fbpx
AlagoasNordesteRio Grande do Norte

São Miguel do Gostoso x São Miguel dos Milagres

Ambos levam o nome do mesmo padroeiro e compartilham semelhanças, sendo considerados destinos de extrema beleza natural, porém apresentam diferenças notáveis.. Saiba nesse artigo as principais peculiaridades de São Miguel do Gostoso x São Miguel dos Milagres e escolha a cidade que você vai conhecer primeiro.

São Miguel dos Milagres

Origem do nome

Há quem diga que o nome é derivado de sua beleza deslumbrante, que supera todas as expectativas com suas águas azuis e cristalinas. No entanto, a origem do nome ‘Milagres’ é atribuída a um pescador que, estando doente, encontrou em uma praia um pedaço de madeira coberto de algas. Ao levar o objeto para casa e limpá-lo, ele viu a imagem de São Miguel Arcanjo. Após este evento, ele se curou milagrosamente de uma ferida na perna.

A notícia do milagre não demorou para se espalhar pela região e a cidade que antes era conhecida como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo passou a se chamar São Miguel dos Milagres.

Praia de São Miguel dos Milagres
São Miguel dos Milagres

Onde fica Milagres?

São Miguel dos Milagres fica em Alagoas na famosa Rota Ecológica bem no meio de Maceió e Recife. Não muito longe da capital alagoana, a apenas 1h40 de carro, é opção de muitos turistas de bate e volta.

Todavia, vale mais que algumas horas, e se possível, vale a pena reservar ao menos uma noite na cidade ou região como Maragogi e Porto de Pedras, cidades que fazem parte da Rota Ecológica.

Vale ressaltar que o caminho de Maceió a São Miguel dos Milagres é cheio de belezas e por isso, é aconselhável ir de carro e parando nas praias da região.

Para isso, reserve seu veículo no site da Rentcars, onde é possível economizar e parcelar em até 12x no cartão.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres?

Outro ponto que faz diferença na hora de escolher um destino são os tipos de hospedagens que ele oferece. No caso de São Miguel dos Milagres, é possível desfrutar de momentos únicos em pousadas charmosas e consideradas de luxo. Assim sendo, é um destino muito procurado por casais.

Encontre sua hospedagem em São Miguel dos Milagres

Como são as praias?

Uma das principais diferenças entre São Miguel dos Milagres x São Miguel do Gostoso são as praias.

No caso de Milagres, o acesso se dá por estradas de terras e as praias ainda são bem desertas.

Possui areia fina e branquinha e mar com a cor tom azul esverdeado e cristalino quando a maré fica baixa. Geralmente o mar é muito calmo e a temperatura bastante agradável. Portanto, é ideal para quem gosta de aproveitar o mar sem preocupações com ondas e caldos.

Além disso, em São Miguel dos Milagres é possível curtir as piscinas naturais por um valor bem acessível, inclusive.

Alagoas: Como foi viajar para o “Caribe Brasileiro”

Qual a melhor piscina natural: Maragogi x São Miguel dos Milagres

São Miguel do Gostoso

Origem do nome

O nome ‘Gostoso’ surgiu com a fundação da cidade em 29/09, data em que se celebra o dia de São Miguel Arcanjo. A adição de ‘Gostoso’ ao nome deve-se a um morador conhecido por hospedar viajantes em sua casa e entreter seus convidados com histórias que provocavam boas risadas.

Devido à sua fama como um excelente contador de histórias, o apelido ‘Sr. Gostoso’, dado ao morador que fazia as pessoas rirem, foi adotado como nome da cidade.

Onde fica?

São Miguel do Gostoso fica na esquina do Brasil, onde o vento faz a curva no marco zero da famosa BR101 que liga o Norte com o sul do país. Fica a 40 minutos da capital potiguar e por isso, acaba sendo também uma opção de bate e volta saindo de Natal.

Onde ficar em São Miguel do Gostoso?

Assim como em Milagres, é também possível desfrutar de belas opções de hospedagens de luxo em Gostoso. Fiquei na Awara Pousada que é uma excelente opção para casais, além de ficar perto de todo o comércio da cidade.

Awara Pousada em São Miguel do Gostoso
Pousada Awara

Awara Pousada Boutique: hospedagem dos sonhos no RN

Como são as praias?

Diferentemente de Milagres, as praias de Gostoso tem faixa de areia extensa e grossa, além disso, venta muito se tornando impossível estender uma canga para tomar sol, por exemplo. Por conta disso, em Gostoso não tem cadeira de praia e barracas, mas somente beach clubs que ficam bem longe do mar.

Portanto, é raro encontrar pessoas curtindo o mar nessa região por conta da distância e também pela movimentação das ondas, já que venta bastante. Contudo, se você adora praticar atividades náuticas, saiba que Gostoso é o destino certo. São inúmeros praticantes de Windsurf e Kitesurf que usufruem dos ventos das praias da cidade.

Top 5 praias no Brasil para praticar kitesurf

Outra grande diferença de Milagres, é que o tom da água de Gotoso não chega a ser azul, mas sim esverdeado e turvo.

Mas as paisagens são deslumbrantes também, destaque para a praia de Tourinhos que foge um pouco da característica de mar mais agitado. Lá é possível desfrutar de mais tranquilidade, além de oferecer um dos pores do sol mais incríveis do Brasil.

Top 7 lugares no Brasil para ver um pôr do sol inesquecível: Os mais lindos que já vi

Conclusão entre as diferenças e semelhanças de São Miguel do Gostoso x São Miguel dos Milagres

Por fim, vimos que as cidades que recebem o mesmo nome do Padroeiro São Miguel e ficam em locais paradisíacos do nordeste possuem sim suas semelhanças.

Entre elas, a proximidade com as capitais, podendo ser uma opção de passeio de bate e volta. Por outro lado, são duas regiões perfeitas para um roteiro de carro pelo litoral do Rio Grande do Norte ou da Costa dos Corais em Alagoas.

Ambos os Miguéis tem incomum também, suas praias intocadas, localizadas em vilas de pescadores, se tornando um destino para quem gosta de tranquilidade e sossego.

Por conta disso, e por as duas cidades oferecem opções de hospedagens charmosas e românticas, são destinos muito procurados por casais.

Além disso, são destinos que oferecem os melhores réveillons do país. Sendo Milagres pioneira nesse quesito e Gostoso vindo depois reunindo celebridades em quatro noites de festas.

Quanto às diferenças, elas se manifestam principalmente nas praias: uma apresenta um ambiente mais tranquilo com uma paisagem que lembra o Caribe, enquanto a outra é mais movimentada, com ondas mais fortes, sendo muito procurada por praticantes de esportes náuticos devido aos ventos fortes

Assim sendo, essa deve ser sua análise, se você não gosta de entrar muito no mar e não liga para piscinas naturais, Gostoso pode ser uma boa opção por oferecer Beach Clubs bem estruturados. Agora se não abre mão de tranquilidade e curtir o mar, Milagres pode ser a melhor opção. E claro, se puder, conheça os dois lugares que são incríveis nas suas semelhanças e diferenças.

E me conta se você já conhece esses dois paraísos e qual você mais gostou?

Continue viajando pelo nordeste:

O que fazer em Natal: A capital do sol

Piscinas naturais de Maracajaú ou Rio do Fogo: Qual escolher?

O que fazer em São Miguel do Gostoso: um paraíso no RN

Roteiro pela Costa dos Corais: saiba quanto custa e dicas imperdíveis!

O que fazer em Maceió: 15 dicas imperdíveis!

Entre para o grupo VIP Bagagem Despachada: descontos exclusivos em passagens, locações, seguro viagem e mais vantagens! 🌟✈️

Economize nas suas viagens:

Seguro viagem com desconto: Use o cupom BDESPACHADA5 e ganhe 5% de desconto.
Compre suas passagens com 40% de desconto!
Evite filas comprando seus passeios antecipadamente com a Get Your Guide!
Pesquise o melhor veículo custo benefício para a sua viagem com a Rentcars e ainda divida em até 12x.
Veja diversas opções de passeios pelo Brasil!
Compre seus produtos de viagem com a Amazon!

Reserve seu passeio para o nordeste com a Luck Receptivo!
Reserve sua hospedagem com a Booking!


Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *