fbpx
Litoral de São PauloSantosSão PauloSudeste

Jardim Botânico de Santos: vale a pena visitar?

Foto do Jardim Botânico de Santos
Jardim Botânico de Santos

Após adiar por muito tempo, finalmente decidi visitar o Jardim Botânico de Santos e percebi o quanto demorei para conhecer um ponto turístico que, apesar de ser pouco conhecido tanto pelos santistas quanto pelos turistas, vale a pena incluir no roteiro.

Mas é Horto, Jardim Botânico de Santos ou Jardim Botânico Chico Mendes?

Quando perguntamos informações sobre o Jardim Botânico de Santos, muitos moradores se referem ao atrativo como Horto. Isso porque, o parque começou a ser formado lá em 1925 e tinha o nome de Horto Municipal. No início a sua localização era do lado da Santa Casa, onde os jardineiros plantaram as primeiras mudas para servir a arborização da cidade.

Todavia, em 1973 esse cultivo passou a ser feito no Bom Retiro, zona Noroeste de Santos, onde fica o atual Jardim Botânico. Aliás, a sua instalação é um dos motivos de ser pouco visitado, mas saiba que não é difícil de chegar.

Seguindo o tempo cronológico, somente em 1994 que o Horto da época passou a ser o Jardim Botânico Chico Mendes e acolher programas de conservação de espécies, especialmente da Mata Atlântica.

Mas por que é chamado de Jardim Botânico Chico Mendes?

A saber, Chico Mendes foi um ambientalista que lutava pela preservação da Amazônia e foi assassinado em Belém do Pará pouco tempo antes de receber essa homenagem. Assim sendo, o nome do atrativo é em sua homenagem. Se quiser saber mais sobre sua história, leia o livro Crime e Castigo, de Zuenir Ventura.

Como chegar ao Jardim Botânico de Santos?

Como citado anteriormente, o JB fica na zona noroeste da cidade de Santos na Rua João Fracarolli, isto é, distante de outras pontos turísticos da cidade como a orla da praia, por exemplo.

Todavia, é bem simples ir de aplicativo de transporte colocando o nome do parque.

Já de ônibus, as linhas que param perto do Jardim Botânico de Santos são: 152, 154, 155, 194, 938 e 156, bem como o Seletivo 205. A estação de ônibus mais perto fica na R. Francisco Di Domênico X R. Gastão Ayres a 2 minutos de caminhada.

Outra opção é ir de VLT, onde a estação mais perto fica a 27 minutos de caminhada na José Monteiro. Veja todos os itinerários aqui.

Veja também: Santos: Como se locomover

Ir de veículo próprio também é uma opção, mas saiba que não tem estacionamento no parque, então é necessário estacionar em vagas nas ruas próximas à entrada.

E qual é o preço de entrada para o Jardim Botânico de Santos?

Saiba que a entrada é gratuita e o horário de funcionamento é todos os dias das 7 horas às 19 horas.

Visitando o Jardim Botânico Chico Mendes

Como mencionei antes, já havia um tempo que estava querendo conhecer essa área verde da cidade.

E confesso que as minhas expectativas foram alcançadas, pois o JB é um lindo parque ecológico bem conservado, com 90 mil m². Com canteiros de mudas, estufas, sementeiras e diversas plantas, é ideal para relaxar e ter momentos com a natureza. São mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções temáticas: bosques, canteiros de espécies ornamentais e áreas de produção de mudas.

Assim que chegamos, vimos um mapa com todos os atrativos do parque, mas logo na entrada, a área administrativa não tinha mais o mapa impresso para distribuir aos visitantes.

Inclusive, um ponto que deixou a desejar foi o atendimento, sem alguém para explicar o funcionamento do jardim, bem como os sanitários que estavam sem manutenção. Minha cunhada teve que trocar a fralda da sua filha no banco do parque, pois o fraldário estava fechado.

Seguindo o passeio, encontramos várias espécies de árvores e o mais legal que todas estavam com placas informando o nome da espécie, também vimos lagos, inclusive um deles com plantas aquáticas.

A saber, entre as espécies de flora da Mata Atlântica e Amazônia estão: pupunha, açaí, mogno, seringueira, jenipapo, cajá-manga, pau-brasil, árvores de madeira de lei e 65 qualidades de palmeiras, inclusive a imperial.

A fauna também é rica, abrigando inúmeras espécies de aves, a maioria comum à Mata Atlântica, como sabiá, bem-te-vi, tangará, jacuguaçu, macuco, gavião-carijó, etc.

Em todo o parque também é possível relaxar debaixo de árvores, bancos e fazer até piquenique. Aliás, é o único parque em Santos onde essa prática é permitida.

Ainda dentro do Jardim Botânico de Santos, as crianças podem aproveitar o playground, o parque infantil e campo de futebol.

Parque Acessível

Vale destacar o primeiro parque acessível da Baixada Santista, que fica próximo à área de convivência do JB.

Entre os brinquedos estão: o trepa-trepa, balanços, painéis sensoriais etc.

Todos adaptados para crianças com necessidades especiais. Certamente, um ponto muito positivo para o atrativo turístico e para a cidade de Santos.

Programa Quem Planta Colhe

Outra ação muito bacana do JB, são os cultivos de hortaliças e plantas ornamentais realizadas por 17 entidades, onde voluntários e cooperativas de catadores fazem parte desse cuidado.

Os turistas também podem aprender técnicas de compostagem e formas de plantio nas oficinas que acontecem no Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau) de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 15h às 16h30.

Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau)

O que mais tem no Jardim Botânico?

O local ainda conta com um lindo chafariz no lago principal, mais de 1.000 metros de alamedas asfaltadas, iluminadas e com marcos de 100 metros de distância para facilitar a prática de exercícios físicos.

Além disso, uma edificação para Núcleo de Educação Ambiental e Sala de Leitura, uma torre de observação de pássaros e do parque, academia ao ar livre e fonte interativa (funciona de terça a domingo, em três horários: das 10h às 12h, 14h às 16h e 17h às 18h) igual ao da Ponta da Praia.

Dica da Dre: A torre de observação de pássaros tem 4 andares e o último é bem alto, assim sendo se você tem fobia de altura não aconselho. Além disso, tem a opção de subir de elevador, caso tenha dificuldades de subir escadas.

Para quem é da cidade também pode aproveitar os cursos voltados à educação ambiental como grupos de vivência em horta ecológica, em ervas medicinais, de corrida, tai chi e Kickboxing. Para saber das vagas de novas turmas acesse o Santos Portal.

No parque também é possível fazer trilhas. No total são 4, onde a maior conta com cerca de 400 metros.

Trilha do Jardim Botânico de Santos

Nós não fizemos dessa vez, mas quem sabe na próxima visita.

Vale saber também que no jardim não tem lanchonete, por isso leve alimentos de casa.

E vale mesmo a pena visitar o Jardim Botânico de Santos?

Sem dúvida, se você sempre vem para a cidade, vale muito a pena sim conhecer mais esse ponto turístico de Santos! Arrisco dizer que inclusive está bem mais conservado do que o Orquidário que é mais divulgado e paga para entrar.

Portanto, se você está com crianças, o JB tem diversas opções como mencionado. Se quer caminhar na natureza, também é uma ótima opção, assim como para fazer um belo piquenique e relaxar nos diversos cantinhos do local. Afinal, o Jardim Botânico de Santos é a segunda maior área verde de Santos, perdendo apenas para o incrível Jardim da Orla.

Você já conhece o Jardim Botânico de Santos? Deixa aqui nos comentários e me acompanhe no instagram para ficar mais perto e receber várias dicas de viagem pelo Brasil!

Veja também: 5 motivos para visitar o Jardim Botânico de Bauru

6 parques imperdíveis em Curitiba

Top 3 jardins botânicos mais bonitos do Brasil

Onde ir em Santos para curtir a natureza

Guia turístico de Santos: O que fazer, onde comer, passeios e onde ficar

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *