fbpx
HospedagemPlaneje sua viagem

Tipos de hospedagem: Como escolher o melhor?

tipos de hospedagens
Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay

A escolha do tipo de hospedagem para a sua viagem é ponto importantíssimo para ter uma experiência boa. E atualmente contamos com vários deles e por isso, as vezes, por não saber exatamente a diferença de cada um, essa tarefa pode ser cansativa e errônea. Por isso, nesse artigo, vamos saber quais são os tipos de hospedagem mais conhecidos no Brasil e como escolher o melhor para a sua viagem.

A saber, meios de hospedagem são estabelecimentos comerciais que tem como propósito, oferecer estadia para os viajantes. Essa atividade é feita desde os primeiros Jogos Olímpicos na Grécia, onde foi construído uma grande hospedaria para receber os visitantes.

A atividade como sabemos, se estendeu até os dias atuais. Contudo, hoje em dia são diversos tipos de hospedagem possíveis para ficar e além disso, também possuem a classificação de estrelas, sendo de 1 a 5.

Tipos de hospedagem:

Hotel

Os hotéis possuem quartos mobiliados com pelo menos o básico para uma estadia confortável. Além disso, quem se hospeda em hotel, tem a oportunidade de desfrutar de serviços como lavanderia, mensageiro, café da manhã, internet, recepção, serviço de quarto, banheiro privado, estacionamento e etc. No entanto, isso vai depender da classificação de cada hotel.

A saber, os hotéis possuem a classificação de estrelas, onde a número 1 é destinada para hospedagens mais simples, e 5 para hotéis mais sofisticados.

Portanto, é essencial antes de fechar qualquer reserva em hotel, consultar exatamente o que está ou não incluso na sua diária. Além disso, o valor da diária pode variar de acordo com a época do ano e a categoria da hospedagem.

Para quem: O hotel é indicado para qualquer viajante que busca conforto, tranquilidade, segurança e privacidade. Além disso, há hotéis que ficam em locais vantajosos como em regiões centrais, facilitando a vida do turista.

Booking.com

Diferentes tipos de hotéis

Ainda dentro de hotéis existem algumas categorias que diferenciam o estilo de hospedagem.

Hotel – Spa

O Hotel – Spa é indicado para quem procura relaxar, pois oferece áreas para descansar. Entre os espaços, é possível desfrutar de centros de bem-estar, salas de massagem, academias e etc.

Ademais, em todos os cômodos e instalações, o clima será zen, a fim de criar uma atmosfera relaxante e calma.

Hotel Boutique

Se você gosta de luxo, o Hotel Boutique é a escolha certa. Isso porque, por ser uma hospedagem de luxo, o hóspede desfrutará de serviços de alto nível como a presença de mordomos, por exemplo.

Veja como foi ficar em um Hotel Boutique em Alagoas.

Hotel corporativo

Geralmente, os hóspedes buscam esse tipo de hotel para pernoitar apenas. Apesar disso, contam com serviços de quarto, café da manhã e tudo o que esse tipo de hospedagem oferece.

Além disso, são hotéis que oferecem salas gigantes a fim de receber convenções, reuniões de negócios e eventos.

A saber, esses hotéis ficam perto de centros comerciais e econômicos da cidade.

Hotel Fazenda

Já os hotéis fazenda tem como principal diferença a sua localização. Esse tipo de hospedagem fica em ambientes rurais com o intuito de aliar atividades ao ar livre.

Para quem gosta de natureza e conforto, unido com ecoturismo, o Hotel Fazenda é uma excelente opção.

Normalmente, além de ficarem instalados em áreas rurais, possuem um ar rústico, resultando em uma experiência única ao turista, em meio à natureza campestre.

Hotel Histórico

A diferença do Hotel Histórico dos demais citados anteriormente é o fato de estar instalado em uma construção histórica.

Assim sendo, é palco de fatos históricos e culturais importantes.

Pousada

A pousada, diferentemente do hotel, possui um ar mais familiar e intimista. Além disso, são instaladas em locais horizontais, com no máximo três andares, proporcionando um clima charmoso.

tipos de hospedagens
Imagem de David Mark por Pixabay

Assim como nos hotéis, as pousadas oferecem quartos individuais, serviços de quarto, recepção, café da manhã e etc. Todavia, diferente dos hotéis, em pousadas além de quartos, é possível se hospedar em chalés ou bangalôs.

Outro fator interessante das pousadas é que a maioria tem piscina e fica localizada em aéreas verdes, resultando em um ambiente aconchegante e tranquilo.

O valor da diária depende da categoria de quarto que varia de 1 a 5 estrelas, além do que estará incluso.

Para quem: A pousada é ideal para quem busca conforto, qualidade, paz e romantismo.

Reserve sua pousada em vários lugares do mundo.

Resort

Os resorts são praticamente minis cidades. Isso porque, além de possuírem todos os serviços que um hotel oferece, também dispõe de infraestrutura completa voltada para o lazer e entretenimento.

tipos de hospedagens
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay

Para se ter uma noção, em um resort é possível encontrar, salões de beleza, espaços para recreação e para atividades ao ar livre, restaurantes e etc. Aliás, se o hóspede quiser passar as férias inteiras dentro do resort, é extremamente possível.

Reserve seu resort em vários lugares do mundo.

Assim como nos meios de hospedagem citados acima, o resort também possui a categoria de estrelas. Além disso, o hóspede pode optar pelo all inclusive, onde o mesmo não pagará nada do que beber, comer ou até mesmo, usufruir de instalações como spas, pois estará tudo incluso no valor da diária.

Para quem: Sem dúvida, essa é uma excelente opção para quem viaja em família e pretende apenas relaxar e desfrutar de toda mordomia e relaxamento que esse tipo de hospedagem oferece.

Veja como foi passar alguns dias em um dos melhores resorts em Porto de Galinhas.

Cama e café

Esse tipo de hospedagem, também conhecido como Bed and Breakfast e aqui no Brasil como Airbnb, é um estabelecimento residencial, onde o proprietário oferece o quarto de estadia para o hóspede.

Essa hospedagem compartilhada vem crescendo ultimamente e é uma das formas mais econômicas de hospedagem. Além disso, dependendo do local, pode ser bastante confortável e aconchegante.

Reserve sua hospedagem

Todavia, existe a possibilidade de a casa onde ficará, estar vazia para o turista, mas também pode ser que o proprietário esteja no local dividindo as instalações com o visitante.

Para quem: Esse, sem dúvida é um dos tipos de hospedagem para quem gosta de economizar e está disposto a ter uma experiência de morador.

Veja como foi minha experiência com Airbnb

Flat

O Flat, nada mais é que um apartamento pequeno. Possui dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada.

Apesar de ser semelhante a um apartamento comum, esse tipo de hospedagem não deixa de oferecer serviços como recepção e serviços de quarto.

Para quem: é perfeito para quem gosta de conforto e viaja em grupos a partir de 3 pessoas.

Hostel

O hostel é um dos tipos de hospedagem mais distintos. Isso porque, muitas acomodações são compartilhadas. Além disso, os espaços são dedicados ao convívio entre os turistas ali hospedados.

tipos de hospedagens
Imagem de JayMantri por Pixabay

Portanto, se você gosta de privacidade e não abre mão de conforto, essa não é uma boa opção para você.

Para quem: Certamente, é ideal para quem busca economizar e se aventurar cozinhando sua própria comida e conhecendo pessoas de vários lugares do mundo.

Enfim, esses são alguns tipos de hospedagem mais conhecidos no Brasil. Como dito acima, existe hospedagem para vários tipos de viajantes, e para escolher a que melhor se encaixa para você é necessário fazer uma auto análise, e verificar qual tipo de viagem você vai realizar.

Afinal, você vai viajar sozinho, em família ou a dois? Preza por aventuras e conhecer pessoas novas ou não abre mão de conforto? Pretende relaxar na beira de uma piscina ou desbravar a cidade?

Respondendo essas questões, ficará mais fácil de planejar a sua viagem e fechar o seu tipo de hospedagem ideal.

E você, qual o seu meio de hospedagem favorito?

Para planejar a sua viagem veja também: Top 10 aplicativos para viajantes! e 10 dicas de como planejar sua viagem

Ao utilizar os links do blog para montar a sua viagem, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog e sempre trazer conteúdos cada vez melhores! Desde já, muito obrigada e boa viagem!

Andressa

Formada em Turismo sempre fui apaixonada por conhecer destinos novos e culturas diferentes. Lembrando que assim como todo destino é único, as pessoas também são! Por isso, neste espaço, tenho o intuito de contribuir com sua viagem através das minhas experiências, porém com a total consciência que não existe verdade absoluta! Me chamo Andressa e te convido à despachar a mala comigo!

11 thoughts on “Tipos de hospedagem: Como escolher o melhor?

  • Pingback: Como foi me hospedar em um hostel - Bagagem Despachada - Blog de viagens

  • Cintia Grininger

    Ótima explicação sobre os diferentes tipos de hospedagem, pois esse é um ponto muito importante no planejamento de qualquer viagem. Só não sei se concordo que B&B é o mesmo que Airbnb, já que o Airbnb é mais parecido com um aluguel por temporada.

    Resposta
  • Existem vários tipos de hospedagem mesmo né.. bom que atende todo tipo de público. Já usei algumas da lista.

    Resposta
  • Muito interessante o seu post sobre os tipos de hospedagem. Eu diria, conhece-te a ti próprio e saberás que hospedagem é a ideal para ti. Eu adoraria viajar só com hotéis boutique mas, enfim, a minha carteira não acompanha a minha personalidade 🙂

    Resposta
    • Pois é Ruthia, quanto mais a gente experimenta as opções, mais conseguimos optar pela hospedagem que nos atende melhor! Abraços!

      Resposta
  • Excelente explicação sobre os tipos de hospedagens aqui no Brasil Eu adoro um hotel boutique ou histórico. Mas, claro, cada viagem pede o seu tipo de hospedagem mais adequada.

    Resposta
  • Menina, opção que não acaba mais! Eu sou doida pra me hospedar num resort. Quem sabe um dia né? E eu amo B&B, já fiquei em uns lindos por preços ótimos!

    Resposta
    • Klecia, eu também quero ter a oportunidade de me hospedar em um resort! Quem sabe um dia!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *