parque era Carnaval e estava lotado, e por isso, demoramos muito para encontrar um local para estacionar o carro. A dica é, se for em épocas de alta temporada, dê preferência em ir de uber ou até mesmo pegar a Linha Turismo que mencionarei adiante.

Onde: Rua Oswaldo Maciel, 97

Horário: Todos os dias das 6h às 22h

Valor: Entrada Gratuita

4. Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão é um dos atrativos mais divertidos de Curitiba. São 38.000 m² de trilhas, fachada, igreja e etc.

Parques em Curitiba
Bosque do Alemão

O bosque como o nome já diz, faz homenagem as etnias alemãs que colonizaram a cidade.

Entre os atrativos estão:

  • Réplica da Casa Mila, que foi feita por imigrantes alemães;
  • Réplica de uma igreja presbiteriana;
  • Oratório de Bach (uma sala de concertos musicais);
  • Trilha com azulejos espalhados contando a história de João e Maria;
  • A biblioteca infantil, chamada “a casa da bruxa”, onde acontecem contos de histórias infantis e
  • A Torre dos Filósofos (mirante com 15 m de altura)

Sem dúvida, esse é o parque que as crianças mais gostam.

Onde: Rua. Nicolo Paganini.

Horário: Todos os dias das 8h às 20h. Se atente para a programação da hora do conto que acontece na “casa das bruxas”.

Valor: Entrada Gratuita.

5. Bosque do Papa

Quando visitei o Bosque do Papa, parecia estar em uma cena de filme. Com suas 7 casas típicas da Polônia e as árvores em volta, formando uma aldeia, o ar de mistério no bosque é inevitável.

Parques em Curitiba
Bosque do Papa

Ele foi inaugurado em 1980 e tem esse nome porque recebeu a visita do Papa João Paulo II.

A casa que o Papa visitou virou uma capela e abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa (Virgem Negra de Czestochowa), padroeira da Polônia.

O bosque possui 46 mil m² e abriga mais de 30 araucárias.

É um ótimo lugar para apreciar a natureza e deixar a imaginação fluir.

Onde: Rua Euclides Bandeira, s/nº

Horário: funciona 24h

Valor: Entrada Gratuita.

6. Pedreira Paulo Leminski – Parque das Pedreiras

Neste parque é onde fica localizada a famosa Ópera de Arame, que é um teatro construído de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, resultando em uma obra de arte.

Parques em Curitiba
Ópera de Arame

Atualmente a estrutura é aberta para visitação mesmo que não esteja acontecendo apresentações, o que torna a experiência muito mais completa.

Logo na entrada, é onde de Terça-feira a Domingo entre 10h e 18h acontece as apresentações no Vale da Música, um palco flutuante com artistas que tocam samba, jazz, MPB, entre outros.

É uma excelente opção para o fim de tarde.

Onde: R. João Gava, 970

Horário: Todos os dias das 10h às 18h

Valor: R$10,00. Ingressos podem ser comprados no site da Eventim.

E qual é a melhor época para conhecer os parques de Curitiba?

Curitiba é uma cidade que é conhecida por ter um clima muito instável e como a melhor maneira de visitar parques é com o tempo firme, os melhores meses são julho e agosto, visto que, nessa época as chuvas são raras.

Claro, que com o tempo nunca temos certeza de nada, eu por exemplo, fui em Março e fez sol todos os dias, mas, se puder escolher, fica a dica.

Use a linha turismo para conhecer os parques de Curitiba

Em Curitiba existe a famosa jardineira, um ônibus de dois andares que leva os turistas para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Para pegar o ônibus é necessário comprar um bilhete no valor de R$50,00 (somente dinheiro), onde o turista terá o direito a 24h de viagens ilimitadas contanto do horário do embarque.

O ponto inicial fica na praça Tiradentes e dali passa por mais 23 pontos. O passageiro pode pegar o ônibus em qualquer ponto sinalizado pela logomarca da Linha Turismo, assim como adquirir os bilhetes.

Os ônibus passam de meia e meia hora e o primeiro veículo começa operar às 9h e o último às 17h30. O trajeto total tem 2h30 e você poderá descer e subir em qualquer uma das 24 paradas.

Vale muito a pena pegar o ônibus, pois além de ser eficiente e prático, é bem divertido. Eu peguei e adorei.

Para saber todos os pontos que o veículo passa acesse: aqui

Enfim, esses são os 6 parques que considero imperdíveis para conhecer em Curitiba. E você, conhece algum desses, acrescentaria mais algum? Conta aqui nos comentários!

Confira também: Curitiba: O que fazer na capital ecológica

Vai viajar? Que tal fazer as reservas com os nosso parceiros pelos links abaixo:

Ao utilizar os nosso links para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

18 comentários sobre “6 parques imperdíveis em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *