Como economizar em sua viagem: 5 dicas para não passar perrengue
Apesar de muitos acreditarem que viajar barato é sinônimo de perrengue, saiba que essa ideia já está ultrapassada. Isso porque, atualmente existem diversas maneiras de fazer viagens de forma econômica sem deixar o conforto de lado. E isso é possível usando estratégias, planejamento e organização. E nesse artigo vou te contar 5 dicas que eu sempre uso de como economizar em viagens, sem precisar passar apuros! Partiu?
Como economizar em viagens nacionais
Embora essas sejam dicas direcionadas para viagens nacionais, também é possível aplicá-las em viagens internacionais.
1- Visite museus nos dias gratuitos
A primeira dica de como economizar em viagens é verificar no momento do planejamento do seu roteiro se tem algum dia gratuito no museu que você quer visitar.
Isso é muito comum, e pode render uma grana extra para conhecer outros atrativos naquele destino.
E aproveitando esse item de como economiza em viagens, vale colocar no seu planejamento também, atrações que são gratuitas, independente do dia da semana. Para isso pesquise bastante e veja se no destino não tem locais que você não precisa gastar para conhecer.
Um exemplo desse tipo de atração são os parques, que será abordado no item seguinte.
Veja também: Como montar um roteiro de viagem: passo a passo
2- Conheça as áreas verdes da cidade
Convenhamos que é muito difícil não ter nenhuma atração com áreas verdes no destino que você vai viajar. Quando digo áreas verdes, incluo praças, parques naturais, jardins botânicos etc.
Geralmente, esses locais não cobram nada para visitá-los, e quando isso acontece o valor é bastante acessível.
Veja também: Top 4 jardins botânicos mais bonitos do Brasil
3- Faça Free tour
Uma outra forma bem legal de economizar em viagens é pesquisar se no destino que você está indo tem free tours. Esse tipo de passeio guiado é muito comum em cidades maiores como as capitais, mas pode acontecer de ter em cidades menores também.
Sem dúvida, é uma ótima maneira de viajar para ter um primeiro contato com a cidade caso seja a sua primeira vez. Além disso, você acaba entendendo muito mais sobre a história das atrações e quem sabe, voltar depois com mais tempo para se aprofundar naquele ponto turístico.
Eu sempre dou uma olhada no site da Civitatis que oferece opções de free tours muito legais. Fiz um em São Paulo que sempre indico, pois foi um dos passeios mais interessantes que já realizei na capital paulista.
Lembrando que apesar de ser free tour, ao final do passeio é recomendado pagar o valor que você achar justo. Ainda sim, acaba saindo um passeio bem acessível e enriquecedor.
4- Use transporte público
Você costuma usar o transporte público nas suas viagens? Eu particularmente analiso muito o destino em si. Isto é, segurança, tempo de deslocamento para os principais atrativos e etc.
No final das contas, confesso que nada melhor que viajar com veículo alugado, mas é inegável que quando possível, usar os transportes públicos é uma ótima alternativa para economizar nas viagens.
Todavia, como estamos falando de economizar sem passar perrengue é necessário analisar algumas questões – entre elas:
- Se o transporte público daquele destino é realmente um facilitador ou não, quando falamos em turismo?
- Quais são os meios de transporte do destino? Tem ônibus, trem, VLT? Isso porque, existem algumas cidades que direcionam as estratégias dos transportes para facilitar a “vida do turista” também. É o caso dos metros em São Paulo e VLT no Rio de Janeiro.
- Será que é seguro andar de transporte público nesse destino?
Por fim, após analisar esses fatores e concluir que é, de fato, uma boa opção, utilize aplicativos de transporte para complementar os dias mais cansativos ou quando anoitecer, evitando assim os táxis, que são mais caros.
Ah, e lembrando que andar a pé também é uma alternativa excelente, além de economizar, a sua experiencia fica muito mais profunda e interessante.
Dica da Dre: Use o Google Maps e o My Maps, para planejar os pontos de embarque e desembarque. Nunca saia sem antes checar todos os detalhes dos seus roteiros.
5- Viaje em baixa temporada
A última dica de como viajar com economia e conforto não poderia ficar de fora dessa lista.
Infelizmente, essa não é uma opção para todo mundo, por conta das férias escolares, muitas vezes só acaba sobrando a alta temporada para viajar.
Mas se você puder e tiver essa flexibilidade, opte por viajar nas baixas temporadas, fora das férias escolares e feriados. Isso porque, além dos preços baixarem, os serviços e passeios são muito mais aproveitáveis, já que os locais estarão bem mais vazios.
E acredite, isso realmente acontece. Em 2019 viajei para Fortaleza no mês de outubro e peguei sol todos os dias e ainda aproveitei ao máximo O Beach Park, já que estava muito vazio.
Ou seja, escolhi um mês que o clima ainda estava ótimo, mas que não era alta temporada.
Lembrando que alta temporada modifica de destino para destino. Por exemplo, nas praias litorâneas do Brasil é considerada alta temporada os meses de novembro a março, onde é verão e também coincide com férias escolares.
Já em Campos do Jordão, a alta temporada é em julho, onde além das férias, é inverno que deixa a cidade ainda mais fria. Tudo vai depender da proposta do destino e da época do ano.
Vale a pena mais uma vez ressaltar que estamos falando de economia sem deixar de lado o conforto, assim sendo não adianta nada você optar por um destino na baixa temporada se nessa época só chove na região. Por isso, é importante pesquisar para entender qual o melhor mês para conhecer aquele determinado local.
Bônus de como economizar em viagens
Outras formas de economizar é aproveitar os descontos nas suas compras de passagens, hospedagens, seguros e locação de carro. As vezes parece que não vai fazer muita diferença a depender da porcentagem, mas no final vai te render uma grana para gastar mais na sua viagem.
Algumas formas de fazer isso, é pesquisar no Google mesmo cupons de desconto, já que algumas companhias e agências online oferecem códigos promocionais exclusivos.
Verificar se a forma de pagamento escolhida no ato da compra te dá alguma vantagem como o tipo da bandeira do cartão por exemplo, ou até mesmo cashback.
Use cupons de descontos
Por fim, é bacana sempre ficar atento aos cupons de desconto para primeira compra e links de referências nos blogs de viagem.
Aqui no Bagagem Despachada por exemplo, você pode usar o cupom BDESPACHADA5 para ganhar 5 % de desconto no seguro viagem. Além disso tem o cupom SUPER5, para descontos em vários hotéis do mundo e o cupom BAGAGEMDESP10 para descontos em celular e equipamentos contra roubo, furto e líquido.
E para finalizar as dicas de economia em viagens, fique sempre de olho no preço das passagens aéreas utilizando o monitoramento dos buscadores de passagens, e baixando o app dos Melhores Destinos para saber das promoções em primeira mão.
E tenha sempre uma garrafa de água em mãos, pois em muitos lugares, é possível consumir a água da torneira mesmo e isso evita de ficar comprando água em locais mais turísticos e que são mais caros.
Dica da Dre: Nunca compre água de aeroportos, são extremamente caras.
Certamente, descobrir como economizar em viagens, vai fazer você poupar uma grana legal e aproveitar ainda mais o destino.
Lembrando, que economia pode ser amiga intima do conforto e que usando estratégias, você pode usar o dinheiro poupado para estender sua viagem, fazer passeios extras ou até comer naquele restaurante renomado!
Gostou das dicas de como economizar em viagens? Você usa alguma dessas estratégias? Conta aqui nos comentários!
Veja também:
Planeje sua viagem com os parceiros do blog
Ciclic é confiável? Conheça todos os serviços da empresa!
Passagens Promo: O que é? É confiável?