Saiba o que é Turismo de Experiência
Você já ouviu falar em Turismo de Experiência? Sabe que tipo de turismo é? Quais são suas características e qual a sua importância para o mercado turístico e sustentabilidade?
Se ainda não, nesse post vou te mostrar tudo sobre essa segmentação que vem crescendo cada vez mais, especialmente após a Pandemia.
O que é Turismo de Experiência?
Sabe aquele tipo de viagem em que o turista já compra um pacote pronto com tudo pré-estabelecido, sem muitas opções de liberdade para fazer aquilo que tem vontade, ou seja, o turismo de massa? O Turismo de Experiência é o oposto desse estilo de viagem.
Portanto, o segundo segmento está focado não somente na experiência coletiva de um grupo de viajantes, mas sim na vivência individual de cada turista.
Nesse caso, não significa que no Turismo de Experiência a pessoa não possa visitar os pontos turísticos mais conhecidos, mas sim que, além disso, é agregada uma forma de interação com o destino, a comunidade local e a gastronomia típica.
Dessa forma, o turista cria uma forma única de vivenciar um determinado destino, resultando em um vínculo pessoal e emocional com ele. Isto é, o viajante não é apenas um espectador daquela viagem, mas sim parte dela, promovendo a interação entre turista e destino.
Veja também: Viajar com pacote de viagem ou por conta própria? Qual a melhor opção?
Tipos de Turismo de Experiência
A saber, qualquer destino pode oferecer ao turista o Turismo de Experiência, por exemplo, você pode ir para a cidade de São Paulo e apenas visitar os museus da cidade, ou então, fazer um tour pelo Centro Histórico e conhecer toda a importância de cada museu inserido no destino. Na verdade, o importante é a forma como você viajante vai interagir com o destino, se inserindo na cultura local ou não.
Outro exemplo é ir até o nordeste brasileiro através de passeios ou pegar um carro e ir parando nos vilarejos para observar como as pessoas vivem nesses lugares, conversar ou até mesmo praticar artesanato junto com os moradores, ou ainda experimentar uma comida típica daquela região.
Apesar disso, existem sim empresas que já oferecem opções de Turismo de Experiência ou até mesmo destinos que já são conhecidos por esse tipo de segmentação.
É o caso da participação da colheita de azeitonas em Portugal ou o curso de gastronomia na França.
Vale observar que esse tipo de turismo tem muita relação com Turismo de base comunitária, slow travel, ecoturismo e turismo sustentável.
Veja também: Ecoturismo x Turismo de aventura: Qual a diferença?
Eu, particularmente gosto muito dessa segmentação, pois priorizo a liberdade de escolha nas minhas viagens, elaborando o meu próprio roteiro, além de buscar a conexão com o destino que viajo, e isso tem tudo a ver com o Turismo de Experiência.
Veja também: Como montar um roteiro de viagem: passo a passo
Turismo de massa x Turismo de experiência
Como mencionado anteriormente, esse tipo de turismo é o oposto do turismo de massa.
O primeiro é focado em pacotes baratos para destinos conhecidos e geralmente lotados por conta da alta temporada.
Além disso, é direcionado em viagens rápidas, com o intuito de apenas dizer que foi e por fim, viagens fechadas onde existem os arranjos comerciais entre as agências, restaurantes e lojas, fazendo com que o turista fique preso em um roteiro já estabelecido.
Outro fator muito forte do turismo de massa, são as consequências destrutivas do destino, já que muitas vezes a capacidade de carga não é respeitada, prejudicando o meio ambiente.
Do outro lado, o Turismo de Experiência é focado no respeito com o meio ambiente, bem com a comunidade local e por fim com o próprio turista, já que a viagem é pensada na experiência individual e personalizada do viajante.
Dessa forma, o turista de fato vive experiências enriquecedoras, únicas e profundas, voltando do destino com a bagagem cheia de histórias e por que não, aprendizados. Sem dúvida, uma oportunidade de autoconhecimento, desenvolvimento humano e transformação.
Veja também: Top 5 livros para viajar ao seu interior
Por fim, o turismo de experiencia só traz benefícios tanto para o destino em si e sua comunidade, como para o turista que volta muito melhor do que chegou.
Turismo de Experiência no Brasil
No Brasil os destinos mais conhecidos para essa prática é a floresta amazônica e o sul, na época da vindima, onde os viajantes participam de todo o processo da colheita e preparação das uvas.
Aliás, o Brasil que é rico em história e cultura é um ótimo destino para praticar Turismo de Experiência, pois como dito antes, embora existam roteiros prontos e destinos que são conhecidos por essa segmentação, qualquer lugar é propício a vivenciar experiências profundas e enriquecedoras, basta querer.
O Sesc é uma ótima oportunidade para começar nesse segmento de viagem, pois eles oferecem diversos roteiros focados na imersão cultural de destinos pelo Brasil. Outra oportunidade é pesquisar passeios na Civitatis que oferece tours que envolvem profissionais que contam a história daquele lugar.
Veja também: Como viajar com o Sesc: tudo o que você precisa saber
E você, já fez Turismo de Experiência?